Receita de bolo super 'chocolatudo' fica pronta em só uma hora

Preparo, que rende de 6 a 8 porções, tem lista simples de ingredientes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Yossy Arefi
The New York Times

Este bolo super chocolatudo é de tirar o fôlego. Ele cresce alto no forno e depois dá uma murchadinha de volta, criando uma parte superior crocante e um centro fofo e úmido.

A lista de ingredientes é simples, mas os ovos ajudam a tornar este bolo especial, incluindo as gemas de ovos batidas, junto com uma generosa quantidade de manteiga e chocolate. Sirva fatias simples, com sorvete ou um pouco de chantili. Para dar um sabor mais profundo, escolha um chocolate com cerca de 70% de cacau.

Bolo de suflê de chocolate. Cubra as fatias com pedaços de chantili levemente adoçado ou bolas de sorvete. Comida estilizada por Yossy Arefi.
Bolo de suflê de chocolate. Cubra as fatias com pedaços de chantili levemente adoçado ou bolas de sorvete. Comida estilizada por Yossy Arefi. - Mark Weinberg/The New York Times

Rendimento: Um bolo de 22,8 cm (6 a 8 porções)
Tempo total: 1 hora, mais o tempo de resfriamento

Ingredientes

  • ¾ xícara (170 g) de manteiga sem sal, cortada em pedaços, e mais para untar a forma
  • 2 xícaras (300 g) de chocolate amargo finamente picado (não gotas), preferencialmente com cerca de 70% de cacau
  • 1 xícara (200 g) de açúcar granulado
  • 5 ovos grandes
  • 2 colheres de sopa de rum escuro (opcional, mas dá mais sabor)
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1 colher de chá de café solúvel em pó (também opcional)
  • ¾ colher de chá de sal
  • 2 colheres de chá de cacau em pó, para decorar
  • Chantili levemente adoçado ou sorvete, para servir

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 170ºC. Unte uma forma de fundo removível de 22,8 cm e forre o fundo com papel manteiga.

  2. Em uma tigela grande resistente ao calor sobre uma panela de água fervente, ou no micro-ondas, derreta a manteiga e o chocolate juntos; mexa até ficar homogêneo.

  3. Adicione ¼ de xícara (50 g) do açúcar à tigela de uma batedeira com batedor. Separe 4 dos ovos e adicione as gemas e o ovo inteiro restante ao açúcar na tigela da batedeira (você também pode usar uma tigela grande e uma batedeira elétrica de mão). Bata em velocidade médio-alta até ficar claro, espumoso e com o dobro de volume, cerca de 5 minutos. A mistura de ovos deve cair do batedor em fitas.

  4. Adicione a mistura de ovos à mistura de chocolate derretido. Coloque o rum (se estiver usando), a baunilha, o café solúvel (se desejar) e o sal até obter uma mistura homogênea.

  5. Lave e seque a tigela da batedeira, adicione as claras de ovos restantes e bata em velocidade médio-alta até ficar espumoso. Adicione lentamente os restantes ¾ de xícara (150 g) de açúcar, 1 colher de sopa de cada vez, e bata até formar picos suaves, cerca de 4 minutos.

  6. Acrescente cerca de 1 xícara da mistura de claras de ovos à mistura de chocolate e mexa cuidadosamente até ficar bem combinado. Coloque o restante da mistura de claras de ovos e misture gentilmente. Transfira a massa para a forma e alise a parte superior.

  7. Asse o bolo até que esteja inchado um pouco sobre a borda da forma e as bordas estejam firmes, mas o centro ainda esteja um pouco úmido, de 25 a 30 minutos.

  8. Deixe o bolo esfriar na forma sobre uma grade por cerca de 30 minutos, até atingir a temperatura ambiente ou apenas um pouco quente. Passe cuidadosamente uma faca fina ou uma espátula de ao redor das laterais da forma, em seguida, remova o aro. Polvilhe com cacau em pó e sirva à temperatura ambiente ou ligeiramente aquecido, com chantili ou sorvete. Use uma faca limpa, seca e aquecida para obter fatias mais arrumadas. Cubra levemente earmazene na geladeira por até 3 dias.

Dica: Opte por barras de chocolate picado em vez de gotas para esta receita, pois as gotas contêm estabilizadores que afetarão negativamente a textura do bolo final.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.