Descrição de chapéu Rússia

'Mais um opositor morto pelo regime teatralmente democrático de Putin', diz leitor

Assinantes comentam morte de Alexei Navalni na cadeia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Oposição russa
"Principal opositor de Putin, Alexei Navalni morre na cadeia" (Mundo, 16/2). O problema em qualquer governo totalitário é que pode fazer o que quiser com seus cidadãos e ser imune a qualquer pressão interna/externa. Seria bom lembrar aos adeptos de qualquer governo da vez (de direita ou esquerda, não importa) que as coisas mudam e um dia poderão estar na posição de vítimas e não de algozes. Talvez assim dessem mais valor à democracia.
René Massuo Wada (Araçatuba, SP)

Mais um opositor morto pelo regime teatralmente democrático de Putin.
Roberto Ken Nakayama (São Paulo, SP)

Manifestante segura cartaz que diz "Alexei Nalvani é meu herói", durante tributo prestado ao opositor do governo russo, morto na cadeia nesta sexta-feira (16) - Sarah Meyssonnier/Reuters

Saídas temporárias
"Projeto do Senado que acaba com saidinha aumenta gastos e insegurança no país, dizem entidades" (Mônica Bergamo, 16/2). As "saidinhas" nem deveriam existir em primeiro lugar. No Brasil é uma saga você conseguir fazer com que um criminoso seja preso, seja condenado, seu processo tenha trânsito em julgado e ele cumpra a pena. É um absurdo dizer que eles saindo da prisão "aumenta a segurança".
Cecilia Gomes (São Paulo, SP)

Sociedade hipócrita. Por que não exigem fiscalização real nos presídios para cumprir a função de reprimenda e ressocialização?
Magali Barbosa de Abreu (Belo Horizonte, MG)

Desdobramentos da fuga
Estou só aguardando o filme da fuga em Mossoró. O toque de humor ficará por conta da força-tarefa ("Polícia encontra pegadas e roupas, e moradores de Mossoró dizem ter visto fugitivos", Cotidiano, 16/2) para caçar os fugitivos no descampado em torno do presídio. Seria algo na linha dos Trapalhões ou dos Irmãos Marx?
Patricia Porto da Silva (Rio de Janeiro, RJ)

Legado das instituições
Certa vez, ao apreciar um trabalho de conclusão de curso, fiquei admirado com a Força Aérea Brasileira, com a sua brilhante atuação nos transportes de órgãos para transplantes. Arthur Lira e tantos parlamentares, que degradam o trabalho da FAB ("Lira usa voos da FAB para ir a Carnaval em Salvador e no Rio", Política, 15/2), deveriam, ao menos, respeitar as vidas humanas.
Jason César de Souza Godinho (Santos, SP)

Atalhos tecnológicos
"O aprimoramento da ignorância" (Opinião, 15/2). Preciso o artigo do Renato Ochman. É preciso estarmos atentos para não ficarmos mais ignorantes do que a amplidão do uso de IA e telas pode nos apresentar. Sigo acreditando na Folha como fonte de informação e conhecimento.
Marcelo Candido (São Paulo, SP)

Vacinação
"Vacinar é obrigação de todos" (Editoriais, 16/2). Vacinas têm salvado vidas há muitas décadas. Vacinar crianças é obrigatório, pois o país/Estado precisa zelar por seu futuro. Quando a criança cresce, decide se vacina-se ou não (mas terá de vacinar seus filhos). Ponto! Qualquer derivação disso é perda de tempo.
Romulo Araujo Fernandes (Presidente Prudente, SP)

Todos devem ser vacinados, mas as mortes pela doença indicam que as pessoas com comorbidades devem ser atendidas primeiramente.
Giselda Araujo (Brasília, DF)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.