Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros quadrinhos

Joe Sacco e Marjane Satrapi voltam a lançar quadrinhos inéditos até junho

Dois dos maiores revolucionários das graphic novels publicam seus trabalhos recentes no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dois autores que revolucionaram a arte dos quadrinhos voltam a publicar obras inéditas no Brasil neste semestre.

Joe Sacco, maior nome do jornalismo feito em quadrinhos —por exemplo, com duas obras que seguem mais quentes que nunca, "Palestina" e "Notas sobre Gaza"—, lança em maio "Pagar a Terra".

ilustração bicolor de pessoas indígenas em meio à natureza nos Estados Unidos
Detalhe da capa de 'Pagar a Terra', novo livro do quadrinista Joe Sacco - Divulgação

A obra publicada originalmente em 2020 relata a resistência do povo indígena Dene, do noroeste do Canadá, à exploração da terra onde vivem por empresas interessadas na mineração de gás e petróleo.

É um embate entre a preservação da natureza e a ganância da civilização moderna numa região da América do Norte que ecoa o recente "Assassinos da Lua das Flores", filme de Martin Scorsese.

E em junho é a vez da volta da iraniana Marjane Satrapi a uma obra de quadrinhos depois de mais de duas décadas.

A autora do best-seller autobiográfico "Persépolis" decidiu se engajar novamente num projeto de livro após a morte de Mahsa Amini, garota de 22 anos que foi espancada pelo uso incorreto do hijab.

O resultado é "Mulher, Vida, Liberdade", uma obra criada em coletivo com diversos artistas e intelectuais para denunciar o caso ao mundo. O livro sai em junho pela Quadrinhos na Cia., mesma editora de Sacco.

FORMAS DE... O escritor chileno Alejandro Zambra vem ao Brasil no começo de maio. Ele é a maior estrela do Festival Serrote, organizado pelo Instituto Moreira Salles em São Paulo, onde fará palestras nos dias 3 e 4 de maio. Ali ele se concentrará em "Um Conto de Natal", texto que será publicado na próxima edição da revista homônima ao evento, que terá ainda participação dos pesquisadores Fernanda Silva e Sousa e Mário Medeiros e da roteirista Triscila Oliveira, colaboradora da Folha.

...VOLTAR PARA CASA Já no dia 6 de maio, Zambra divulga seu novo livro "Literatura Infantil", um híbrido de ficção e autobiografia baseado na experiência da paternidade. Será na Livraria Megafauna, numa conversa com o editor Emilio Fraia.

LITERATURA... A editora Nós adiciona ao seu catálogo projetos de longo prazo de dois grandes autores lusófonos. O mineiro Silviano Santiago começa em julho a publicar sua crítica comparada de Machado de Assis e Marcel Proust, em três volumes chamados "O Grande Relógio - A que Horas o Mundo Começa", um experimento chamado por ele de "crítica em folhetim".

...NOS TRÓPICOS E o português Gonçalo M. Tavares inaugura em maio a série "O Bairro", com histórias protagonizadas por homônimos de grandes escritores, começando por "O Senhor Calvino" e "O Senhor Walser". Serão 11 volumes, a ser editados em quatro anos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.