Queijo feito na serra de Carrancas (MG) leva prêmio em concurso mundial

Artesanal Bicas da Serra ganha medalha de bronze no Mondial du Fromage, na França

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Maturado durante 30 dias, com casca amarela por fora e textura cremosa no interior, o queijo minas artesanal Bicas da Serra, produzido em Carrancas, em Minas Gerais, ganhou apreço também fora do país.

O produto foi um dos queijos brasileiros premiados no Mondial du Fromage, concurso que avaliou, em junho, 950 queijos de 42 países. A premiação, que existe desde 2013, aconteceu em Tours, no Vale do Loire, região francesa famosa por seus castelos. 

O Brasil participou com cerca de 150 queijos e trouxe para casa 58 medalhas entre super ouro, ouro, prata e bronze (esta última, foi a categoria vencida pelo Bicas da Serra).

A participação do Brasil vem crescendo na feira (em seu primeiro ano, não havia nenhum laticínio brasileiro), e é o estado de Minas aquele mais envia representantes para o evento. 

Produção do queijo Bicas da Serra, na fazenda Santo Antônio de Categeró, em Carrancas (MG)
Produção do queijo Bicas da Serra, na fazenda Santo Antônio de Categeró, em Carrancas (MG) - Divulgação

É também o mais premiado: das 58 medalhas, 50 foram para produtores de Minas Gerais. As oito distinções restantes foram recebidas por São Paulo, Paraíba e Pará. 

“Esses concursos e festivais estão ajudando a alavancar nossos produtos. O queijo minas artesanal vem sendo cada vez mais bem aceito”, afirma José Orlando Ferreira Jr., 57, que produz o Bicas da Serra na fazenda Santo Antônio de Categeró resgatando uma tradição dos avós.

O laticínio, feito de leite cru, é vendido a R$ 60 (a peça) para mercados em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Mesmo com a premiação, ele não prevê, por ora, crescer a produção para não perder em qualidade. Por dia, ele faz 20 peças de queijo durante a época de seca. “Na época das águas”, o número não passa de 30.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.