Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Damares dará 'dia de princesa' a menina vítima de racismo

Ana Luísa, de nove anos, brincava em um parque quando ouviu mulher dizer que não existe princesa preta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ministra Damares Alves (Família e Direitos Humanos) dará uma festa e fará um “dia de princesa” para uma menina de nove anos que foi vítima de racismo em Anápolis (GO) no começo deste ano. 

A ministra Damares Alves durante solenidade no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira - 25.nov.2019/Folhapress

LIVRE...

A festa ocorrerá na segunda-feira (20), na sede do ministério, e será animada pela banda do Corpo de Bombeiros. 

... ESTOU 

“Ana se deslocará com a família para Brasília e viverá realmente um dia de princesa”, afirma a assessoria da pasta —a menina terá um salão de beleza à disposição para se arrumar. 

CALABOUÇO 

Segundo o ministério, a comemoração surgiu da indignação de Damares com a notícia de que a garota Ana Luísa, menina negra que brincava com uma amiga em um parque, ouviu de uma mulher que “não existe princesa preta”. O evento para a garota será bancado por servidores do ministério.

NA SURDINA 

O ministro Sergio Moro (Justiça) manifestou a aliados políticos que gostou da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, de adiar durante seis meses a entrada em vigor do juiz das garantias. Mas pediu a eles que mantenham a pressão contra a medida, à qual se opõe abertamente.

PRA ONTEM 

O adiamento, com o argumento de estruturar melhor o sistema, foi criticado pelos advogados, favoráveis à novidade. “Direitos e garantias individuais são mais relevantes do que a acomodação da prática judiciária”, diz Hugo Leonardo, presidente do IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa).

FRENTE ÚNICA 

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Smanio, vai coordenar um grupo de trabalho dos chefes dos Ministérios Públicos estaduais que discutirá a aplicação do pacote anticrime na prática.

ORDEM UNIDA 

Os pontos que mais suscitam dúvida são juiz das garantias, acordo de não-persecução penal e homologação de arquivamentos. “O pacote mudou bastante o sistema penal. O Ministério Público vai ter de trabalhar de maneira unificada”, afirma Smanio.


A cantora Luiza Lian e a banda Bixiga 70 apresentam o show “Alumiô” - Adriano Vizoni/Folhapress

NO PALCO

A cantora Luiza Lian e a banda Bixiga 70 apresentam o show “Alumiô” no Sesc Pinheiros, no sábado (18); na foto, ela posa com o produtor musical Charles Tixier e os músicos Cuca, Mauricio Fleury e Cris Scabello, do grupo.


PROTESTO 

Professores universitários consideram o afastamento de cinco pesquisadores da Fundação Casa de Rui Barbosa uma “óbvia arbitrariedade” que “abala os processos de preservação e o estudo dos acervos de um dos principais centros de pesquisa do Brasil”. 

PROTESTO 2 

Os termos constam de uma carta subscrita por mais de 230 docentes de instituições como USP, Unicamp, UFRJ e Uerj contra os afastamentos, ocorridos na semana passada. A presidente da fundação, Letícia Dornelles, diz que a medida foi tomada para otimização administrativa. 

CHOCOLATE

O doceiro paulistano Marcos Souza, 30, tem se dedicado a encomendas com temática política. Recentemente, fez um ovo de Páscoa com um “Jesus da Netflix”, em referência ao especial do Porta dos Fundos. Também já fez bolos com as cores LGBT e a inscrição “Lula livre”.

COM PIMENTA 

Pedido por uma amiga que trabalha na Netflix, o ovo traz Jesus em uma banheira. Sua mão esquerda sustenta no ar um cálice de vinho, enquanto a direita equilibra um tablet com a logomarca da empresa. Na parede do banheiro, um penduricalho traz a hashtag “ele não”

CONSCIÊNCIA 

Críticas chegaram às redes sociais de sua marca, mas Marcos as rebate com tranquilidade: “Não vai ser um ovo de Páscoa que vai fazer Ele não gostar de mim”.

ESTATUETA

A atriz Regina Duarte criticou a indicação de “Democracia em Vertigem” ao Oscar. No Instagram, publicou duas fotos com imagens de atos na avenida Paulista, acompanhadas de frases. “A verdadeira história sobre o impeachment foi feita por milhões de brasileiros nas ruas e Oscar nenhum vai reescrever nossa história”, diz uma delas.

ESTATUETA 2 

“Um Oscar pra você que foi pra rua derrubar o governo mais corrupto da história”, afirma a outra. O post teve mais de 38 mil curtidas.

NOMEAÇÃO 

A delegada aposentada da PF Alessandra Cássia Cardoso é a nova diretora de compliance da Universidade Brasil. Ela foi gestora titular do Sistema Nacional de Armas e Munições e corregedora na superintendência de SP.

LÁ E CÁ 

Lisboa também decidiu apoiar o festival Verão sem Censura, da Prefeitura de SP. A peça inédita “Sem Flores nem Coroa”, que teve seu texto censurado durante a ditadura portuguesa, será encenada na sexta (17), no Teatro São Luiz. 


DE OLHO NA TELA

As atrizes Deborah Secco, Flávia Alessandra e Vitória Strada estão no elenco da novela “Salve-se quem Puder”, da Globo, que teve festa de lançamento na terça (14), no Rio de Janeiro. Os atores Rafael Cardoso e Thiago Fragoso também estão no folhetim.


CURTO-CIRCUITO

A escritora Andréa Gaspar lança o livro “O Inspetor Sopa e o Último Copo”. Nesta sexta (17), às 18h30, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho.

O artista Giuliano Martinuzzo realiza a mostra “Quantas linhas são necessárias para contar uma história?”. Até o dia 2 de fevereiro, na Casa Tegra.

Estreia nesta sexta (17) o espetáculo “Rapte-me Agora”. No Sesc Santo Amaro, às 21h.

FÁBIO ZANINI (interino), com BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.