Leitores lamentam morte de Boris Fausto: 'Um dos pilares da minha formação'

Assinantes se dividem entre elogiar e criticar diplomacia do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Boris Fausto
"Morre aos 92 anos Boris Fausto, um dos principais historiadores do Brasil" (Política, 18/4). O Brasil perde um dos seus mais brilhantes historiadores, Boris Fausto, sempre com uma elegância ímpar.
Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)

Perdemos a grande referência de nossa história. Grande pesquisador que colaborou muito para a pesquisa historiográfica facilitando assim o entendimento nas salas de aulas.
Sinésio Brito (Mauá, SP)

Que tristeza! Boris Fausto foi um dos pilares da minha formação acadêmica. Homem brilhante, de inteligência arguta! Grande perda!
Silvia Lambert Siriani (São Paulo, SP)

O historiador e professor da USP Boris Fausto, que morreu nesta terça-feira (18), em São Paulo - Karime Xavier/Folhapress

Pedrada eletrônica
"Bolsonaro ensaia discurso de vítima e deve recorrer ao STF contra inelegibilidade" (Política, 18/4). Quando foi para "caçar" Dilma (foi uma verdadeira caça e não cassação) inventaram a tal de "pedalada fiscal". Agora, nada mais justo que criarmos a pedrada eletrônica, que consiste, justamente, no ataque às urnas eletrônicas! Bolsonaro deve, sim, ser expurgado da vida política nacional, quaisquer que sejam as incriminações que lhe sejam feitas!
Rui Barbosa (Campina Grande, PB)

Que dó! Engraçado, não ficou inconformado com as 700 mil mortes por Covid!
Maria Izaura Cação (Marília, SP)


Tensão
"Ala do STF descarta prisão de Moro, mas defende pressão sobre senador" (Política, 18/4). Se não couber crime de calúnia, cabe difamação. Talvez não tenha imputado crime, porém, há de se analisar se houve menosprezo à pessoa ofendida ou ao cargo público que ocupa.
Valdir de Macedo (Biritiba-Mirim, SP)


Negociação
"Governo Lula cede a pressão das invasões e coloca aliados do MST em postos-chave" (Política, 18/4). O governo tem que fazer valer a lei, simples assim! No governo anterior, esse movimento não se fez notar, e agora que tem possibilidade de diálogo, resolveu optar pela força e irresponsabilidade! Obviamente não querem solução e sim o conflito!
Jorge Cesar Bruno (Rio de Janeiro, RJ)

Convite
"Ucrânia volta a convidar Lula a viajar a Kiev e ‘entender causas reais da guerra’" (Mundo, 18/4). Nosso megalomaníaco presidente almeja tão somente o Nobel da Paz. Fala demais e errado. Assim não leva nunca.
Max Morel (São Paulo, SP)

A Ucrânia tem todo direito de entrar na Otan. É um país soberano. E o Lula tem que se voltar para os nossos problemas, que são muitos, e não ficar tentando se meter em assuntos de potências que se alimentam de guerra. A Europa sempre foi um barril de pólvora. É assim que eles sabem viver. E os Estados Unidos ficam de longe torcendo para a guerra para o bem dos negócios. Foi assim que o país se tornou uma superpotência. É o Brasil que vai resolver isso?
Ana Rodrigues (Vitória, ES)

É vergonhosa essa posição do Brasil em relação à Ucrânia, a agredida, a invadida. Moralmente reprovável.
Ana Maria Nascimento Roberto Pires (Araçoiaba da Serra, SP)


Posicionamento
"‘Não somos obrigados a seguir todas as opiniões dos EUA’, diz Celso Amorim" (Mônica Bergamo, 18/4). Finalmente saímos da vassalagem para uma posição digna na comunidade internacional. Parece sonho!
Rosane Aubin (Porto Alegre, RS)

O Brasil para ser uma nação respeitada tem que defender seus interesses em primeiro lugar, deixar de lado o complexo de vira-lata.
Guilherme Zambrana Toledo (São Bernardo do Campo, SP)


Instagramável
"Auschwitz pede respeito à memória do Holocausto após fotos ‘descoladas’ de turistas" (Mundo, 18/4). Bauman distingue turista de peregrino. O primeiro vai para se divertir, curtir paisagens, dar gostosas risadas, tirar selfies etc. O peregrino não vai para se divertir, e sim para assimilar o percurso da viagem, captar o significado das coisas humanas, meditar, conversar para saber mais, enfim, é difícil ser peregrino em tempos de alienação.
Raymundo de Lima (Maringá, PR)

Respeito e empatia é o que mais falta ao mundo atual, em todos os níveis.
Emanuela Guidorizzi (São Paulo, SP)

Isso é comum. É o caso do Pelourinho em Salvador, na Bahia, que muita gente visita o lugar e nem sabe que essa coluna de pedra servia para castigar escravos.
Marina Gutierrez (Sertãozinho, SP)

Esposas
"Mulheres de pastores adoecem por pressão desumana em casa" (Juliano Spyer, 17/4). Se você explora e abusa da fé de um bando de gente vulnerável, por que não iria explorar e abusar da própria esposa, filhos e familiares?
Luciana Saddi (São Paulo, SP)

Viver de aparências dá nisso...
Carla Oliveira (São Paulo, SP)


Novidade
"Folha lança série de reportagens sobre 100 lugares imperdíveis para visitar no Brasil" (Turismo, 17/4). Li com prazer que a Folha vai editar reportagens sobre lugares incríveis no Brasil. Exatamente como penso: nesse Brasil imenso e belíssimo há paraísos escondidos, ou não, para que possamos descobri-los. E a Folha dando aquela "ajudinha". Gostei!
Martha Trinca Bellingieri (Jaboticabal, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.