Descrição de chapéu
O Melhor de São Paulo > 2024 > Restaurantes Bares e Cozinha

Paulistanos preferem ir a bares e restaurantes perto de casa

Segundo Datafolha, costume de frequentar endereços próximos é maior entre os moradores da zona norte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Luciana Chong

Diretora-geral do Datafolha

São Paulo

A pesquisa Datafolha divulgada neste especial revela os melhores bares e restaurantes de São Paulo e mostra também que a maioria dos moradores da cidade com renda de cinco ou mais salários mínimos costuma ir com mais frequência a estabelecimentos localizados na própria região.

Parte externa de um bar
Parte externa do Bar Pirajá, na Vila Madalena - Gabriel Cabral/Folhapress

Cerca de 83% têm o costume de ir a bares perto de casa, e 92% dizem frequentar restaurantes próximos de onde vivem. Apesar de a maioria afirmar que também vai a estabelecimentos em outras regiões, a preferência é pelos que estão nos arredores.

Entre aqueles que têm o costume de ir a bares perto de casa, 67% têm esse hábito pelo menos uma vez na semana, taxa que cai para 38% entre os que se deslocam para outras regiões. O mesmo acontece com os restaurantes: a frequência semanal é maior entre aqueles que vão a locais próximos —79% contra 41% dos paulistanos que vão a casas em outras partes da cidade.

A preferência por endereços da mesma região fica acima da média entre os moradores da zona norte (77%) —não à toa, o Bar do Luiz Fernandes é um dos vencedores na categoria de melhor bar. Entre os tipos de restaurante, os preferidos são as pizzarias (87%), hamburguerias e casas de comida brasileira (ambos com 80%). Endereços de inspiração italiana (74%) e japonesa (73%) completam o top 5 dos paulistanos.

A pesquisa mostra ainda que, entre 2012 e 2024, a parcela de entrevistados que costumam ir a restaurantes árabes passou de 47% para 60%. O crescimento reflete no conhecimento sobre essas casas. Em 2012, 11 restaurantes tinham ao menos 1% de citação e 17% não sabiam responder qual era o melhor. Agora, são 19 casas com até 11% e o índice de desconhecimento não passa de 11%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.