'A ditadura não é passado', afirma leitor sobre os 60 anos do golpe de 1964

Apoio à democracia e a alta no preço do azeite também foram assuntos comentados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Memória de 1964
"A ditadura militar e da ‘burguesia nacional’ criou uma sociedade desastrosa" (Vinicius Torres Freire, 30/3). Leio sempre os textos de Vinicius Torres como preciosos presentes. Nesta data, que marca o aniversário do golpe militar, ele nos oferece mais um brilhante: Não, a ditadura não é passado. Aliás, toda a trama revelada do assassinato de Marielle e Anderson está nos jogando isso na cara. Os assassinados pelas operações policiais, como nessa operação na baixada santista, estão gritando essa obviedade. A ditadura não é passado.
Luzia Gontijo (Belo Horizonte, MG)

0
Letreiro expõe reverência de quartel à data 31 de março no local de onde partiram as primeiras tropas para depor o presidente João Goulart e executar o golpe de 1964 - Eduardo Anizelli/ Folhapress

Democracia
"Datafolha: Democracia é melhor forma de governo para 71%; para 18%, tanto faz" (Política, 30/3). O porcentual de apoio à democracia até é bom, considerando a ininterrupta campanha contra ela feita pelo bolsonarismo, e que a maior parcela da população nasceu após a redemocratização. Um recorte por faixa etária revelaria se os mais jovens aprenderam o que foi a ditadura mais recente e suas nefastas consequências, mesmo com a dilapidação da educação. De qualquer forma, surpreende que quase um quarto das pessoas aceitaria uma ditadura, ou por total falta de noção, ou pelos privilégios que obtiveram —e mantêm— com o regime.
Adilson Roberto Gonçalves (Campinas, SP)

Ainda bem que temos uma parte majoritária da população que entende ser a democracia o melhor regime. Até aí tudo bem, mas 18% entenderem que tanto faz, talvez por entenderem que não terão suas vidas melhoradas por qualquer um dos regimes. Uma coisa é clara , democracia é o menos pior dos regimes
Marcos Valerio André da Silva (Mogi das Cruzes, SP)

Não é passado
"Ditadura não é coisa do passado, Lula, basta olhar PMs" (Adilson Paes de Souza, 30/3). Texto corajoso, verdadeiro e necessário. Espero que alguém o leia para o presidente. As PMs só matam ladrões pé de chinelo, jovens pretos e pobres sem antecedentes, mulheres e crianças. Os chefões, quando presos, fogem e ninguém encontra nem com toda a parafernália e cobertura da mídia.
Luthero Maynard (São Paulo, SP)

Polícia é para servir ao cidadão contribuinte e não discriminá-lo e fazer o julgamento sumário na ocasião da abordagem.
Wilson Benvenuti Jr. (Amparo, SP)

Data desprezada
"Datafolha: Para 63%, data do golpe de 1964 deve ser desprezada" (Política, 30/3). Maioria da população se posicionou por desprezar o golpe de 1964, o que não significa esquecer. Sobre a tentativa de golpe em 2022, esse não deve ser desprezado por enquanto. Fica a pergunta: mesmo de forma velada, se fosse de interesse dos EUA, teria acontecido o golpe?
Geronimo Aparecido Dalperio (Santo Expedito, SP)

Celebrar a data do golpe seria tragicômico, não? Desprezado, jamais! A data precisa, sim, ser lembrada e ressaltada a importância da democracia...
Angela Oliveira (Brasília, DF)

Reformas
"Precisamos de uma reforma do Judiciário e da polícia" (Rodrigo Zeidan, 29/3). Análises como essa, que escancaram problemas estruturais e relacionados às nossas classes mais abastadas, são as mais dolorosas e verdadeiras sobre nossos limites como país.
Amanda Lorien Freire Visani (São Paulo, SP)

O sistema político, jurídico, militar e policial teriam que passar por uma reforma de base. Com essa voracidade constante por mais poder, ganhos e privilégios, reforçam o abismo entre salários e classes sociais e a violência social. Anete Araujo Guedes (Belo Horizonte, MG)

Azeite
"Páscoa menos doce: por que o chocolate e o azeite estão mais caros?" (Deborah Bizarria, 29/3). O azeite está tão caro, mas tão caro, que o prato principal nesse Domingo de Páscoa foi "azeite ao bacalhau".
Milton Cordova Jr. (Vicente Pires, DF)

Redução do conteúdo em embalagens e formulações mais pobres é algo desonesto que já se faz há alguns anos.
Flávio Fernandes Marinho (Curitiba, PR)

Armamento
"Argentina negocia compra de 24 caças F-16 usados da Dinamarca" (Mundo, 31/3). Qualquer investimento em armamento de guerra na América do Sul é mero gasto de dinheiro que poderia ser colocado em opções mais nobres, como saúde e educação. Não há ameaça de guerra nem haverá, e ainda que houvesse, tem os EUA para apoiar qualquer país que seja ameaçado.
Octavio Rossi de Morais (Belo Horizonte, MG)

A compra desses F-16 são via financiamento dos EUA, com suaves prestações e um preço de aquisição baixo, além de lembrar que a Argentina hoje não tem qualquer interceptador de primeira linha, uma situação bem grave a um país de sua importância e tamanho. E não deixa de ser engraçado os críticos, que não fazem a mesma crítica nas frequentes compras bilionárias de Maduro de armamento chinês e russo.
Juliano Olivette (Londrina, PR)

Cessar-fogo
"Papa Francisco pede cessar-fogo na Faixa de Gaza em missa de Páscoa" (Mundo, 31/3). Esse cessar-fogo pedido pelo Papa é o mesmo de várias autoridades mundiais. Lembrando que, no início, Lula falou sobre isso e foi ignorado e massacrado por todos —Lula foi o único e sua voz presente.
Niemeyer Franco (São Mateus, ES)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.