Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Brics China Rússia

Brasil atuou para que Rússia e China não vetassem envio de policiais quenianos ao Haiti

Países acabaram se abstendo de votação de resolução no Conselho de Segurança da ONU

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil, que iniciou seu período na presidência do Conselho de Segurança da ONU neste mês, fez intenso trabalho junto a Rússia e China para que não vetassem a resolução que permitiu o envio de policiais quenianos para o Haiti.

Ambos acabaram se abstendo. Segundo o Itamaraty, as boas relações construídas com os dois países em fóruns como Brics ajudaram a facilitar a intermediação.

Protesto na frente do prédio da ONU em Nova York pede justiça após assassinato do presidente Jovenel Moïse
Protesto na frente do prédio da ONU em Nova York pede justiça após assassinato do presidente Jovenel Moïse - Diane Desobeau/AFP

Os dois países discordavam da proposta apresentada por Estados Unidos e Equador para que o conselho aprovasse missão multinacional liderada pelo Quênia para ajudar a Polícia Nacional Haitiana.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, queria que a missão não contasse com os capacetes azuis, mas tivesse o endosso da organização.

Houve divergência, no entanto, quanto à possibilidade de que fosse inserida dentro do guarda-chuva do Capítulo 7 da Carta da ONU, comumente usado em casos de missão de paz e que libera o uso da força, sob o aval do conselho, quando for necessário para "restabelecer a paz e a segurança internacionais".

Rússia e China defendiam que a ONU apenas endossasse o envio da missão, sem maiores comprometimentos como os previstos nos artigos desse capítulo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.