Descrição de chapéu mudança climática clima

Como as cidades devem se preparar para as mudanças climáticas?

Altas temperaturas marcadas nos últimos dias colocaram cidades em alerta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A onda de calor que tomou conta de parte do Brasil vem quebrando recordes. Na quinta-feira passada (14), os paulistas, por exemplo, pensaram ter vivido o dia mais quente do ano, com 34,1°C. Isso até sábado (16), quando os termômetros marcaram 34,7°C, a maior temperatura para o mês de março em 81 anos. Esse calorão deve continuar até quinta (21) em São Paulo.

Já o Rio de Janeiro bateu dois recordes seguidos, o primeiro no sábado (16), com sensação térmica de 60,1°C, e outro no domingo (17), com 62,3°C. Esse calor lotou praias, estradas e em São Paulo, crianças escalaram grades buscando refresco nas piscinas públicas.

Criancas sem carteirinha invadem piscina do CEU Butantã no bairro jardim esmeralda, a GCM foi acionada. Calor intenso na cidade na tarde de Sábado pode ultrapassar o recorde do ano. - Zanone Fraissat/ Folhapress

Se algumas pessoas preferem aproveitar esse calor, outras só querem fugir. Enquanto alguns têm a possibilidade de frequentar piscinas, particulares ou não, ou ir à praia, outros estão fadados a aguentar o calor com o que tem. Às vezes a melhor opção é nem sair de casa.

Pensando nos recordes batidos nas grandes cidades, e a movimentação das pessoas em busca de alívio –mesmo que isso signifique enfrentar pelo menos 12km de congestionamento – a Folha quer saber: Como as cidades devem se preparar para as mudanças climáticas? Quais estratégias poderiam ser adotadas para mitigar os efeitos das altas temperaturas? Quais medidas particulares podem ser tomadas para contribuir?

Responda neste formulário. Algumas respostas podem ser publicadas no Painel do Leitor e divulgadas nas redes sociais da Folha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.