Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Âyiné reformula todo seu projeto e deixa de lado livros com título na contracapa

Editora de raízes ítalo-brasileiras investe ao longo do ano em Joseph Brodsky, Giorgio Agamben e Odorico Leal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A editora Âyiné, que goza de prestígio no mercado apesar de seu curto tempo de estrada, prepara uma grande reformulação gráfica. Até o logo vai ser outro.

O editor Pedro Fonseca conta que, entre as principais mudanças, está o abandono de uma das marcas distintivas da principal coleção da casa, Das Andere —obras com a capa inteira tomada por uma ilustração, com título e nome do autor só lá atrás, na contracapa.

"Ficou um pouco maneirístico, atrapalhava alguns autores, virou a 'editora da capa com título atrás'", comenta o fundador em telefonema da Itália, onde mora.

Novo logo apresenta a identidade visual reformulada da editora Âyiné
Novo logo apresenta a identidade visual reformulada da editora Âyiné - Marco Zürcher/Divulgação

É de lá que vem outro traço essencial da Âyiné —e este seguirá firme e forte—, a aposta em dividir o catálogo em coleções, como livros que combinam bem na mesma estante. Agora, na ampla reorganização promovida com o designer suíço Marco Zürcher, elas terão uma unidade gráfica mais azeitada.

São sete coleções em atividade hoje, incluindo a Arco, primeira investida da editora em literatura contemporânea brasileira, capitaneada por Sofia Mariutti.

A próxima aposta dela, aliás, é "Nostalgias Canibais", estreia na ficção do tradutor piauiense Odorico Leal, uma coletânea de novelas e contos que abre com uma apetitosa releitura de "Macunaíma". Em seguida, ela deve publicar o próximo livro de Prisca Agustoni, vencedora recente do Oceanos.

Já Fonseca ressalta o surgimento de outra coleção, "Biblioteca Científica", centrada em livros próximos à filosofia, começando com o italiano Giorgio Agamben e seu recente "Filosofia Primeira, Filosofia Última".

Mas o livro que é seu xodó —e que inaugurará o novo projeto, em maio— sairá independente de coleções: "Marca d'Água", do russo Joseph Brodsky, Nobel de Literatura que viajou o mundo e registra nesta publicação sua experiência em Veneza, terra de Fonseca.

desenho de homem idoso em varanda de braços cruzados
'Uma Estrela Tranquila', de Pietro Scarnera, é uma delicada biografia em quadrinhos do escritor e químico italiano Primo Levi, que chega pela WMF Martins Fontes - Pietro Scarnera/Divulgação

ROENDO AS UNHAS A Companhia das Letras já assegurou a publicação de um dos livros mais badalados do momento: "The Anxious Generation", ou "a geração ansiosa", em que o psicólogo Jonathan Haidt discute o que chama de "epidemia de doenças mentais" em crianças e jovens causada pelas mudanças de comportamento da última década. O livro deve chegar aqui em setembro —segure a ansiedade.

CORAÇÃO QUE CHORA E RI Maryse Condé, escritora caribenha morta na semana passada, vinha passando por um bom momento no mercado brasileiro, que não deve arrefecer. A Rosa dos Tempos, que já publicou três livros da autora, trará ainda este ano o romance "Victoire, les Saveurs et les Mots" (ou "vitória, sabores e palavras"). Nos próximos, terá "La Vie sans Fards" (a vida sem rodeios) e "En Attendant la Montée des Eaux" (aguardando a subida das águas). Ela ainda é publicada pela editora Bazar do Tempo.

RIO DE LETRAS A primeira edição da Flipetrópolis, projeto de Afonso Borges que traz debates literários à serra fluminense, começa em 1º de maio com presença da ruandesa Scholastique Mukasonga, autora de "Nossa Senhora do Nilo", e segue até o domingo, dia 5, com expoentes da literatura brasileira como Jeferson Tenório, Carla Madeira, Conceição Evaristo e Ana Maria Machado —estas duas, homenageadas da edição.

INFORMÁTICA O educador Fernando Giannini se soma à ampla bibliografia sobre IA no mercado com "ChatGPT - Modos de Pensar as Relações com as Inteligências Artificiais", com reflexões baseadas na sua exposição prolongada à máquina.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.