Tatiana Prazeres

Executiva na área de relações internacionais e comércio exterior, trabalhou na China entre 2019 e 2021

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tatiana Prazeres
Descrição de chapéu China

Xi Jinping será perseguido por três riscos em seu terceiro mandato na China

Guerras, crescimento baixo e culto à personalidade são desafios maiores do que os já enfrentados pelo líder do regime

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em seu provável terceiro mandato, Xi Jinping poderá ter de encarar desafios maiores do que os já enfrentados nos seus dez anos no comando da China. Três riscos importantes o acompanharão nos próximos anos.

A guerra é um risco de probabilidade menor, mas impacto brutal. Pequim claramente se prepara para um conflito em torno de Taiwan mesmo que não pretenda dar início a ele —inclusive porque, hoje, o desfecho de um potencial conflito é incerto. O certo, sim, é que jovens chineses estão cada vez mais convencidos de que ainda viverão uma guerra. E, mesmo que não ocorra um conflito a curto prazo, tensões geopolíticas seguramente crescerão nos próximos anos, representando por si só riscos importantes para Xi.

O líder Xi Jinping se curva para cumprimentar delegados do 20º Congresso do Partido Comunista Chinês, em Pequim - Noel Celis - 16.out.22/AFP

O segundo vem da área econômica e está associado às repercussões, para o líder, de uma trajetória de crescimento mais baixo. Nos últimos 40 anos, os chineses se acostumaram, geração após geração, a que seus filhos tivessem uma vida materialmente melhor. O patamar do crescimento menor é uma novidade que impacta a sociedade e a economia. Afeta ambições não apenas do país, mas dos indivíduos.

Como se ouvia à boca pequena entre estrangeiros em Pequim, o modelo político chinês ainda não foi testado num ambiente de crescimento econômico baixo.

O terceiro risco é de política interna e se relaciona à supervalorização da figura do líder, o que é acompanhado do aumento do nacionalismo e do enaltecimento da ideologia. Lembro que me impressionou a notícia, em 2019, de que um aplicativo sobre Xi Jinping teria sido, num dado momento, o app mais baixado de toda a China e contaria com mais de 100 milhões de usuários ativos. Não faltam observadores a lembrar os riscos do culto à personalidade, o que se revelou desastroso ao final da era Mao.

Esses três riscos —na geopolítica, na economia e na política interna— se retroalimentam. No discurso de quase duas horas de Xi na abertura do Congresso do PC em curso, expressões normalmente associadas à economia, como "desenvolvimento", "reforma", "mercado" —e mesmo "economia" em si—, foram muito menos recorrentes do que nas falas dos congressos anteriores, de cinco e dez anos atrás, aponta a plataforma China Neican.

Por outro lado, o léxico político-ideológico ganhou espaço, com palavras como "história", "marxismo", "autoconfiança" e "ideologia" sendo mais citadas do que no passado. "Ciência e tecnologia" foram mencionadas impressionantes 44 vezes no discurso deste ano —mas no pano de fundo estão, cada vez mais, preocupações com autossuficiência e segurança nacional. As referências a "segurança", aliás, triplicaram em 2022 em comparação com 2012.

No espectro das possibilidades, há evidentemente o cenário em que Xi mitiga riscos e maximiza oportunidades. Nesse cenário de limonada a partir de limões, nacionalismo, tensões geopolíticas e ameaças externas contribuem para consolidar o apoio popular a uma autoridade forte, que seria competente o bastante para retribuir na forma de entregas para a sociedade.

Esses resultados, no entanto, teriam menos foco no crescimento econômico, inclusive porque os números exuberantes do passado não são mais possíveis, e passariam a estar mais voltados à garantia da estabilidade e da segurança, também porque o ambiente externo favorece esse ajuste de prioridades.

Os próximos anos colocarão à prova a capacidade de Xi lidar com riscos crescentes. A resposta do atual dirigente ao desafio está no aumento da própria autoridade. Há uns anos, ao refletir sobre as razões da queda do império soviético, ele concluiu que, com frequência, a derrocada de grandes potências ocorre por causa de líderes fracos. Xi não pretende entrar para a história como um deles.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.