Julgamento que pode cassar Moro é marcado para 8 de fevereiro no TRE-PR

Colegiado da corte eleitoral está incompleto até nomeação de novo juiz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

O processo que tramita contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) paranaense foi incluído, nesta quarta-feira (31), pelo presidente da corte, na pauta de julgamentos do dia 8 de fevereiro. A informação é da assessoria do tribunal.

O relator do caso, o juiz Luciano Falavinha, liberou o processo na terça-feira (30), pedindo que fosse a julgamento "na primeira data possível". Na noite da terça, o processo constava no sistema na pauta de julgamento do dia 19 de fevereiro, com data de inclusão naquele mesmo dia.

O TRE-PR troca de comando nesta quinta-feira (1º), com a posse do juiz Sigurd Roberto Bengtsson na presidência, no momento ainda nas mãos do juiz Wellington Emanuel Coimbra de Moura.

A corte não está com seu colegiado completo, condição imposta pelo Código Eleitoral para julgamentos que envolvam possibilidade de cassação do mandato.

O senador e ex-juiz Sergio Moro (União Brasil-PR) em sessão no Senado, em Brasília
O senador e ex-juiz Sergio Moro (União Brasil-PR) em sessão no Senado, em Brasília - Evaristo Sá - 17.out.23/AFP

A nomeação de um novo juiz para a corte regional pode acontecer já na próxima semana.

Uma lista tríplice será analisada pelo plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na próxima quinta-feira, na primeira sessão do colegiado em Brasília após o recesso. Se aprovada, a lista já segue para o presidente da República.

Thiago Paiva dos Santos (indicado pela classe dos advogados) terminou seu mandato no TRE no último dia 23. Seus dois substitutos, José Rodrigo Sade e Roberto Aurichio Junior, também encerram seus mandatos na corte logo na sequência, no dia 27.

Em novembro passado, o Tribunal de Justiça do Paraná já havia definido uma lista tríplice de advogados para preenchimento da vaga de Paiva dos Santos. Foram indicados, além de Sade e Aurichio Junior, a advogada Graciane Aparecida do Valle Lemos.

A relação de nomes seguiu para o TRE e, depois, para o TSE. Mas a decisão final caberá ao presidente Lula (PT) —que foi condenado por Moro em sua época como juiz da Operação Lava Jato.

Resultado de representações movidas pelo PL e pelo PT, a ação judicial aponta principalmente suposto abuso de poder econômico durante a pré-campanha de Moro ligada ao pleito de 2022. Na visão desses partidos, o ex-juiz da Operação Lava Jato teria feito gastos excessivos antes da campanha formal, o que desequilibrou a disputa entre os concorrentes. Moro nega.

Se a Justiça Eleitoral julgar procedente a ação judicial e entender que houve abuso de poder econômico, as consequências seriam a cassação da chapa e a inelegibilidade por oito anos.

Em uma eventual vitória de Moro em Curitiba, tanto PT quanto PL já declararam que tentarão reverter o julgamento em Brasília. A defesa de Moro também vai recorrer se o julgamento for desfavorável a ele. Assim, independentemente do resultado no TRE, o caso cairá nas mãos do TSE.

Na hipótese de Moro sair derrotado na corte regional, contudo, os efeitos da decisão ficam suspensos até deliberação do recurso que seguirá a o TSE.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.