Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

O Palmeiras até parece com Lula

O líder mantém a firmeza do primeiro turno e marcha para vencer o campeonato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A diferença do Palmeiras para Lula está em que o segundo colocado, o Internacional, não se dá ao trabalho de ameaçá-lo com bazófias.

Lula estabeleceu vantagem tão consistente no primeiro turno que pequenas oscilações não põem em risco a vitória final.

Jair Bolsonaro (no centro da imagem) ao lado da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, na partida da equipe contra o Avaí, pelo Campeonato Brasileiro
Jair Bolsonaro (no centro da imagem) ao lado da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, na partida da equipe contra o Avaí, pelo Campeonato Brasileiro - Carla Carniel-23.out.22/Reuters

O Palmeiras aparenta uma pequena queda, empata aqui e ali, mas segue firme como mostrou contra o Avaí, vitória por 3 a 0, com direito a golaço de Dudu.

Não seriam mesmo as sandices de Lisca Doido que haveriam de fazer o líder do Campeonato Brasileiro fraquejar, como não serão as bobagens de Neymar que farão Lula perder.

Nada mais revelador que a declaração do jogador do PSG em live para apoiar a reeleição: "O que me motivou de expor, de lutar, são os valores que o presidente carrega que são bem parecidos comigo, com minha família, com tudo que a gente preza. Então, é a família que a gente preza, o nosso povo, são as nossas crianças".

De fato, são parecidos se assim lhe parece, mas não enaltece, muito ao contrário.

Quais crianças? As meninas venezuelanas também?


Outra diferença entre o virtual campeão e o virtual outra vez presidente da República está nas datas: ainda não é possível afirmar quando o Palmeiras será campeão, ao passo que a vitória final de Lula está marcada para 30 de outubro.

Prova de força


O Corinthians venceu o Santos na Vila Belmiro, na bacia das almas, com gol de Roger Guedes, aos 43 minutos do segundo tempo.

Era para ter perdido.

Porque o Santos fez primeiro tempo melhor ao explorar o luto corintiano pela perda da Copa do Brasil, por mais digna que a derrota tenha sido.

Ao perder Yuri Alberto expulso de campo, ainda no primeiro tempo, exatamente por descontrole emocional, parecia impossível segurar o 0 a 0.

Não só segurou como fez mais ao se aproveitar de expulsão exagerada de um rival e ao alcançar a vitória que praticamente garante vaga na Libertadores.

O desânimo era patente e Guedes admitiu: "Eu principalmente entrei nesse jogo bem desanimado, para falar a verdade, chateado pelo jeito com que perdemos".

Dar a volta por cima deve ser a marca de grandes times.

O Corinthians ensaia poder vir a ser na próxima temporada se conseguir manter do treinador Vítor Pereira aos jogadores emprestados como Yuri Alberto e Maycon.

Desde que possa, é óbvio, e nada indica que poderá com um mínimo de responsabilidade.

Um homem simples


Morreu Waldemar Pires, o presidente da Democracia Corinthiana, aos 88 anos.

Discreto, porém firme, Pires abriu o espaço para e experiência libertária que até hoje é objeto de estudos e curiosidade pelo mundo afora.

Jamais fez questão de chamar para si as glórias do movimento. Ficava satisfeito por ter suportado as pressões que vinham da ditadura brasileira, da oposição reacionária dentro do clube e da imprensa esportiva conservadora.

Pires comandou o Corinthians num tempo em que era mais comum os dirigentes servirem o clube do que se servirem dele.

Aniversário real


O Rei Pelé completou 82 anos de uma vida repleta de emoções, glórias sem fim, de tamanha idolatria que fez dele o brasileiro mais conhecido do planeta.

Hoje resguardado, conhece a paz que prazerosamente perdeu desde que tinha cerca de 16 anos.

Vocacionado para ser ídolo, nunca se queixou do assédio e sempre tratou muito bem quem dele se aproximou.

Vida eterna ao Rei Pelé!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.