Leitores comentam artigo de Mario Frias na Folha

Queimadas continuam recebendo manifestações de leitores

Cultura
Parabéns ao secretário Mario Frias pelo artigo "Cem dias de cultura para todos" (Tendências / Debates, 21/9). Foram cem dias sem privilégios e sem patrulhamentos, diferente de uma época de aparelhamento do Estado. A grita vem de setores acostumados ao dinheiro público fácil e para poucos. Basta. Queremos um Estado moderno e competitivo.
João Braga (Marília, SP)

Mario Frias e Jair Bolsonaro - Instagram/mariofriasoficial


Que piada. O financiamento que a Lei Rouanet prevê é de isenção fiscal, ou seja, privado. Praticamente nunca houve financiamento público no país, porque não há legislação que o preveja. E o auxílio da Lei Aldir Blanc vem do próprio Fundo da Cultura. Ou não sabe nada da pasta ou é mau-caratismo.
Cristiane Oshima (São Paulo, SP)

*

Ora, ora... bolsonarista usando a Folha de S.Paulo para se expressar? Não é a Folha o demônio para esse governo? Uma hipocrisia mesmo este governo.
Gerson Freire do Nascimento (Guarujá, SP)


Ambiente e queimadas
"Ao STF, Heleno diz que governos e personalidades estrangeiras mentem sobre Amazônia para derrubar Bolsonaro" (Ambiente, 21/9). Esses generais do governo Bolsonaro mentem com a maior cara de pau para defender o indefensável. De propósito ou não, mostram, mais uma vez, a real estatura moral das Forças Armadas brasileiras —baixa, muito baixa. Se alguém acreditou que elas haviam melhorado, já não acredita mais.
Luiz Otavio Teixeira Mendes (Rio de Janeiro, RJ)

Todos nós temos a obrigação de proteger a floresta amazônica para não repetirmos com ela a destruição feita, a troco de nada, na mata atlântica.
Osmar Carneiro (Recife, PE)

O mundo todo marcha com o passo errado. Só o general Heleno marcha com o passo certo. O Brasil merece governantes mais capazes, lúcidos, iluminados pela ciência e responsáveis pelo patrimônio ambiental e cultural a ser deixado às gerações futuras.
Fernando Hintz Greca (Curitiba, PR)

*

Que falta de visão do governo, que poderia estar arrecadando milhões com os parques ("Devastado pelo fogo, parque das onças em MT tem orçamento de R$ 45 mil e apenas um funcionário", Ambiente, 20/9). O negócio é privatizar, pois a iniciativa privada cuidaria muito melhor dessas áreas.
Gabriel Saraiva (Curitiba, PR)


Trainee para negros
Meu sonho é trabalhar no Magazine Luiza. As atitudes e postura da senhora Luiza Trajano são uma inspiração, um exemplo a ser seguido. Parabéns pela iniciativa e sucesso ao projeto ("Não vamos desistir, diz Luiza Trajano após ataques a trainee para negros na Magalu", Mercado, 21/9).
Lígia de Almeida Silva (Santos, SP)

*

Quem critica o programa é porque não conhece o instituto das ações afirmativas.
Luiz Neto (Varginha, MG)


Censura
Puritanismo anda junto com perversão ("Governo pede censura de 'Lindinhas' e apuração de pornografia infantil por Netflix", Ilustrada, 21/9).
Paula Cunha Canto de Miranda (Brasília, DF)

*

Tive a oportunidade de assistir parte de um capítulo e, sem falso puritanismo, achei as cenas das crianças rebolando um pouco ousadas demais. Como pai e avô, acho que as crianças devem ser mais bem conduzidas.
Rinaldo Bastos Vieira Filho (Belo Horizonte, MG)

*

A Netflix agradece pela extensa divulgação do filme, que agora virará manchete em todos os grandes jornais e revistas, além de assunto nas mais diversas rodas conservadoras e religiosas. O engraçado é que o governo não aprendeu nada com o desfecho das críticas ao Porta dos Fundos e repete a mesma estratégia falida. A intenção é continuar "bem na fita" com os conservadores e conseguir a reeleição?
Leandro Piva (Foz do Iguaçu, PR)

*

Não assisti ao filme e não vou fazê-lo, mas mostrar cenas eróticas para denunciar a erotização é pretender que todo espectador compre o abstrato e despreze o concreto.
José Tadeu Barros (Poços de Caldas, MG)


Damares
"Ministra Damares Alves agiu para impedir aborto em criança de 10 anos" (Cotidiano, 21/9). Já passou da hora de as pessoas de bom senso tomarem posição. O Estado é laico. Não dá para aceitar essa imposição religiosa. Falsos moralistas. Atente-se eleitor, antes que seja tarde.
Luiz Cleydson Segantini (Itajaí, SC)

*

Mais um grave crime deste desgoverno, que com certeza, como tantos outros, não vai dar em nada.
Silvana Gondim Uchoa Araújo (Teresina, PI)

*

Esse assunto tem que ser investigado. Não pode ser esquecido. Este governo discursa contra ideologia, mas é o mais ideológico de todos.
Marcelo Guimarães (Belo Horizonte, MG)


Ditaduras
A velhinha de Taubaté deve estar feliz por saber que o secretário de Estado dos EUA, às vésperas da eleição em seu país, está preocupado com a ditadura venezuelana ("A menos de 50 dias da eleição, secretário dos EUA visita Brasil para atrair voto latino", 19/9). Teve o apoio do ministro Araújo, também um campeão na defesa da democracia... Só não houve jamais pressão sobre a Arábia Saudita, a Nicarágua sob Somoza, Cuba sob Batista e outras ditaduras amigas.
Carlos Brisola Marcondes (Florianópolis (SC)

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.