Descrição de chapéu Copa do Mundo

Veja quais são as seleções classificadas e eliminadas da Copa da Rússia

França e Croácia decidirão o título neste domingo (15)

Classificados para a final

Croácia - vitória de 2 a 1 sobre a Inglaterra

França - vitória de 1 a 0 sobre a Bélgica

Classificados para as semifinais

Croácia - vitória nos pênaltis sobre a Rússia

Inglaterra - vitória de 2 a 0 sobre a Suécia

Bélgica - vitória de 2 a 1 sobre o Brasil

França - vitória de 2 a 0 sobre o Uruguai

Classificados para as quartas de final

Suécia - vitória de 1 a 0 sobre a Suíça

Bélgica - vitória de 3 a 2 sobre o Japão

Brasil - vitória de 2 a 0 sobre o México

Uruguai - vitória de 2 a 1 sobre Portugal

França - vitória de 4 a 3 sobre a Argentina

Rússia - vitória nos pênaltis sobre a Espanha

Croácia - vitória nos pênaltis sobre a Dinamarca

Classificados para as oitavas de final

Uruguai (Grupo A) - 1º do grupo

Rússia (Grupo A) - 2º do grupo

Espanha (Grupo B) -  1º do grupo

Portugal (Grupo B) -  2º do grupo 

França (Grupo C) - 1º do grupo

Dinamarca (Grupo C)  - 2º do grupo

Croácia (Grupo D)  - 1º do grupo

Argentina (Grupo D) - 2º do grupo

Brasil (Grupo E) - 1º do grupo

Suíça (Grupo E) - 2 º do grupo

Suécia (Grupo F) - 1º do grupo

México (Grupo F) -  2º do grupo

Colômbia (Grupo H) - 1º do grupo

Japão (Grupo H) - 2º do grupo

Bélgica (Grupo G) - 1º do grupo

Inglaterra (Grupo G) - 2º do grupo

Eliminados

Inglaterra - derrota de 2 a 1 para a Croácia nas semifinais

Bélgica - derrota de 1 a 0 para a França nas semifinais

Rússia - derrota nos pênaltis para a Croácia nas quartas de final

Suécia - derrota de 2 a 0 para a Inglaterra nas quartas de final

Brasil - derrota de 2 a 1 para a Bélgica nas quartas de final

Uruguai - derrota de 2 a 0 para a França nas quartas de final

Suíça - derrota de 1 a 0 para a Suíça nas oitavas de final

Japão - derrota de 3 a 2 para a Bélgica nas oitavas de final

México - derrota de 2 a 0 para o Brasil nas oitavas de final

Dinamarca - derrota nos pênaltis para a Croácia nas oitavas de final

Espanha - derrota nos pênaltis para a Rússia nas oitavas de final

Argentina - derrota de 4 a 3 para a França nas oitavas de final

Portugal - derrota de 2 a 1 para o Uruguai nas oitavas de final

Arábia Saudita (Grupo A) - 3º do grupo

Egito (Grupo A) - 4º do grupo

Irã (Grupo B) -  3º do grupo

Marrocos (Grupo B) - 4º do grupo

Peru (Grupo C) - 3º do grupo

Austrália (Grupo C) - 4º do grupo

Nigéria (Grupo D) - 3º do grupo

Islândia (Grupo D) -  4º do grupo

Sérvia (Grupo E) - 3º do grupo

Costa Rica (Grupo E) - 4º do grupo 

Coreia do Sul (Grupo F) - 3º do grupo

Alemanha (Grupo F) - 4º do grupo

Tunísia (Grupo G) - 3º do grupo

Panamá (Grupo G) - 4º do grupo

Senegal (Grupo H) - 3º do grupo

Polônia (Grupo H) - 4º do grupo

Chaveamento final Copa
Chaveamento final da Copa do Mundo - Editoria de arte

A Croácia está na final da Copa do Mundo pela primeira vez. A vitória por 2 a 1 de virada sobre a Inglaterra nesta quarta-feira (11) saiu apenas no segundo tempo da prorrogação. O gol foi marcado por Mandzukic.

