Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu
Tostão

Real Madrid tentará sufocar o PSG desde o início na Champions

No fim de semana, pelo Espanhol, time de Ancelotti ensaiou o que pretende fazer nesta quarta (9)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Segundo um especialista, não é impossível acontecer uma terceira guerra mundial. Seria uma catástrofe. Estou preocupado. A imbecilidade humana e a violência não têm limites. Albert Einstein teria dito, durante a Segunda Guerra Mundial, que a terceira seria nuclear e que a quarta seria por pedras. Lembro de minha juventude, quando li e fiquei impressionado com uma teoria de que o mundo já teve outras civilizações mais desenvolvidas e que foram destruídas.

Fora a violência e a ambição totalitária de Putin, é um absurdo o cancelamento, o boicote, em todo o mundo, a grandes artistas e escritores russos, como Dostoiévski. Parece a queima de livros feita pelos nazistas. Os atletas russos deveriam ser proibidos de competir? Recomendo a leitura de dois excelentes textos, publicados na Folha, no último sábado (5), dos colunistas João Pereira Coutinho e Marina Izidro.

Ainda bem que existe futebol neste período de guerra e de dois anos de pandemia. Esta quarta (9) é dia do Fluminense na Libertadores, contra o Olimpia, do Paraguai. O Flu se reforçou com ótimas e pontuais contratações, como o goleiro Fábio, Felipe Melo, Willian e Arias.

Também é dia de clássico mundial, entre Real Madrid e PSG. Sou um privilegiado, pois atuei em uma das melhores equipes da história, a Seleção de 1970, ao lado do eterno Rei Pelé, e vi, no Maracanã, um dos maiores jogos de futebol de todos os tempos, entre o Santos de Pelé, Coutinho e Zito, e o Botafogo, com Garrincha, Didi e Nilton Santos, entre outros.

No fim de semana, contra a Real Sociedad, pelo Campeonato Espanhol, o Real Madrid ensaiou o que pretende fazer contra o PSG, pressionar desde o início e sufocar o time francês, o mesmo que fez o PSG na primeira partida. Até o gol da Real Sociedad, no início da partida, serviu de ensaio, pois o Real Madrid teve de virar o jogo, como vai tentar fazer contra o PSG, já que o time francês entra em campo com um gol de vantagem.

Casemiro se estranha com Paredes no jogo de ida das oitavas de final da Champions
Casemiro se estranha com Paredes no jogo de ida das oitavas de final da Champions - Alain Joacrd - 15.fev.2022AFP

No domingo (6), a goleada por 4 a 1 do Manchester City sobre o Manchester United, pelo Campeonato Inglês, foi um confronto entre o futebol do City, do presente e do futuro, contra o do United, o do passado. Não me refiro aos períodos de 1960 e de 1970, mas às últimas décadas, antes de surgir o Barcelona de Guardiola, que revolucionou o futebol.

Enquanto o City, como é habitual, deslizava em campo, um balé coletivo, com belos movimentos corporais, com uma habilidade artística, de uma mistura de técnica e inventividade, o Manchester United jogava um futebol repetitivo, amarrado, previsível, com estocadas isoladas, à espera de um gol salvador, muito parecido com o futebol que se jogou no Brasil nas últimas décadas e que, nos últimos anos, começou a mudar.

Individualmente, City e United têm pouca ou nenhuma diferença de qualidade. O City não tem um Mbappé, um Neymar, um Messi, mas tem um excepcional meio-campista, De Bruyne, e o melhor jogo coletivo do mundo, sem ter um artilheiro único. Todos marcam gols. Será que, brevemente, essa será também mais uma evolução do futebol, entre tantas que têm acontecido?

Se o Manchester City não ganhar a Liga dos Campeões, o que não será surpresa, pois há outras grandes equipes candidatas ao título, muitos dirão que o time não é objetivo. Nelson Rodrigues chamaria os críticos de "idiotas da objetividade".

A vitória deve ser bastante comemorada, valorizada, mas o sucesso, o fascínio histórico de uma equipe, só ocorre quando ela encanta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.