Descrição de chapéu Rússia

Leitores comentam discurso de Lula na ONU

Lula falou de desigualdade, enquanto Bolsonaro defendeu cloroquina, comparou leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lula na ONU
Nada como ter um estadista na Presidência. Enquanto ele defende o fim das desigualdades, o outro defendia a cloroquina.
Felipe José Fernandes Macedo (São João Del Rei, MG)

Presidente Lula discursa na Assembleia-Geral da ONU - Timothy A. Clary - 19.set.23/AFP

Lula falou sobre questões primordiais para a humanidade: medidas para combater as diferenças sociais, negociações pacíficas entre os países, preservação do ambiente, relações solidárias entre os povos... um verdadeiro líder da paz!
Beatriz Judith Lima Scoz (São Paulo, SP)

Lula gosta de aparecer, de jogar para a plateia. Talvez ele pense que assim pode se tornar presidente do planeta Terra. No Brasil, esse marketing funcionou. Já na ONU...
Clóvis Souza (Ribeirão Preto, SP)

A ativista e bióloga Bertha Lutz em New Rochelle, Nova York, EUA - Biblioteca do Congresso dos EUA - 27.abr.1925/Reprodução

Homenagem
"Saiba quem foi Bertha Lutz, citada em discurso de Lula na ONU" (Mundo). Para pensar: quantos de nós só toma conhecimento de figuras como Bertha Lutz incidentalmente, através de um discurso do presidente na ONU? Onde minha escola pecou?
Aristides Silva (Pimenta Bueno, RO)

Ucrânia
"Zelenski ajuda Putin ao lamentar perda de armas nucleares" (Mundo). Não está errado, não. Com mais de 364 dias de guerra destruindo o seu país, qualquer chefe de Estado que se preze nunca iria priorizar discurso politicamente correto para a ONU achar lindo!
Adonay Engelke da Cruz (Rio de Janeiro, RJ)

O fantoche dos EUA perpetua a guerra e mata o seu próprio povo. Cuidado, lembre-se de Saddam Hussein e Muammar Gadaffi, todos amiguinhos dos EUA em algum momento.
Maria Luporini (Campinas, SP)

Acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Santo Amaro (Unisa), em São Paulo, causaram revolta nas redes sociais neste domingo após terem sido flagrados fazendo uma “masturbação coletiva”. O episódio ocorreu durante uma partida de vôlei feminino que fazia parte da Intermed, competição esportiva entre universidades realizada de 2 a 9 deste mês.
Acadêmicos do curso de medicina da Unisa, em São Paulo, causaram revolta nas redes sociais ao serem flagrados nus durante competição esportiva - @ale_campelo no X

Alunos expulsos
"Unisa expulsa alunos de medicina que aparecem nus em vídeos" (Cotidiano). É um renitente problema dos cursos de medicina, não só os particulares. Falta-lhes investimento na formação humanística; há um apagão sociológico e histórico nessa molecada que se vê como casta superpoderosa porque faz medicina. É inadmissível que um curso que forma profissionais para lidar com pessoas não lhes dê subsídios mínimos para agir com espírito de solidariedade e empatia.
André Fonseca (Campo Grande, MS)

Precisou voarem moscas de um vídeo na internet para que esses alunos fossem punidos; não fosse isso, ainda estariam divulgando em suas redes sociais esse "troféu".
Alexander Pereira da Silva (Valparaíso de Goiás, GO)

Vejo homens defendendo a ação desses estudantes. "Não tem nada demais", "estavam se divertido", "não houve denúncia de importunação sexual"… Oi? Eu é que não quero ser atendida por um "médico" desses, vai que ele se aproveita para fazer mais "uma gracinha" dessas enquanto estou indefesa!
Mônica Casarin Fernandes Elsen (Armação dos Búzios, RJ)

Apoio a Suplicy
"Suplicy é diagnosticado com Parkinson e revela que se trata com Cannabis medicinal" (Mônica Bergamo, 19/9). Suplicy é uma referência como político e, especialmente, como ser humano. Espero que goze de qualidade de vida na batalha contra o Parkinson.
Vitor Luis Aidar Santos (Jaboticabal, SP)

Desejo muito boa sorte para esse sujeito maravilhoso, cuja trajetória é de humanização, acima de tudo.
Danielle Miranda Maciel (São Paulo, SP)

Tomara que um dia, quando a renda básica de cidadania for uma realidade em todo o país, o republicanismo, a transparência e a utopia que marcam a vida de Eduardo Suplicy também sejam elementos obrigatórios na vida de qualquer político que habite as instituições públicas. Vida longa à pessoa e às ideias de Eduardo Suplicy!
Rodrigo Mioto dos Santos (São José, SC)

Volta ao escritório
"O home office vai acabar? Entenda por que empresas estão voltando aos escritórios" (Mercado). O híbrido é uma boa opção. No meu antigo trabalho, trabalhava todos os dias presencialmente: era horrível. Para os executivos que iam de carrão ou moravam perto, era ótimo, mas para os funcionários que precisam andar de transporte público era um suplício. O Brasil ainda guarda muitas heranças da escravidão, mesmo em trabalhos qualificados e intelectuais.
Felipe Araújo Braga (São Paulo, SP)

Cotas
"Governo Lula institui cota de 30% para negros em cargos de confiança na administração pública" (Mercado, 21/3). É muito importante a luta de várias entidades e do movimento negro para que Lula nomeie pela primeira vez uma mulher negra como ministra do STF. Mas também precisamos saber se estão sendo cumpridas as cotas para negros em cargos federais de confiança, conforme decreto
de março. Uma importante informação que a sociedade deveria acompanhar.
Pedro Valentim (Bauru, SP)

Uma mulher em frente a uma moldura vazia do artista Jens Haaning pendurada no Museu Kunsten em Aalborg, Dinamarca - Henning Bagger / Ritzau Scanpix / AFP

Cadê?
"Artista é condenado a pagar R$ 363 mil a museu por telas em branco" (Ilustrada). Me pareceu honesta. Queria ver os ditos intelectuais passarem minutos, ou horas, fazendo cara de "interessante..."
Claudia de Oliveira (São Paulo, SP)

Falta de psicólogos
"9 em cada 10 cidades têm menos de um psicólogo por mil habitantes no SUS" (Cotidiano, 17/9). Faz-se urgente a atuação de psicólogos na Atenção Básica. Todos precisamos de acolhimento para expressar emoções e de escuta ativa e especializada para autoconhecimento e ressignificar sintomas. Se os currículos da formação profissional não incluírem o entendimento da importância do trabalho interdisciplinar em rede, da intervenção na comunidade, continuaremos a ser especialistas enxugando o gelo de uma sociedade patológica que transfere o problema para o indivíduo.
Roseine Fortes Patella (Santos, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.