Com AMLO, Fernández diz que promoverá políticas progressistas

México é primeiro destino internacional do presidente recém-eleito na Argentina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidade do México | AFP e Reuters

O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, afirmou nesta segunda-feira (4), durante encontro com o líder mexicano, Andrés Manuel López Obrador, que ambos os mandatários concordam em impulsionar políticas progressistas na América Latina que beneficiem as classes mais pobres.

O esquerdista Fernández está em sua primeira viagem internacional desde que foi eleito, em 27 de outubro. A escolha pelo México sinaliza os rumos de sua política externa, já que o presidente mexicano, conhecido como AMLO, é um dos mais importantes expoentes da esquerda no continente. 

Alberto Fernández e André Manuel López Obrador, conhecido como AMLO, conversam no Palácio Nacional na Cidade do México
Alberto Fernández e André Manuel López Obrador, conhecido como AMLO, conversam no Palácio Nacional na Cidade do México - Escritório de Imprensa de André Manuel López Obrador/Reuters

AMLO "tem sido categórico em seu apoio a nós, não apenas incentivando laços comerciais, como pleiteando internacionalmente ajuda para a Argentina", disse o presidente eleito.

Ele também afirmou que a vitória do mexicano, em julho de 2018, foi uma "grande lufada de ar fresco" e um sinal de um "ciclo de revisão" das políticas neoliberais que foram aplicadas na região.

Na manhã desta segunda, AMLO prometeu ajudar a Argentina a superar a grave crise econômica que o país enfrenta. 

"Nós, dentro de nossas possibilidades, vamos procurar ajudar na aquisição de bens produzidos na Argentina para que o povo, com seu novo governo, possa enfrentar a crise econômica e ter crescimento e bem-estar", disse. 

Fernández também comentou os desafios que terá durante seu governo —entre os quais, o alto endividamento. Maurício Macri, que deixará a Presidência em dezembro, assumiu uma dívida de US$ 57 bilhões junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para contornar a crise.

"Foi impactante a velocidade do endividamento e as características do endividamento, porque é um endividamento muito grande que deve ser cumprido em um prazo muito curto, e é isso que precisamos tentar resolver", disse Fernández a jornalistas na Cidade do México, após se reunir com o presidente mexicano.

"Não é que não queremos pagar [a dívida]", acrescentou Fernández.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.