Comitê do Congresso dos EUA aprova divulgar declaração de renda de Trump

Decisão se soma a série de derrotas impostas ao ex-presidente e lança luz sobre finanças obscuras do ex-presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um comitê do Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (20) a decisão de divulgar declarações de imposto de renda do ex-presidente Donald Trump.

A medida foi aprovada por 24 votos a favor a 16 contrários no Comitê de Meios e Recursos da Câmara dos Representantes, controlado pelo Partido Democrata. Ainda não está claro quando os documentos estarão disponíveis para o público.

O ex-presidente dos EUA Donald Trump - Chandan Khanna - 26.fev.22/AFP

Diferentemente de antecessores no cargo, Trump sempre se negou a disponibilizar seus documentos fiscais, alegando se tratar de informações privadas. Até a publicação deste texto, o republicano não havia se pronunciado sobre a decisão.

Os democratas alegam que as informações ora sigilosas são necessárias como parte de um programa da receita americana para auditar as declarações de renda de presidentes do país.

O presidente do comitê, Richar E. Neal, democrata de Massachusetts, negou que a decisão tenha caráter revanchista. "Não se trata de ser malicioso", afirmou.

Republicanos que integram o comitê disseram que a divulgação dos dados representa uma "arma política perigosa". "Lamentavelmente, o que está feito está feito", disse Kevin Brady, republicano do Texas.

A divulgação das declarações de renda de Trump pode jogar luz nas finanças obscuras do ex-presidente. Levantamento do jornal The New York Times indica que o republicano deixou de pagar impostos federais em 11 dos 18 anos analisados.

A decisão desta terça se soma a uma série de derrotas recentes de Trump.

Na segunda-feira (19), outro comitê da Câmara havia recomendado o indiciamento do ex-presidente por conspiração e incitação à insurreição devido ao seu envolvimento na invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

No início de dezembro, um tribunal de Nova York considerou as Organizações Trump culpadas de promover um esquema criminoso de fraudes fiscais e falsificação de registros.

Em novembro, candidatos apoiados pelo ex-presidente foram derrotados nas midterms, as eleições legislativas de meio de mandato. Na ocasião, o Partido Republicano conquistou a maioria dos assentos na Câmara, enquanto o Partido Democrata ampliou sua maioria no Senado.

Recentemente, Trump lançou sua candidatura à Presidência nas eleições de 2024. Ele segue mantendo grande influência no Partido Republicano e, segundo pesquisas de opinião, é o favorito para vencer as prévias da legenda.

Com The New York Times

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.