Aprenda a fazer o frango à coroação, servido no banquete da rainha Elizabeth

Para acompanhar cerimônia de Charles 3º, conheça a receita que foi popularizada pela mãe dele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Melissa Clark
The New York Times

Não importa qual seja sua opinião sobre a quiche do rei Charles 3º e da rainha Camilla, parece improvável que ele ofusque o mais famoso dos pratos de coroação: o frango à coroação.

Criado para a cerimônia da rainha Elizabeth 2ª em 1953, o prato, elegante e de sabor delicado, mudou um pouco desde então, assim como o Reino Unido.

Coronation chicken salad
Frango à coroação - NYT

Originalmente um exemplo aristocrático da culinária francesa clássica, o prato foi democratizado na forma de uma salada de frango fácil de preparar para um jantar caseiro.

Apesar de ser extremamente popular no Reino Unido como recheio de sanduíches e cobertura para batatas assadas, este prato de tonalidade amarelada e repleto de passas seria irreconhecível para qualquer um dos 350 dignitários que consumiram seu predecessor monárquico.

O original, desenvolvido na escola de culinária Le Cordon Bleu em Londres, levava o nome de "poulet Reine Elizabeth" (na tradução, frango à Elizabeth). O prato frio consistia de frango escalfado com um molho rosado de vinho tinto, maionese, creme de leite batido, purê de damasco e um leve toque de curry em pó, e foi servido acompanhado por uma salada de arroz com ervilhas aos convidados de honra da rainha no banquete de coroação (ainda que provavelmente ela mesma tenha comido outra coisa).

Sejal Sukhadwala, jornalista gastronômica radicada em Londres e autora do livro "The Philosophy of Curry", descreve o prato como tendo sido moldado pela culinária francesa mas com um aceno à Índia colonial, inspirado no frango à jubileu criado em 1935 para o rei George 5º —que, como sua avó, a rainha Vitória, tinha uma quedinha por curry.

"O curry em pó no frango à coroação foi provavelmente um reconhecimento da influência do império e um tributo aos dois monarcas anteriores, que gostavam de curry", disse Sukhadwala via email.

Com o passar dos anos, a receita se tornou mais acessível para os cozinheiros domésticos britânicos. A redução em vinho tinto, creme de leite batido, maionese caseira e purê de damasco foram excluídos, e a maionese industrializada, passas douradas, fatias de amêndoas e chutney de manga, produtos de despensa que podem ser rapidamente misturados em uma tigela, foram adicionados.

E a pitada de curry em pó do original foi expandida para uma dose de diversas colheres de sopa, o que confere à mistura um tom vívido –e segundo alguns, exagerado– de amarelo.

Na década de 1980, a salada de frango à coroação era onipresente no Reino Unido, e estava disponível em sanduíches servidos nas lojas da Marks & Spencer e em cardápios de festas caseiras.

Essa ascensão vertiginosa foi alimentada pelo que o jornalista gastronômico britânico Gurdeep Loyal, autor de "Mother Tongue: Flavours of a Second Generation", define como um renascimento da nostalgia pelo Raj (o período de domínio britânico sobre a Índia) que surgiu com a chegada de Margaret Thatcher ao posto de primeira-ministra.

O frango à coroação "pretende evocar os pavões e os rubis, a grandeza e o tempero das dinastias monárquicas indianas, mas sem realmente oferecer sabores fortes", disse Loyal.

Ele é fã do prato, porém. A sua versão, que utiliza um complexo masala do Punjab com cardamomo preto e verde, "ajwain", funcho e tamarindo, faz alusão à adorada versão de sua infância na década de 1980, ao mesmo tempo em que celebra a identidade de Loyal como britânico de origem indiana na segunda geração.

"Estou reafirmando o lado indiano da receita", ele disse.

Ainda assim, a versão da década de 1980 é deliciosa e fácil de fazer. O segredo é escolher os ingredientes com cuidado. Comece com frango cozido que já tenha muito sabor, quer preparado em casa, quer comprado já assado.

Encontre uma marca de chutney de manga que seja complexa e não doce demais. Utilize uma maionese boa e picante, de preferência caseira. E —se conseguir encontrá-la— adicione pasta de curry em vidro, e não em pó, que, a depender da marca, pode ter um sabor mais pronunciado e cru.

O resultado é um prato popular, mas digno de um rei. Algo que seria difícil de dizer sobre a quiche.

SALADA DE FRANGO À COROAÇÃO

Rendimento: quatro a seis porções
Tempo total: 90 minutos

Ingredientes para o frango

  • De 1,6 a 1,8 quilos de frango com osso (só peito ou uma mistura de outros cortes)
  • Uma colher (sopa) de sal marinho fino ou de mesa, ou mais, a gosto
  • Uma colher (chá) de pimenta-do-reino em grão
  • Uma folha de louro
  • Uma cebola
  • Um bastão de canela

Ingredientes para a salada

  • Meia xícara de maionese, de preferência caseira, e mais se necessário
  • Meia xícara de iogurte grego natural, creme azedo ou crème fraîche
  • Três colheres de sopa de chutney de manga e mais a gosto
  • Uma colher (sopa) de pasta ou pó de curry (por exemplo, curry de Madras) e mais, a gosto
  • 1/3 de xícara (chá) de damascos secos cortados em cubos, ou passas douradas
  • 3 colheres (sopa) de suco de limão ou limão-siciliano, ou mais, a gosto
  • ½ xícara de amêndoas fatiadas, torradas
  • ¼ de xícara de coentro picado, usando folhas e caules macios, ou cebolinhas
  • Sal marinho fino ou de mesa, e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto

Modo de fazer

  • Em uma panela grande ou em uma panela de sopa, misture o frango, o sal, os grãos de pimenta, a folha de louro, a cebola e a canela.
  • Adicione água suficiente para cobrir tudo com 2,5 cm de diferença e deixe ferver em fogo médio-baixo.
  • Deixe cozinhar em fogo brando até o frango estar cozido, cerca de 45 minutos a 1 hora. Deixe o frango esfriar no caldo.
  • Transfira o frango já frio para uma tábua de cortar, reservando o caldo para outra utilização.
  • Retire a carne dos ossos, descartando a pele, e desfie ou corte a carne em pedaços pequenos.
  • Em uma tigela grande, misture a maionese, o iogurte, o chutney, a pasta ou pó de curry, os damascos secos ou passas e o suco de limão ou limão-siciliano, misturando bem.
  • Junte o frango, as amêndoas, o coentro ou cebolinha e um pouco mais de maionese, se a mistura parecer seca.
  • Prove e adicione mais pasta ou pó de curry (a quantidade pode até dobrar; os sabores das pastas e dos pós de curry variam muito). Adicione mais chutney, suco de limão, sal e pimenta, conforme necessário.
  • Para obter o melhor sabor, deixe a mistura repousar durante pelo menos 30 minutos antes de servir. O prato dura até três dias na geladeira

The New York Times, tradução de Paulo Migliacci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.