Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Tática sindicalista de Lula para enfrentar mercado e BC já passa do tom e pode piorar as coisas, dizem aliados

Presidente subiu o tom em seguidas entrevistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O endurecimento de Lula (PT) em relação ao Banco Central e ao mercado financeiro foi visto como necessário por parcela do governo –mas já estaria ultrapassando o tom necessário.

Eduardo Anizelli - 19.jun.2024/Folhapress
Presidente Lula em cerimônia de posse da presidente da Petrobras, Magda Chambriard - Eduardo Anizelli/Folhapress

VOZ ALTA

O presidente estaria adotando uma tática sindicalista para tratar do assunto: falar alto em público para depois sentar à mesa e negociar as melhores conquistas com os menores custos possíveis.

BUMERANGUE

De acordo com integrantes do governo, a tática funciona para disputas entre patrões e empregados —mas, com o mercado financeiro, ela teria que ser ajustada.

BUMERANGUE 2

Isso porque o mercado tem a possibilidade de reagir, especular e deteriorar as condições da economia —enfraquecendo, portanto, a posição do governo.

MICROFONE

Na sexta (28), o dólar fechou em R$ 5,59, e a subida no preço da moeda americana foi creditada não exclusivamente às falas de Lula, mas também a elas.

MICROFONE 2

O mais inteligente seria usar falas mais suaves que acalmassem o mercado —mas sem ceder, na prática, no que considera essencial. Ou seja, o presidente não deveria repetir o tempo todo que não vai fazer nada do que o mercado financeiro quer.

MICROFONE 3

Os críticos internos das falas recentes de Lula, no entanto, reconhecem a dificuldade de ele fazer isso em entrevistas, que são vistas não apenas pelo mercado, mas pelo público geral, para o qual o presidente também precisa passar as suas mensagens.

RECEITA

O presidente tem repetido que não vai ceder em pontos centrais de sua política econômica e social, rechaçando de forma peremptória alterações no cálculo de reajuste do salário mínimo, das aposentadorias, do BPC e nas vinculações do piso de educação e saúde ao crescimento da receita.


DE VOLTA PRA CASA

Uma mulher está de pé em uma área pavimentada ao ar livre, com uma montanha ao fundo. Ela está vestindo uma camisa branca de mangas compridas e calças largas de cor clara, com as mãos nos bolsos. Ela segura um par de óculos de sol em uma das mãos. Atrás dela, há uma área gramada e várias árvores, com um céu azul e algumas nuvens brancas
A atriz Malu Mader como Aurora em "Renascer" - Fabio Rocha/TV Globo/Divulgação

A atriz Malu Mader posou caracterizada como Aurora, personagem que vai se envolver com José Inocêncio (Marcos Palmeira) nos próximos capítulos de "Renascer". A participação na trama marca o retorno da artista às novelas da Globo após seis anos. Malu enumera alguns fatores que pesaram para a sua volta aos folhetins, como o fato de se tratar de um remake de uma história assinada por Benedito Ruy Barbosa. "Achava que era uma falha da minha trajetória nunca ter feito uma novela dele e agora surgiu a oportunidade através da adaptação do Bruno Luperi [neto do autor]", diz.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.