Publicidade
Publicidade
Publicidade

Candidatos do governo são derrotados em oito capitais

Fabio Braga/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 02-10-2016 - O prefeito e candidato a reeleicao Fernando Haddad fala com a imprensaapos o final da apuracao em Sao Paulo (Foto: Fabio Braga/Folhapress, ELEICOES)
Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), fala com a imprensa após a apuração das urnas

O fracasso de grupos políticos que estavam no poder foi uma das marcas da eleição deste domingo (2) em capitais pelo país.

Em 8 das 26 capitais, candidatos de situação foram derrotados já na primeira votação, incluindo em três das cinco maiores.

Veja os resultados das eleições em todo o país

Dos 20 prefeitos que tentavam a reeleição, cinco já estão fora da disputa. Além de Fernando Haddad (PT), em São Paulo, outras derrotas emblemáticas foram as de Gustavo Fruet (PDT), em Curitiba, e de João Alves (DEM), em Aracaju, que fez menos de 10% dos votos válidos.

Na segunda maior cidade do país, o Rio, o primeiro turno também já definiu a vitória de um oposicionista.

O candidato do prefeito Eduardo Paes (PMDB), o peemedebista Pedro Paulo, ficou apenas em terceiro lugar. Candidatos de situação também foram derrotados por larga margem em Belo Horizonte e Goiânia.

Em Porto Alegre, o vice-prefeito Sebastião Melo (PMDB) vai disputar o segundo turno. Em Cuiabá e em Florianópolis, onde os atuais prefeitos decidiram não disputar a reeleição, seus aliados permanecem na disputa.

Oito prefeitos que tentam a reeleição ainda vão disputar o segundo turno em capitais e sete se reelegeram já na primeira votação —todos no Norte e no Nordeste.

A crescente dificuldade dos candidatos governistas contrasta com eleições municipais anteriores.

Em 2008, dos 20 prefeitos que tentaram a reeleição em capitais apenas um acabou não se elegendo —todos chegaram pelo menos ao segundo turno. Há quatro anos, o quadro foi de maior dificuldade: entre oito candidatos à reeleição, quatro se reelegeram —um deles não foi à segunda etapa.

POR PARTIDOS

Dezessete partidos ainda vão disputar o segundo turno em 18 capitais. Principal parceiro do presidente Michel Temer (PMDB) no governo federal, o PSDB vai enfrentar peemedebistas em três dessas cidades: Porto Alegre, Cuiabá e Maceió.

PDT e PSB, que hoje são os partidos que mais detêm essas prefeituras, com cinco cada uma, devem perder a liderança. Os pedetistas reelegeram Carlos Eduardo em Natal e estão na disputa em só duas dessas cidades.

O PSB venceu em Palmas e tem mais três candidaturas no segundo turno.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade