Descrição de chapéu Eleições 2022

Doria e Eduardo Leite evitam se atacar e miram Bolsonaro em debate de prévias do PSDB

Junto com Arthur Virgílio, postulantes tucanos baixaram a tensão e falaram em propostas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No último debate antes das prévias presidenciais do PSDB, marcadas para domingo (21), Arthur Virgílio (AM), João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) buscaram demonstrar convergências e atacaram o governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

Depois de um debate tenso na última semana, com críticas e acusações diretas entre os postulantes, o encontro promovido pela CNN, nesta quarta-feira (17), foi morno. Seguiu-se o clima de pacificação iniciado no dia anterior, quando Leite recebeu Doria na sede do governo gaúcho e ambos falaram em união.

Em comum acordo, tucanos buscaram baixar a temperatura após uma escalada de tensão que deixou clara a divisão no partido.

Nos últimos dias, Leite acusou Doria de exercer pressão sobre prefeitos, inclusive usando a máquina do governo, e as campanhas se desentenderam a respeito do app de votação e do adiamento das prévias.

Revelada pela Folha, a principal polêmica do dia —o pedido feito pelo governo Bolsonaro e atendido por Leite para tentar convencer Doria a adiar o início da vacinação contra a Covid-19— não foi explorada no debate pelo governador paulista.

"Fizemos um debate altivo, com sentimento e propostas, sem ressentimentos e sem brigas", resumiu Doria.

"Saí de casa disposto a fazer desta a reunião de conciliação dos candidatos do PSDB", afirmou Virgílio, que critica a troca de farpas entre Leite e Doria.

"Numa prévia, se discorda, bicada de amor não dói. Temos tudo para fazer uma bela unidade e uma bela campanha, uma campanha fraterna", completou o ex-prefeito de Manaus.

O alvo comum do debate passou a ser Bolsonaro, embora Doria, especialmente, também tenha mirado no PT do ex-presidente Lula.

Doria defendeu uma relação respeitosa com o Legislativo e o Judiciário, "coisa que não acontece neste governo". O governador falou ainda de suas reformas da Previdência e administrativa. "O que nos permitiu ter recursos, ao contrário do governo federal que agora quer romper o teto de gastos na marra."

O governador paulista também pregou a defesa de "um jornalismo livre e soberano", o que, para ele, "não é o caso nem do PT e nem do governo Bolsonaro". Afirmou ainda que o PT apenas rebatizou os programas sociais do PSDB.

"Escolhemos o remédio errado para corrigirmos a corrupção do governo Lula. E agora temos a incompetência do governo Bolsonaro. Não podemos escolher o medicamento da corrupção de Lula para extrair Bolsonaro do governo", afirmou Doria.

Na mesma linha, Leite afirmou: "Vamos encontrar, no ano que vem, dois demagogos que são bons de bico, bons de palanque, que infelizmente mobilizam massas na direção errada".

Questionado sobre defender, assim como Bolsonaro, a privatização da Petrobras, Virgílio respondeu: "Eu não defendo a ideia do presidente, porque ele não tem ideia". Pautando o tema da Amazônia no debate, o ex-prefeito de Manaus também disse que "temos um governo que é a favor do desmatamento".

Leite alfinetou Doria em apenas duas ocasiões. Primeiro, ao salientar que o vale-gás, programa social do paulista, é provisório e não atende famílias do Bolsa Família. Doria defendeu seu programa como pioneiro e inovador.

Depois, Leite afirmou que Doria também deve os avanços na educação paulista a governos tucanos anteriores no estado, mencionando especificamente o ex-governador Geraldo Alckmin (de saída do PSDB), que é desafeto de Doria e apoia o gaúcho nas prévias.

Em suas considerações finais, Doria fez acenos a tucanos históricos, como Mário Covas e Franco Montoro, mas não mencionou Alckmin. Ele citou nominalmente também os caciques que o apoiam nas prévias: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e os senadores Mara Gabrilli (SP) e José Serra (SP), que declarou seu apoio público nesta quarta.

Leite também se apresentou como um político "da boa política" e do "diálogo", inclusive com quem pensa diferente –algo que também pode ser lido como uma provocação a Doria, que tem fama de forçar suas vontades. O gaúcho destacou ainda ser diferente por ser jovem e por ser gay.

Doria, por sua vez, também defendeu o diálogo e a democracia. Respondendo a jornalistas, afirmou que poderia, sim, abrir mão da candidatura à Presidência caso outro nome da terceira via tivesse maiores chances na eleição contra Bolsonaro e Lula.

"O nosso sentimento, dos três candidatos que aqui estão, não é o sentimento individualista, não é um projeto pessoal. É um projeto do PSDB e um projeto para o Brasil. Vamos sim nos sentar com outros partidos, outros líderes, e construir uma alternativa que faça frente aos extremismos de Lula e de Bolsonaro", afirmou.

O governador paulista também afirmou que está atrás de Bolsonaro, Lula e Sergio Moro (Podemos) nas pesquisas, apesar de ter o ativo da vacinação no país, porque ainda faltam 11 meses para a eleição.

Virgílio, que não tem chances de vencer as prévias, cobrou dos demais um compromisso de não deixar o PSDB em caso de derrota e um pacto para "desbolsonarizar" o partido. Apenas Leite teve a oportunidade de responder à pergunta.

"Eu assumo esse compromisso. [...] É o meu partido, tenho grande orgulho e é onde eu vou ficar", disse Leite. O governador gaúcho, no entanto, não entrou na questão da bolsonarização da sigla —boa parte dos deputados federais que o apoiam votam a favor do governo federal na Câmara.

Virgílio foi mais enfático ao falar contra a postura da maior parte da bancada do PSDB, que votou a favor da PEC dos Precatórios, proposta do governo Bolsonaro e algo que ele considera um ataque ao Plano Real de FHC.

"Se tem alguém no PSDB que é a favor do Bolsonaro, é óbvio que a gente tem que dizer a ele que tem mil partidos que gostam do Bolsonaro. Eu preferia ter um partido com 12 deputados do que um com 30, sendo 20 e tantos bolsonaristas", disse Virgílio.

O tucano também fez menção implícita ao deputado federal Aécio Neves (MG), afirmando que ele coordena o bolsonarismo da bancada. "Tem o maestro, que não quero citar, porque já tem muito ibope e não quero dar mais nenhum."

Doria também foi questionado sobre a união do partido contar ou não com Aécio, mas evitou responder. "Não cabe a mim fazer avaliações individuais", disse.

De modo geral, os três tucanos concordaram a respeito de preservação da Amazônia, políticas de inclusão para mulheres, respeito à imprensa, implementação de programas sociais para os mais pobres e, sobretudo, da necessidade de controle de gastos públicos e de reformas tributária e administrativa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.