Felicidade é valor frágil, diz leitor sobre entrada da Finlândia na Otan

Hexacampeão como mais feliz do mundo, país europeu agora está 'na fronteira do inferno'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Finlândia na Otan
"Finlândia se torna o 31º membro da Otan em derrota para Putin" (Mundo). A Terceira Lei de Newton afirma que a toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade, mas que atua no sentido oposto. O crescimento da Otan resultou no fortalecimento da aliança da Rússia com a China, país que mais cresce no mundo. Neste caso, a analogia pende para o lado dos russos, uma vez que o poderio militar e econômico desses dois países supera o da aliança ocidental.
Mateus Vaz de Sá (Goiânia, GO)

O chanceler Pekka Haavisto entrega os papéis de adesão da Finlândia ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, observado pelo secretário-geral da Otan, o norueguês Jens Stoltenberg, na sede da aliança, em Bruxelas
O chanceler Pekka Haavisto entrega os papéis de adesão da Finlândia ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, observado pelo secretário-geral da Otan, o norueguês Jens Stoltenberg, na sede da aliança, em Bruxelas - Johanna Geron/AFP

Felicidade é um valor muito frágil. Até agora, a Finlândia estava no topo do índice mundial de felicidade. De repente, está na fronteira do inferno.
Nacib Hetti (Belo Horizonte, MG)

O ex-presidente dos EUA Donald Trump comparece a corte em Nova York - Jane Rosenberg/Reuters

EUA
"Trump vira 1º ex-presidente dos EUA réu em caso criminal e alega inocência" (Mundo). Os EUA são um país tão surpreendente, que há pessoas dispostas a financiar as puladas de cerca de uma pessoa rica e que colocou o país de joelhos perante o mundo com a invasão e a destruição da sede da sua democracia.
Marcelo A. Ghibu (Santos, SP)

Girassóis
"Sim, eu tenho necessidades especiais!" (Suzana Herculano-Houzel, 4/4). A coluna tem um efeito secundário positivo: divulgar o colar verde. Pessoalmente, eu nunca tinha ouvido falar e não saberia reconhecer um desses.
Lucia Coelho (Rio de Janeiro, RJ)

Cordão verde com girassóis, usado para identificar uma pessoa com deficiência 'invisível' ou 'oculta'
Cordão verde com girassóis, usado para identificar uma pessoa com deficiência 'invisível' ou 'oculta' - Hidden Disabilities Store/Divulgação

Comida insuficiente
"Datafolha: 23% dos brasileiros dizem que comida em casa é insuficiente" (Mercado, 4/4). São 48 milhões de pessoas em condições de insegurança nutricional. Crianças, adolescentes e adultos. Esse é o resultado de 6 anos de um governo golpista, ilegítimo, usurpador, odioso e destrutivo, mas sobretudo, do avanço do neoliberalismo, agora abandonado em todo lugar.
José Carlos Toledo (Ribeirão Preto, SP)

Blindagem
"Lula tenta se blindar de casos de corrupção com novo mecanismo para dar dinheiro ao Congresso" (Política, 4/4). O governo quer divulgar padrinhos para que haja transparência. O Congresso tem poder mas também deve ter responsabilidade.
Flavio Leal Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)

Avião passa perto do topo de prédio que possui varandas e uma das laterais decorada com painéis nas cores amarelho, vermelho e laranja
Em direção ao aeroporto de Congonhas, avião comercial passa sobre edifício recentemente construído na avenida dos Imarés, em Indianópolis, na zona sul da capital paulista - Karime Xavier/Folhapress

Congonhas
"Prédios avançam na rota de pouso de aviões em Congonhas" (Cotidiano). É obsceno o que ocorre nas grandes e médias cidades com a construção civil, um ávido buraco negro dragando qualquer espaço, com lucros extorsivos e zero benefício público. O plano diretor é devorado pelos lobbies desse mercado. O número de pessoas morando nas ruas aumenta proporcionalmente à ganância dessa loucura predatória. Tantos novos apartamentos para quem?
Daniel Bertelli (Goiânia, GO)

Inelegível
"Datafolha: 51% defendem Bolsonaro inelegível; 45% são contra punição pelo TSE" (Política). É inegável que Bolsonaro, além dos vários crimes comuns e de responsabilidade, praticou diversos crimes eleitorais antes e durante a última campanha presidencial, entre os quais, abuso de poder político, econômico e religioso. Portanto, a inelegibilidade do ex-presidente é imperativo jurídico de ordem constitucional e legal.
Jânio Pereira da Cunha (Fortaleza, CE)

Inteligência Artificial
"Selfies de Jesus, Napoleão e Cleópatra: Cineasta usa inteligência artificial para criar retratos históricos" (Mercado). Jesus branco? Cleópatra branca? A inteligência é bem artificial mesmo.
Adérito Schneider (Goiânia, GO)

Bolsonarismo
"Bolsonarismo representa forma de entender o mundo, é estruturante, diz socióloga" (Política, 4/4). O bolsonarismo é radical por natureza. Sem radicalidade ele não existe. Se alguém tenta alguma ideia moderada, já é logo taxado de traidor (comunista). O fato é que são pessoas reacionárias, que querem viver numa sociedade do passado, subdesenvolvida, indiferente aos problemas sociais do país.
Sérgio Ribeiro (São Paulo, SP)

manifestação com varias pessoas e bandeiras e uma faixa com a frase: revoga a reforma ou paramos o Brasil
Estudantes protestam em São Paulo pela revogação do novo ensino médio - Bruno Santos - 15.mar.23/Folhapress

Novo ensino médio
"Governo Lula vai suspender implementação do novo ensino médio e mudanças no Enem" (Cotidiano, 4/4). É lamentável esse movimento, um retrocesso. Os alunos precisam articular seus conhecimentos e ter compreensão sobre o que aprendem. Fazer transferência das aprendizagens para atuação em qualquer área é essencial na formação de nossos estudantes e as disciplinas encaixotadas não favorecem essa ação, porém os itinerários formativos dão asas a esse trabalho significativo.
Solange Perazza Lins (São Paulo, SP)

Essa reforma infeliz reduziu a quantidade de aulas em disciplinas essenciais, como português e matemática, para dar espaço a modismos, muitas vezes imposto aos alunos por falta de outras opções. Sou a favor de aumentar a carga horária das disciplinas tradicionais. A escolha do currículo não pode ser feita por adolescentes, imaturos para decidir algo tão importante. Vão preferir ter aula de culinária a matemática.
Alexandre Marcos Pereira (Ribeirão Preto, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.