Noma, considerado um dos melhores restaurante do mundo, vai fechar as portas

No topo da lista do 50 Best em 2010, 2011, 2012 e 2014, casa irá se transformar em uma espécie de laboratório de comida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Noma, restaurante de Copenhague que esteve diversas vezes no topo da lista dos melhores do mundo, vai fechar as portas depois de duas décadas. Com suas três estrelas Michelin, a casa explora ingredientes locais e o mundo natural, servindo atualmente coração de rena grelhado sobre uma cama de pinho.

Bjarke Ingels Group projetou um conjunto de edificações como a nova casa do Noma, um dos restaurantes mais aclamados do mundo, situado entre dois lagos dentro da comunidade de Christiania em Copenhague, o tempo médio de espera para uma mesa no estabelecimento comandado pelo chef René Redzepi é de três meses. Credito Rasmus Hjortshoj / ArchDaily

René Redzepi, tido como o chefe mais influente de sua geração e criador do Noma, disse ao The New York Times que o restaurante não terá mais serviço regular a partir do final de 2024. Em seu tempo integral, ele será um laboratório de comida, onde novos pratos e produtos serão criados para a loja virtual do Noma.

Desde de sua abertura, o restaurante procura sempre inovar, com equipes em busca de novas receitas, outras especializadas em fermentação, além de terem pesquisadores, jardineiros e coletores.

Toda esse jornada levou o Noma a ser considerado o melhor do mundo pela renomada lista 50 Best em 2010, 2011, 2012 e 2014.

Ainda que o restaurante continue operando em outros termos, a notícia não agrada aos fãs de gastronomia, que chegam a pagar U$ 500 –um pouco mais de R$ 2.600 na cotação atual– por pessoas pelo menu de degustação com vários pratos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.