Descrição de chapéu receitas alimentação

Veja receita de queijo quente puxa-puxa, cremoso e com pão tostado

Preparo, boa opção para o café da manhã ou lanches, é sugestão da chef e pesquisadora Heloisa Bacellar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O queijo quente, boa opção para o café da manhã ou lanches, tem uma versão fácil e sofisticada da chef Heloisa Bacellar.

A lista de ingredientes é simples: pães, queijos variados, manteiga, sal e pimenta-do reino.

pão tostado com bastante queijo derretido no interior cortado ao meio
Queijo-quente da chef Heloisa Bacellar - Ana Bacellar

A dica é escolher um pão com boa textura –como italiano, baguete, ciabatta, brioche, de leite ou de batata–, que não sejam densos para que o sanduíche não fique muito pesado, explica Helô Bacellar. A ideia é cortar fatias meio grossinhas, com 1,5cm de espessura.

O queijo precisa ser de boa qualidade. Helô recomenda usar um mix de de dois ou três tipos para compor o recheio com diferentes texturas, sabores e aromas. Para deixar a mistura equilibrada, você pode escolher uma versão cremosa e de base derretida, como requeijão de corte, queijo meia-cura mineiro ou mussarela de búfala.

Depois, basta acrescentar queijos com maior intensidade, que ralam bem e entram nos sanduíches em quantidades menores: granas e parmesões feitos com leite de de vaca, cabra ou ovelha.

Já a manteiga funciona para formar uma crosta mais crocante e dourada. Se optar pela manteiga com sal, escolha queijos mais suaves para não exagerar no sabor salgado. A chef também indica usar frigideira de ferro pesada e já curada, ou de algum outro material que tenha fundo grosso e transmita o calor de forma uniforme, como as de inox de fundo triplo.

Heloisa Bacellar, que assina o blog Na Cozinha da Helô, comandou o restaurante Lá da Venda, que funcionou por 11 anos na Vila Madalena, em São Paulo. Ela tem livros publicados como "Cozinhando para Amigos" (ed. DBA)

Rendimento: 1 porção (1 sanduíche)
Tempo de preparo: 20 min

Ingredientes

  • 2 fatias grandes de pão com mais ou menos 1,5 cm de espessura
  • 125 g de queijos de uma mistura de 3 queijos, sendo um mais fresco e dois que derretam bem e com sabores e texturas diferentes
  • 25 g de manteiga em temperatura ambiente, bem macia
  • Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo

  1. Besunte as fatias de pão dos dois lados com a manteiga.
  2. Aqueça a frigideira em fogo médio e nela coloque as duas fatias de pão uma ao lado da outra.
  3. Deixe dourar por uns 30 segundos, vire com uma espátula, espalhe o recheio sobre um dos lados já dourados e, se quiser, polvilhe com pimenta-do-reino.
  4. Cubra com a outra fatia de pão mantendo o lado dourado em contato com o queijo. Pressionando, de vez em quando, com uma espátula para dar uma achatada no sanduíche, deixe dourar por 2 a 3 minutos, até as bordas ficarem crocantes.
  5. Então, vire o sanduíche e deixe dourar por mais 2 a 3 minutos do outro lado, também pressionando algumas vezes com a espátula.
  6. Quando as bordas desse segundo lado estiverem crocantes, transfira o sanduíche para o prato de servir e corte ao meio para facilitar as mordidas.
Dica: como o queijo quente é para comer quente e saindo da frigideira, o ideal é preparar um, servir e preparar mais um e mais um. Não dá para esperar.
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.