Para leitor, na pandemia, Bolsonaro passou de mito a mico

Desrespeito do presidente a orientações da saúde, falta de testes e entrevista de Ignácio de Loyola Brandão são temas de comentários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​​Bolsonaro emparedado
O mito virou mico (“Crise expõe Bolsonaro dependente de militares e emparedado por Mandetta”, Poder, 12/4).
Vladimir Polizio Junior (Jundiaí, SP)

O presidente Jair Bolsonaro mexe em máscara durante entrevista para falar sobre o coronavirus, em março
O presidente Jair Bolsonaro mexe em máscara durante entrevista para falar sobre o coronavirus, em março - Pedro Ladeira 18.mar.20/Folhapress

Isso tudo só mostra a falta de líderes em todos os sentidos.
Lorena Menetrier (Curitiba, PR)

Preocupa a atitude negacionista. Se a pandemia se agrava, agrava o destempero. Ficaremos numa nau, já furada, encalhada à beira do abismo.
Sergio Garcia (Coxim, MS)

Brasil das tutelas: presidente perdido, tutelado por generais, ministro da Saúde inapto por corporativismo médico, economia por mercado, opiniões por ódio, imprensa por narrativas de meias verdades, brasileiros pelo vírus.
Armando Moura (São Paulo, SP)

O presidente Jair Bolsonaro, durante reunião com ministros, em agosto de 2019
O presidente Jair Bolsonaro, durante reunião com ministros, em agosto de 2019 - Marcos Corrêa/PR

Nunca fui com a cara do Arthur Virgílio. Mas nessa estou com ele (“Bolsonaro desmobiliza combate ao novo coronavírus, diz prefeito de Manaus”, Poder, 11/4). O presidente tem provocado o PSDB, e, se ele se une ao DEM, derruba o governo. Vide em SP, em 25 anos, nada pega neles, seja qual for a denúncia.
Jane Tadeu da Silva (São Paulo, SP)

Bolsonaro e Mandetta precisam explicar por que não seguiram ações da Coreia do Sul, que rastreou, isolou os assintomáticos, trouxe a contaminação a níveis residuais em três semanas e hoje vive em relativa normalidade. Teve até agora 214 mortes. E fez 400 mil testes. Sim, era possível escapar à epidemia, faltaram competência e responsabilidade.
Ricardo Knudsen (São Paulo, SP)

STF e Congresso fechados contra Bolsonaro, ministério dividido, a imensa maioria de prefeitos e governadores em franca oposição. Perde até apoio de bolsonaristas históricos. A não ser para meia dúzia de terraplanistas, Bolsonaro acabou.
Paulo Renato Nunes de Oliveira (Rio de Janeiro, RJ)

O presidente e o vírus
Todo dia é a mesma baixaria do esquizofrênico candidato dois anos antes da eleição (“Bolsonaro provoca nova aglomeração e recebe críticas de Mandetta e Caiado”, Poder, 11/4). A ânsia em aparecer é tanta que não importa quantas vidas leve à morte, contando que se satisfaça em contrariar todos e aparecer. E tem apoiadores que morrerão porque os hospitais estarão lotados.
Leonilda Pereira Simões (São Paulo, SP)

O presidente Jair Bolsonaro limpa o nariz e depois cumprimenta apoiadores em Brasília.
O presidente Jair Bolsonaro limpa o nariz e depois cumprimenta apoiadores em Brasília. - Reprodução/TV Globo

Médicos e cientistas criticam Bolsonaro por ele sair de casa e circular entre as pessoas, fazendo pouco caso do distanciamento social. Mas será que o presidente, como capitão que é, não entende mais de Covid-19 do que esse pessoal da saúde?
Euclides Rossignoli (Ourinhos, SP)

Sociedade e instituições deveriam solicitar a saída/renúncia de Bolsonaro, senão será tarde demais. As atitudes dele não condizem com a de um republicano democrata.
Maria Helena Beauchamp (São Paulo, SP)

Onyx e Terra
Lamentável nosso país estar nas mãos dessa gente tão desclassificada, que brinca com saúde da população em nome de ambições rasteiras (“Diálogo mostra Osmar Terra oferecendo ajuda a Onyx para trocar Mandetta”, Poder, 9/4).
Luiz Carlos Ferreira Gomes (Fortaleza, CE)

Mortes pela Covid-19
Fiquei bem triste ao ler as histórias de quem morreu pelo vírus (“Aqueles que perdemos”, Saúde, 12/4). São tantas almas boas que se dedicavam a educação, caridade, artes, ciências. E alguns seguem impunes, além de obviamente imunes, contaminando outros por prazer.
José Roberto Pereira (Curitiba, PR)

Déficit de testes
Alguém acha que os números batem com a realidade? Não tem surpresa (“Cidade de São Paulo diz ter fila de 670 exames de coronavírus de pessoas que já morreram”, Painel, 11/4)! A situação é bem pior e não é privilégio nosso subnotificações. O mundo tem esse problema. A diferença é: alguns o fazem por conveniência, e outros, por incompetência.
Leandro Duca (Jandira, SP)

Cloroquina
Como cloroquina é medicamento ainda não testado para combater a Covid-19, existindo divergência até entre médicos, creio que o Poder Judiciário não devia se intrometer. A decisão de usar ou não deveria ficar entre médico e paciente! Afinal, juiz não entende de medicina!
Renato Maia (Prados, MG)

Isolamento social
Mais uma mentira. A questão é simples (“Governo ameaça de novo tomar medidas contra estados”, Poder, 12/4). Doria ameaçou prender os trabalhadores. Bolsonaro acionou a AGU para colocar as coisas no lugar. Bolsonaro acerta mais uma! O Brasil agora tem um presidente!
Luis Figueira (Londrina, PR)

Quem fala de autoritarismo? Quem é que ameaça a democracia? Deixe os governadores trabalharem!
Jackeline Leite Osorio (Recife, PE)

O decreto está aí. O governador tem feito tudo para que as pessoas se conscientizem e fiquem em casa. Wilson Witzel tem enfrentando grande batalha entre seus pedidos e a irresponsabilidade da população.
Ana Pinho Corrêa (Rio de Janeiro, RJ)

Céu azul
Parece uma onda gigante (“Himalaia reaparece na Índia”, 10/4).
Marcos A T Garcia (Curitiba, PR)

Himalaia visto a partir de cidade do norte da Índia
Himalaia visto a partir de cidade do norte da Índia - Reprodução

Entrevista
Ótima ideia entrevistar o nosso estimado e mundialmente conhecido escritor de Araraquara Ignácio de Loyola Brandão (“A desobediência civil já deu início à reação contra o presidente”, Poder, 11/4). Impressionantes as coincidências da ficção com a realidade. Não fosse Bolsonaro iletrado, até suspeitaria que ele ou seus “Comunicadores Aconselhantes” estivessem usando na política as ideias da ficção de Brandão.
Rubens J. Villela (São Paulo, SP)

O escritor Ignácio de Loyola Brandão, na Academia Paulista de Letras
O escritor Ignácio de Loyola Brandão, na Academia Paulista de Letras - Greg Salibian/Folhapress

Poucas vezes vi uma entrevista tão genial e lúcida como a de Ignácio de Loyola Brandão. Este velho
maestro ficou emocionado.
João Carlos Martins (São Paulo, SP)

Mundo virtual
A Google deve estar morrendo de dor de cotovelo pelo Zoom ser o preferido das pessoas na crise (“Google proíbe software Zoom em laptops de funcionários”, Mercado, 9/4).
João A. Telles, professor da Unesp (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.