Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Laboratórios privados registram alta na taxa de teste positivo de Covid

No Fleury, índice de infectados foi de 10,93% para 25,5% em três meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os grupos Hermes Pardini e Fleury, redes de laboratórios privados com atuação nacional, registraram um aumento na quantidade de testes positivos de Covid-19 em outubro.

No Fleury, a taxa de infectados já havia saltado de 10,93% em agosto para 19,64% em setembro. Em outubro, na semana entre os dias 8 e 14, o índice continuou a subir, atingindo o patamar de 33,6%.

Na semana seguinte, do dia 15 ao 21, houve uma pequena diminuição, e a taxa de testes positivos caiu para 25,5%. Segundo a empresa, não houve aumento no volume de teste no período analisado.

Mãos com luvas seguram cotonete e tubo de plástico
Em imagem ilustrativa, profissional de saúde coloca 'swab' de teste de Covid em frasco na Califórnia (EUA) - Patrick T. Fallon/AFP

"Temos notado esse padrão nos últimos dois anos. Cada vez que temos uma mudança no tipo de vírus, notamos um pico de alta nos casos, que dura em torno de um mês e meio. Depois entra em baixa, até aparecer uma outra variante do vírus", explica o infectologista Celso Granato, diretor clínico do Fleury, referindo-se à variante Éris, oficialmente batizada de EG.5.1., um subtitupo da Ômicron.

Já no Hermes Pardini, o índice de pacientes infectados, do dia 1º ao 19 deste mês, ficou em 39,5% —12,9 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período em setembro.

A procura pelo exame cresceu 14,4% no país.

No estado de São Paulo, o total de pessoas que buscaram o exame de diagnóstico do vírus aumentou 96,7% dentro do período analisado. E a a taxa de infectados também cresceu, atingindo a marca de 42,9% em outubro —alta de 22,6 pontos percentuais em relação ao mês anterior.

O Hermes Pardini possui unidades em Minas Gerais e São Paulo e atua em todo o país com mais de 7.000 laboratórios parceiros em todos os estados.

Como mostrou a Folha, mais de 3 em cada 4 (76%) hospitais de São Paulo registraram aumento das internações por Covid nos últimos 15 dias. As internações se referem tanto àquelas em leitos de enfermaria quanto em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Os dados são de um levantamento do SindHosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo), com informações de 81 hospitais da capital e Grande São Paulo até o dia 19 de outubro.

Nas duas últimas semanas, o número de internações por Covid subiu cerca de 5%, um aumento principalmente devido às novas internações em leitos clínicos. Já em relação aos leitos de UTI, 92% dos hospitais ouvidos na pesquisa disseram que houve um aumento similar, de 5%, com o tempo de resolução médio do paciente de até 4 dias.


MENINA SOLTA

A cantora Giulia recebeu convidados para o show de sua turnê "Disco Voador" realizado no Teatro Bradesco, na capital paulista, na semana passada. O comunicador André Marinho, irmão de Giulia, e os empresários Adriana e Paulo Marinho, pais da cantora, estavam lá. A atriz Fernanda Schneider também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.