Ipec: Raquel Lyra tem 50% e Marília Arraes, 42%, em PE; brancos e nulos são 4%, e indecisos, 3%

No cálculo dos votos válidos, tucana registra 54% e deputada, 46%, com margem de erro de dois pontos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Raquel Lyra (PSDB) está à frente de Marília Arraes (Solidariedade) na disputa de segundo turno pelo Governo de Pernambuco, de acordo com a primeira pesquisa Ipec divulgada após o primeiro turno, nesta terça (11).

A ex-prefeita de Caruaru tem 50% dos votos totais, contra 42% da deputada federal. Os que pretendem votar em branco ou nulo somam 4%, e os indecisos, 3%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Montagem com o rosto das duas sorrindo
Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (Solidariedade), que disputam o segundo turno em Pernambuco - @Raquel Lyra e @Marília Arraes no Facebook

No cálculo dos votos válidos, Raquel registra 54% e Marília, 46%. A conta exclui os brancos e nulos e é usada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para totalizar o resultado das eleições.

Na pesquisa espontânea, na qual os nomes das duas não são lidos ao entrevistado, a tucana também aparece na frente, com 37% de menções, contra 31% da congressista. Os indecisos, porém, sobem para 23%, os brancos e nulos oscilam para 7% e 2% citam outros nomes.

Marília também tem a maior taxa de rejeição: 32% dizem que não votariam nela de jeito nenhum, enquanto a recusa a Raquel é de 18%.

O Ipec ouviu 2.000 pessoas pessoalmente de domingo (9) até esta terça, em 75 municípios do estado. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-04635/2022.

É a primeira vez que uma mulher vai comandar Pernambuco. Também é a primeira vez desde 2006 que a disputa vai ao segundo turno. No primeiro, Marília Arraes saiu à frente com 23,97% dos votos válidos, contra 20,58% de Raquel Lyra.

As eleições pelo foram marcadas pela morte repentina do marido da tucana, que se afastou temporariamente da campanha após ele sofrer um mal súbito no dia da primeira votação.

As pesquisas eleitorais são um retrato da intenção dos eleitores no momento em que as entrevistas são feitas, e não uma projeção do resultado eleitoral, que só será conhecido no dia do pleito, com a apuração oficial.

Até o instante de apertar o botão na urna, muitas variáveis podem fazer com que as pessoas mudem de posição. Para fazer uma análise mais ampla do cenário eleitoral, o eleitor deve levar em conta o conjunto de questões que os levantamentos abordam.

O Ipec foi criado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou suas atividades no mês anterior porque o acordo de licenciamento da marca terminou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.