Queijo feito na serra de Carrancas (MG) leva prêmio em concurso mundial

Artesanal Bicas da Serra ganha medalha de bronze no Mondial du Fromage, na França

Marília Miragaia
São Paulo

Maturado durante 30 dias, com casca amarela por fora e textura cremosa no interior, o queijo minas artesanal Bicas da Serra, produzido em Carrancas, em Minas Gerais, ganhou apreço também fora do país.

O produto foi um dos queijos brasileiros premiados no Mondial du Fromage, concurso que avaliou, em junho, 950 queijos de 42 países. A premiação, que existe desde 2013, aconteceu em Tours, no Vale do Loire, região francesa famosa por seus castelos. 

O Brasil participou com cerca de 150 queijos e trouxe para casa 58 medalhas entre super ouro, ouro, prata e bronze (esta última, foi a categoria vencida pelo Bicas da Serra).

A participação do Brasil vem crescendo na feira (em seu primeiro ano, não havia nenhum laticínio brasileiro), e é o estado de Minas aquele mais envia representantes para o evento. 

Produção do queijo Bicas da Serra, na fazenda Santo Antônio de Categeró, em Carrancas (MG)
Produção do queijo Bicas da Serra, na fazenda Santo Antônio de Categeró, em Carrancas (MG) - Divulgação

É também o mais premiado: das 58 medalhas, 50 foram para produtores de Minas Gerais. As oito distinções restantes foram recebidas por São Paulo, Paraíba e Pará. 

“Esses concursos e festivais estão ajudando a alavancar nossos produtos. O queijo minas artesanal vem sendo cada vez mais bem aceito”, afirma José Orlando Ferreira Jr., 57, que produz o Bicas da Serra na fazenda Santo Antônio de Categeró resgatando uma tradição dos avós.

O laticínio, feito de leite cru, é vendido a R$ 60 (a peça) para mercados em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Mesmo com a premiação, ele não prevê, por ora, crescer a produção para não perder em qualidade. Por dia, ele faz 20 peças de queijo durante a época de seca. “Na época das águas”, o número não passa de 30.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.