Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Embraer acata recomendações do Ministério Público após denúncia de assédio eleitoral

Empresa se comprometeu a garantir a liberdade de voto de seus funcionários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Embraer acatou nesta quinta-feira (27) recomendações do MPT (Ministério Público do Trabalho) após ter sido alvo de denúncias de assédio eleitoral.

Pelo termo, a empresa se compromete a garantir "o direito fundamental à livre orientação política" e dar ciência em um prazo de até 24h a todos os gerentes, supervisores, diretores e quem quer que tenha subordinados que não podem exercer qualquer tipo de pressão, ameaça ou intimidação para que os empregados votem em determinado candidato.

Especial Privatizacao. Imagens da Embraer. Foto: Claudio Capucho/Divulgacao/Embraer

A Embraer também foi intimada a apresentar em até 48h a partir da notificação a escala de trabalho do dia 30 de outubro, com o nome dos trabalhadores escalados, se houver, e a comprovação dos horários de dispensa para votarem.

Embora sejam apenas recomendações, o Ministério Público alerta que irá fiscalizar o cumprimento e caso constate omissão, adotará as medidas administrativas e judiciais cabíveis.

O documento é assinado pela procuradora do trabalho Mayla Mey Friedriszik Octaviano Simon Venâncio.

A denúncia foi feita na última terça-feira (25) e, pelo relato, o episódio aconteceu no centro de entregas de aeronaves na unidade de São José dos Campos (SP).

De acordo com informações relatadas ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, ocupantes de cargos de chefia teriam submetido funcionários desse setor a situações de assédio eleitoral, com ameaças de demissão caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhe as eleições.

Por meio de sua assessoria, a Embraer informou que já está veiculando em seus canais internos de comunicação mensagens em favor da liberdade política.

"A Embraer defende o pleno exercício da democracia, respeita as diferentes opiniões e é contra qualquer forma de discriminação, seja de etnia, raça, gênero, religião ou político-partidária, conforme já explicitado em seu Código de Ética e Conduta", pontua a empresa.

Nesta quarta-feira (26), a juíza Ana Letícia Moreira Rick, do TRT-12 (Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região), celebrou um acordo nesta quarta-feira (26) com o estaleiro Schaefer Yachts, no valor de R$ 300 mil, após denúncia de assédio eleitoral.

De acordo com o relato, Márcio Schaefer, dono da fabricante de lanchas e iates, reuniu em 30 de setembro os funcionários da empresa em Florianópolis e Palhoça, em Santa Catarina, e afirmou que caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fosse eleito, a empresa poderia passar por uma crise e demitir funcionários. Afirmou que Lula era a contra a família e questionou o motivo de votarem em "ladrão".

Devido ao grande número de denúncias nas eleições de 2022, presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), acertou com líderes partidários nesta terça-feira (25) a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar casos de assédio eleitoral supostamente praticados por empresários e gestores públicos em favor do presidente Jair Bolsonaro (PL).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.