Leitores comentam se a educação será prioridade no Brasil

Sorteio da Copa, trote e linguagem inclusiva são temas de comentários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

ASSUNTO: Algum dia a educação será prioridade no Brasil?

A pergunta é: Quanto tempo mais nós, brasileiros, vamos ficar de braços cruzados esperando a solução cair do céu? Acorda, gente! Educar é dever, e não favor. Todos esses eventos de troca-troca de ministros nos mostram que o atual governo age como se estivesse fazendo um grande favor, como se não fosse obrigação dele buscar o melhor para a educação brasileira.
Bruno Filho Sena (Água Branca, PI)

Nestes mais de 50 anos de vida e pela experiência do dia a dia, infelizmente não será prioridade. A educação nunca será valorizada neste país porque quem nos governa.
Vane Walter (Sete Lagoas, MG)

De modo algum! O conhecimento é fonte de bastante incômodo para quem deseja apenas nos manipular.
Flávio J. E. da Silva (Belo Horizonte, MG)

Eu costumo parafrasear Darcy Ribeiro quando ele dizia que a crise da educação é um projeto. Eu completo dizendo que é o projeto melhor sucedido da nação até o presente (a manutenção do caos na educação). A revolução pela educação, que tanto os candidatos nas eleições esbravejam que farão, este inculto país não experimentou. Agora parece que está pior. Palavras de uma diretora de escola pública.
Francielle Bonfim Beraldi (Presidente Prudente, SP)

Se até as famílias têm enormes dificuldades para valorizar a educação, priorizando, muitas vezes, objetos de consumo e futilidades do momento, o reflexo dessa negligência nas políticas públicas é inevitável. Culturalmente, por culpa sobretudo do nosso passado colonial, que criminalizava a impressão e a circulação de livros no Brasil, a educação sempre foi desprezada.
Marcos Antonio Da Silva (Londrina, PR)

Quem sabe no século 30...
Eleny Corina Heller (São Paulo, SP)

Percebemos que no país "parece normal" corrupto ocupar cargos públicos, mudar leis em causa própria, governar para si etc. Assim, educação nunca será prioridade.
Maria Francisca de Souza Carvalho Bites (Goiânia, GO)

Por ser um ato libertador e transformador do mundo, isso não interessa elite brasileira que governa para a manutenção dos países centrais e do próprio bolso.
Anauzira Kurita (Pitanga, PR)

Tenho esperança de que um dia a educação seja prioridade. Mas só a minha quinta geração alcançará esse tempo. Lamento por meus netos, bisnetos e toda a descendência que viverão como eu, só na esperança.
Maria Conceição Pires Rios (Campina Grande, PB)

Sou jovem professor, e como tal, entendo que é atribuição minha atiçar em meus alunos centelha que os façam acreditar que o amanhã será melhor, que um dia eles terão prioridade. Porém também sou historiador, portanto, um descrente. Descrente de país refém de governança à deriva. Por isso, em educação, só o que vemos são cortes. E na esteira a educação se descortina no horizonte do que não fazemos parte.
Gabriel Costa Pereira (Anápolis, GO)

Não. Em time que está ganhando (este caso, perdendo), não se mexe. Sem educação, o nicho para perpetuar a péssima gestão, o populismo, a presença de religião, militarismo e tudo o que não presta no ambiente governamental, como a corrupção, está garantido. Não é só questão de verba. É de más intenções.
Ilka Galante (Rio de Janeiro, RJ)

Acredito que sim, e esse dia se aproxima. O governo que sucederá ao atual irá priorizar a educação. Temos excelentes nomes na educação, como Alexandre Schneider, Cláudia Costin, Professora Dorinha, Priscila Cruz e Tabata Amaral.
Luiz Álvaro F. de Almeida (Santos, SP)

Só se o país tiver caos maior, a educação será prioridade. Pois já se sabe que educação reduz desigualdade social, aumenta chance de melhor emprego, qualidade de vida etc.
Camila Amaral Pereia (Governador Valadares, MG)

Desconfio que não. A má educação no Brasil é um projeto de poder construído nos Acordos MEC-Usaid que destruíram a educação pública que eu recebi até o curso superior.
Ana Maria P. F. de Castro (Salvador, BA)

A pergunta suscita outra: qual educação será prioridade no Brasil? A mentalidade dominante, de políticos, gestores, empresários, pais, estudantes, mídia e institutos, é a de educação com eficácia medida quantitativamente. Se for assim, há complicações. O que o aprendizado gera em crianças e jovens pelo país passa despercebido nas avaliações padronizadas. Essa educação nunca será prioridade.
Giovanni C. Miranda (Belo Horizonte, MG)


OUTROS ASSUNTOS

Sorteio da Copa
Não adianta tapar o Sol com a peneira e dar uma de torcedor iludido ("Grupo do país no Mundial é o mais difícil", PVC, Esporte, 2/4). O grupo do Brasil não é fácil. Suíça, Sérvia e Camarões são ossos duros de roer, jogam futebol compacto e de muita marcação. O Brasil vai ter que jogar com seriedade, respeitando os rivais, se quiser passar de fase.
Washington Maurício Sales Maurício (Mossoró, RN)

PVC só marca gol de placa. Excelente análise!
Cristiano Kock Vitta (Limeira, SP)


Trote
É todo ano a mesma história ("Mais de 20 calouros da UFPR sofrem queimaduras graves em trote", Cotidiano, 2/4). As universidades devem ser responsabilizadas.
Soraya T. Colmenarez (Caxias do Sul, RS)


Linguagem inclusiva
Que inspiração a profª. Maria Helena é, pela sua atuação —acadêmica, humana, feminina, política, social— tão importante aos 91 anos, fazendo história nas Letras e na nossa vida ("Professora com 70 anos de carreira vê equívoco em termo ‘linguagem neutra’", Cotidiano, 1º/4).
Iara Mola (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.