Gestores têm uma frieza maior que a do inverno com os moradores de rua, diz leitora

'Seria fundamental prever programas paralelos que lhes dessem empregabilidade', escreve assinante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Frio e silêncio
"Programa Minha Rua, Minha Vida" (Conrado Hübner Mendes, 19/4). Eu morei em São Paulo durante a gestão Erundina e era muito diferente a forma de cuidar desta população e da cidade como um todo. Os gestores desde então foram regredindo em respeito e dignidade, violação de direitos até chegarem ao ápice com os atuais prefeito e governador, uma frieza maior que a do inverno, muito triste.
Lucyla Landim (Fortaleza, CE)

Trabalho há quase 20 anos como voluntária e atuo com a população de rua. Não é verdade que na rua só tem pessoas viciadas. A grande maioria que está hoje nas ruas são pessoas que não têm renda, que não arranjam empregos e que foram parar na rua por dificuldades financeiras.
Cecilia Gomes (São Paulo, SP)

Além de uma alternativa de moradia, higiene e alimentação, seria fundamental prever programas paralelos que lhes dessem empregabilidade para que pudessem se reinserir no convívio social.
Valentina Denizo (São Paulo, SP)

Moradores de rua dormem em frente ao Pateo do Collegio, no centro de São Paulo - Danilo Verpa/Folhapress

Renúncia
"
Ministro do GSI de Lula pede demissão após desgaste com imagens do 8/1" (Política, 19/4). Sua demissão é insuficiente para o seu ato de covardia para com a lei e a ordem democrática do seu país. Ele deve ser submetido à lei que trata de conduta e responsabilidades.
João Baptista Jacobs (Bom Jesus do Galho, MG)

Conivência e interesse de que aqueles atos acontecessem como aconteceram. O atual mandatário foi o maior beneficiado pelos atos daquele dia. Não dá para confiar nos políticos mesmo.
Andre Marinho (Itumbiara, GO)

As razões para a paúra da CPMI estão aparecendo. Queremos CPMI.
Marisa Coan (São Caetano do Sul, SP)


Postura
"Caso do general do GSI mostra outro lado do 8/1 para Lula" (Política, 19/4). Lula e Congresso Nacional, assumam as rédeas sobre os militares, apertem a garganta, porque um dia a casa cai. Pode ser o presidente da vez ou o fechamento do Congresso e STF, não confiem. Já mostraram as garras e o ovo da serpente continua lá.
Sueli Iossi (Ribeirão Preto, SP)


Lobby do gás
"Proximidade de Rui Costa com empresário fortalece lobby do gás no governo Lula" (Mercado, 19/4). Cheira mal tudo isso. Rui Costa emplacou a esposa, sem qualquer qualificação técnica para o Tribunal de Contas da Bahia para ganhar aquele salário. Agora vem com esse sujeito ex-OAS. Será que o Lula e o PT não aprenderam a lição?
Luciano Neder Serafini (Ribeirão Preto, SP)


Medo
"Escolas tentam evitar pânico diante de boatos e se dividem sobre cancelar aulas nesta quinta" (Cotidiano, 19/4). Durante os últimos quatro anos, o governo procurou armar a população para que nos tornássemos iguais aos Estados Unidos. Espalhou o ódio e a mentira. Agora estamos diante do resultado.
Florentina Alves (São Paulo, SP)

As escolas economizam água, energia e outras despesas,todos aproveitam o feriadão, ninguém trabalha, ninguém estuda. A política desastrosa do governo durante a pandemia atrasou o país e continuamos a andar para trás.
Adauto Monteiro (Recife, PE)

Vacina
"1 em cada 3 pais diz que vacina contra Covid não protege os filhos" (Saúde, 19/4). Há algo que me revolta o estômago nessa estupidez: o país inteiro, há décadas, toma vacinas e se previne contra doenças transmissíveis, sejam graves ou não. Nesse último quadriênio, a "bozofrenia" e seus atores tiveram o condão de emburrecer parte significativa da população.
Marcos Benassi (Valinhos, SP)


De saída
"São Paulo anuncia saída do técnico Rogério Ceni" (Esporte, 19/4). Derrubaram o pilar de sustentação, agora cai para a segunda divisão. Fora torcida Independente!
Jose Campos (São Paulo, SP)

Juventude
"Índia passa China como país mais populoso do mundo e enfrenta ‘bolhas de jovens’" (Mundo, 19/4). Se enganam ao esquecerem das ponderações pelas imigrações! Cada dia mais a equalização da população mundial se dará em busca de qualidade de vida.
Aderval Rossetto (Catanduva, SP)


Renascimento
"Ferrovia Bahia-Minas, da canção de Milton Nascimento, pode reviver 57 anos após sua desativação" (Mercado, 19/4). Tomara que seja a primeira de uma série para que possamos, num país continental, deixar de ser reféns do transporte rodoviário.
Vanderlei Vazelesk Ribeiro (Rio de Janeiro, RJ)


Colunista
"A amante do meu pai" (Mirian Goldenberg, 19/4). Depoimento duro e corajoso de Mirian Goldenberg. Se já a admirava pela sua perspicácia e sensibilidade em textos e pesquisas voltados ao entendimento da tênue linha que separa o velho do jovem, nesse texto de hoje, expondo sua vida íntima familiar, dando exemplos a tantas e tantos que, em maior ou menor escala, passam pelos mesmos dramas, supera-se... Conversar, expor e entender os processos da vida faz muito bem.
Adamilton Andreucci (Mogi das Cruzes, SP)

Fiquei muito comovida ao ler o relato da sua dor e impressionada com a sua coragem de enfrentar, tão jovenzinha, essas situações extremas de violência familiar. Você disse que os livros do seu pai a salvaram. Sim, eles contribuíram, mas o que eu acho que a salvou foi o seu enorme coração —a sua bondade e compaixão, que a fizeram enxergar todas as feridas emocionais da sua família e a tratar deles, com carinho, até o fim.
Letícia Moreira Dias Kayano (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.