Opositor russo em coma chega à Alemanha em quadro estável

Familiares de Navalni dizem que ele foi envenenado na Rússia por algo misturado a seu chá

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim | AFP

O líder da oposição russa, Alexei Navalni, em coma após familiares e aliados denunciarem que ele foi envenenado devido à sua atuação política contra o governo, foi internado neste sábado (22) em um hospital em Berlim, “em quadro estável”, depois de ser transferido de um centro médico na Rússia.

A ambulância que o transportou foi escoltada pela polícia desde o aeroporto da capital alemã até o hospital da Charité, um dos mais prestigiados da Europa.

Paramédicos colocam maca dentro de ambulância para transportar o líder da oposição russa, Alexei Navalni, para hospital em Berlim
Paramédicos colocam maca dentro de ambulância para transportar o líder da oposição russa, Alexei Navalni, para hospital em Berlim - Christian Mang/Reuters

“O quadro de Alexei Navalni é estável”, disse à agência de notícias AFP Jaka Bizilj, chefe da ONG alemã Cinema for Peace, que fretou o avião para sua transferência a Berlim.

A direção do hospital comunicou a veículos de imprensa que os médicos realizarão um “diagnóstico médico global” e só se pronunciarão depois desse exame detalhado.

Navalny, 44, em estado grave, encontra-se em coma e conectado a um respirador. Os familiares do advogado afirmam que ele foi vítima de um “envenenamento intencional” na quinta-feira (20), com “algo misturado a seu chá” enquanto estava no aeroporto da cidade de Tomsk.

O ativista anticorrupção se sentiu muito mal a bordo de um avião que o transportava a Moscou e teve que fazer um pouso de emergência na Sibéria, onde foi hospitalizado.

No entanto, os médicos russos afirmaram que não detectaram “nenhum veneno” nem no sangue nem na urina de Navalni e disseram que a hipótese mais provável era a de um “desequilíbrio glicêmico” provocado por um baixo nível de açúcar no sangue.

Vestígios de uma substância química industrial, entretanto, foram encontrados nas roupas e nos dedos do opositor.

A porta-voz de Navalni, por sua vez, atribuiu a oposição inicial dos médicos para transportá-lo à Alemanha ao desejo de “ganhar tempo e esperar que o veneno já não possa ser detectável em seu organismo”.

O avião privado que transportou Navalny permaneceu parado por mais de uma hora na pista até que os médicos preparassem o paciente para levá-lo ao hospital de Berlim.

A aeronave estava prevista para pousar no aeroporto de Schönefeld, no sudeste da cidade, mas acabou indo para outro aeroporto da capital e aterrissou na zona militar de Tegel, onde inúmeras ambulâncias o aguardavam, segundo o jornal alemão Bild.

“Obrigado a todos pela perseverança. Sem seu apoio, não teríamos conseguido levá-lo!”, postou em sua conta no Instagram a esposa do opositor, Iulia Navalnaia, que o acompanhou no voo, publicando uma foto da maca de seu marido dentro do avião.

O hospital russo em que o opositor estava internado desde quinta-feira autorizou no dia seguinte a transferência de Navalni para a Alemanha, afirmando que seu estado era estável. Antes, haviam rejeitado a ideia de levar o paciente para o país europeu.

A esposa do líder opositor também pediu em uma carta ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, que autorizasse a transferência, e a família apelou ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

No hospital da Charité de Berlim, outro opositor russo, Piotr Verzilov, também já foi atendido, transportado para o local pela mesma ONG. Já recuperado, ele também denunciou ter sido envenenado.

Diversos países ocidentais e organizações internacionais manifestaram preocupação e exigiram o esclarecimento das circunstâncias do ocorrido com Navalni.

O ativista, cujas publicações sobre a corrupção das elites russas são muito visualizadas nas redes sociais, já foi vítima de ataques físicos. Em 2018, durante um protesto, foi atingido com uma substância tóxica verde que o deixou parcialmente cego de um olho por um tempo.

“O FBK [Fundo da Luta contra a Corrupção] continua seu trabalho”, afirmou no Twitter Ivan Jdanov, diretor da organização fundada por Navalni.

Vários adversários de autoridades russas foram envenenados nos últimos anos, na Rússia ou no exterior, como o ex-agente duplo Sergei Skripai, encontrado caído em um banco numa praça no Reino Unido em 2018 junto com a filha. As autoridades russas sempre negaram qualquer responsabilidade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.