Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Preço de livros sobe acima da inflação, mas editoras não veem tendência de alta

Presidente do sindicato de editores diz que momento é de recomposição dos 'aumentos brutais' no papel e outros insumos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em um momento no qual a discussão sobre o valor do livro volta à toda, chama atenção na última pesquisa de mercado divulgada pela Nielsen que o preço médio das obras tenha crescido acima da inflação no acumulado do ano, comparando com o mesmo período de 2022. A alta foi de 4,95%.

Segundo Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, o movimento é uma fotografia pontual da recomposição de preços depois de anos em que a indústria sofreu com "aumentos brutais no papel e outros insumos de logística", por exemplo a gasolina.

Ele não projeta uma curva ascendente nos preços, até porque as matérias-primas pararam de encarecer. "Tenho certeza de que os preços não vão seguir aumentando de forma abusiva, porque nunca é objetivo da editora cobrar o máximo, mas que o livro venda o máximo", diz o editor.

O reajuste nos preços explica também como a indústria conseguiu ter um bom crescimento na receita acumulada do ano enquanto a quantidade e variedade de livros vendidos foi menor. Cid aponta a nova autobiografia de Rita Lee, aliás, como uma das salvadoras da lavoura.

O varejo tem oferecido menos descontos recentemente, o que o editor atribui também a uma reacomodação do mercado depois de anos distorcidos pela pandemia.

menino negro sentado no chão da selva, rodeado por urso preto e tigre em cima de galho, numa pintura com fundo amarelo
Ilustração de Julia Debasse para a capa de ‘Mogli’, clássico de Rudyard Kipling conhecido em outras edições como ‘O Livro da Selva’, na versão da Antofágica - Divulgação

ENSINAI-ME, Ó PAIGilberto Gil será a principal estrela da Convenção Nacional de Livrarias que acontece em 30 e 31 de agosto na sede da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. Ele vai encerrar o primeiro dia de evento numa conversa com sua mulher, Flora. Desde que se sentou na cadeira da ABL, o compositor tem se engajado mais em eventos literários —este, bem voltado a profissionais do mercado, também terá os imortais Ignácio de Loyola Brandão e Rosiska Darcy de Oliveira.

PAI E MÃE A Ímã Editorial, que tem investido no resgate de autoras como a americana Nella Larsen, prepara uma publicação com boa dose de ineditismo. É uma antologia de Alice Bradley Sheldon, que revolucionou a ficção científica nos anos 1970 —sob o pseudônimo de James Tiptree Jr. A escritora, que era major da Aeronáutica e fascinou Ursula K. Le Guin, nunca saiu aqui com seu nome verdadeiro. A partir do próximo mês, começa a circular "Mulheres que os Homens Não Veem", uma coletânea com três de suas principais histórias.

CÉREBRO ELETRÔNICO Falando em ficção científica, a casa mais conhecida do gênero no Brasil, a Aleph, lança de uma vez só em setembro a trilogia da americana Ann Leckie que começa com "Justiça Ancilar", vencedor dos prêmios Nebula e Arthur C. Clarke em 2014. É a história de um povo que viaja numa nave espacial controlada por uma inteligência artificial —que é, aliás, quem narra a história.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.