Leitores comentam homenagem a Contardo Calligaris

Espaço de sua coluna na Ilustrada ficou em branco, apenas com uma ilustração de Luciano Salles

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Homenagem
Bela homenagem da Folha ao colocar a ilustração do Contardo Calligaris, no caderno Ilustrada (1º/4), no espaço em que algo de extraordinário seria escrito por ele. O Brasil, com a morte de mentes brilhantes como a de Calligaris, continua seu processo de emburrecimento.
Marcelo Silva Carvalho (Belo Horizonte, MG)

Esta quinta-feira, apesar do lindo céu, amanheceu bem mais cinzenta e triste. Não bastassem os desatinos que nos cercam, Contardo Calligaris e as suas indefectíveis colunas —que toda semana nos ensinavam um pouquinho da difícil arte de viver— farão muita falta. Sua figura é insubstituível. Descanse em paz.
Marcos Antônio da Silva (Londrina, PR)

Já foram muitas as manifestações sobre a partida de Contardo. Tive a oportunidade de me corresponder com ele algumas vezes e seus artigos na Folha eram sempre de uma visão instigante do mundo e das pessoas. Perda insubstituível. Vi hoje também a bela homenagem na Folha, com seu espaço em branco, marcando a ausência.
Dr. Felip Rudge (Campinas, SP)

Homenagem do ilustrador Luciano Salles a Contardo Calligaris, publicada no espaço de sua coluna na Ilustrada de quinta (1º)
Homenagem do ilustrador Luciano Salles a Contardo Calligaris, publicada no espaço de sua coluna na Ilustrada de quinta (1º) - Luciano Salles

Manifesto
“Ciro, Doria, Huck, Amoêdo, Mandetta e Leite se unem em texto pró-democracia” (Poder, 1º/4). Infelizmente juntando todos não dá meio candidato. Tudo caminha novamente para a polarização do mito falsário contra Lula. Estamos perdidos.
David Silva (Serra, ES)

Amei. Acho a ideia ótima, a terceira via é fundamental. Já votei no Lula e acho que para a democracia se solidificar é fundamental uma outra opção. A disputa Bolsonaro x Lula não será uma boa para o país.
Adriana Vieira Soares Lomar (Rio de Janeiro, RJ)

Quem foi que disse que Luciano Huck é presidenciável? Trata-se de uma invencionice que agride a inteligência e o bom senso. Não acredito que queiram outra figura exótica na Presidência.
Jesse Grimberg (Porto Alegre, RS)

Compra de vacinas
Em que lugar do mundo houve compra de vacinas pelo setor privado: Reino Unido? EUA? Israel? Somos mesmo párias mundiais.
Paulo Augusto Haddad Bittar (São Paulo, SP)

Lockdown
“França amplia lockdown para conter Covid” (Mundo, 1º/4). O Brasil é o único grande país em que um boçal no poder sabota medidas de isolamento social. Os brasileiros que acharem a notícia inacreditável podem ficar certos de que não é pegadinha de 1º de abril.
Jonas Nunes dos Santos (Juiz de Fora, MG)

São Paulo encerra março com recorde de casos e mortes de Covid. São Paulo e suas zonas coloridas, seu comitê de contingência e seus vários fechamentos. Nenhum estudo científico demonstrou a eficácia do lockdown. Bolsonaro é contra. Quem será que tem razão?
Anamaria Mollo de Carvalho (Brasília, DF)

Ex-ministros
Bons tempos em que o cargo de ministro da Justiça era ocupado por renomados juristas da estirpe de um Paulo Brossard, José Carlos Dias, José Gregori, Márcio Thomaz Bastos, para citar alguns mais recentes; todos renomados juristas com invejável currículo e envergadura moral. Hoje, infelizmente, basta apenas cultivar relações com os filhos do presidente.
Geraldo Tadeu Santos Almeida (Itapeva, SP)

O ex-ministro da Defesa Fernando Azevedo colaborou o quanto pode com este “governo” golpista. Em 2020 soltou uma Ordem do Dia elogiando o golpe militar e a ditadura; se omitiu como chefe das Forças Armadas em movimentos que atentaram contra a democracia. Agora, de repente, se vira contra o “governo”. Para mim, este movimento não tem nada a ver com os interesses do país.
Nicola Granato (Santos, SP)

Órfão
“Órfão de Trump, Bolsonaro sobe na prancha e tem os dias contados”. Texto excelente de Ricardo Melo. Bolsonaro nunca escondeu quem era. Os que apostaram nele não podem agora dizer que não sabiam. E se iludem sem parar achando que alguém vai colocá-lo na linha. Que buraco sem fundo essa turma nos enfiou.
Fernanda Frizzo Bragato (Porto Alegre, RS)

Análise de Bolsonaro e da apatia da população em relação à instrumentalização das Forças Armadas está certíssima. Equivocada é a tentativa do petismo de tentar confundir a opinião pública sobre a anulação dos processos do ex-presidente Lula em razão da parcialidade do ex-juiz Moro. Lula é claramente culpado pelos atos de corrupção que lhe foram atribuídos.
Flávia Accioly (São Paulo, SP)

Direito a informação
“Cármen Lúcia suspende decisão para retirada de conteúdo da Folha” (Poder, 1º/4). É louvável a ação da ministra em face dos desdobramentos da ação proferida por um juiz do Espírito Santo contra a Folha. É inacreditável que a lábia dos advogados do senador Marcos do Val tenha influenciado a decisão de um juiz. Em suma, é um sinal de que nossos cidadãos merecem respeito pela informação verdadeira.
André Cassimiro (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.