Agora, os croatas enfrentam a França no domingo (15), às 12h, em busca do título.

A França assegurou nesta terça-feira (10) sua classificação para a decisão da Copa do Mundo da Rússia. Em São Petersburgo, na primeira semifinal, os franceses derrotaram a Bélgica por 1 a 0, gol do zagueiro Umtiti, ainda no primeiro tempo.

Com este resultado, a França disputará sua terceira final de Copa do Mundo na história. Antes, havia sido campeã em 1998, derrotando o Brasil em casa, e vice em 2006, na Alemanha, quando foi derrotada pela Itália.

Quartas de final

Neste sábado (7), em Sochi, após empate por 2 a 2 somando tempo normal e na prorrogação, a Croácia venceu a Rússia nos pênaltis por 4 a 3 e se classificou às semifinais da Copa do Mundo.

Os croatas agora enfrentarão a Inglaterra em uma das semifinais, na próxima quarta-feira (11), em Moscou, às 15h (horário de Brasília).

 

Ainda neste sábado (7), a Inglaterra assegurou sua presença nas semifinais da Copa da Rússia, depois de um intervalo de 28 anos.

Sem sofrer sustos, o time inglês derrotou a Suécia por 2 a 0, em Samara. Os gols da classificação da Inglaterra foram marcados por Maguire e Dele Alli. Agora, os ingleses aguardam o vencedor do confronto entre Rússia e Croácia, às 15h deste sábado, em Sochi.

 

O Brasil viu novamente o sonho do hexacampeonato mundial ser frustrado, ao perder para a Bélgica por 2 a 1 nesta sexta-feira (6), em Kazan.

Desta vez, o time de Tite não conseguiu mostrar a segurança ofensiva de outras partidas e se viu envolvido pelo bom futebol da Bélgica, que chegou à sua quinta vitória consecutiva nesta Copa. O gol contra de Fernandinho e o marcado pelo craque Kevin De Bruyne quase nocautearam a seleção brasileira.

O gol marcado por Renato Augusto, aos 30 min da etapa final, deu esperança de que o empate chegaria. Mas a Bélgica controlou a partida e obteve um resultado histórico.

 
Na partida que abriu as quartas de final, nesta sexta-feira (6), a França levou a melhor sobre o Uruguai. Em um duelo que reuniu dois campeões mundiais, os franceses derrotaram os uruguaios por 2 a 0, em Nijni Novgord.

A vitória da França foi facilitada pela ausência do principal jogador do Uruguai, o atacante Edinson Cavani, que não se recuperou da lesão sofrida nas oitavas, contra Portugal.

Sem sua maior força ofensiva, a seleção uruguaia não conseguiu superar o time francês, que marcou com Varane, no final do primeiro tempo, e com Griezmann, na etapa final, após uma incrível falha do goleiro Muslera.

A França enfrentará a Bélgica, na próxima terça-feira (10), em São Petersburgo, em uma das semifinais da Copa da Rússia.

 

Oitavas de final

De forma dramática, a Inglaterra foi a última seleção a se classificar para as quartas de final da Copa do Mundo. Depois de fazer 1 a 0 com o artilheiro Kane, no começo do segundo tempo, a seleção inglesa sofreu o empate nos acréscimos, com um gol do zagueiro colombiano Mina.

Na disputa por pênaltis, Pickford defendeu duas cobranças e a Inglaterra venceu os sul-americanos por 4 a 3, avançando para as quartas de final. O país não chegava nessa fase desde o Mundial de 2006 e agora enfrentará a Suécia, neste sábado (7), em Samara.

 

A Suécia assegurou sua classificação para as quartas de final da Copa do Mundo pela primeira vez depois de 24 anos, ao derrotar a Suíça por 1 a 0, em São Petersburgo. A última vez que os suecos alcançaram esta fase do Mundial foi na Copa de 1994, nos Estados Unidos.

O gol da Suécia foi marcado por Emil Forsberg, na segunda etapa. A Suécia irá enfrentar a Inglaterra no próximo sábado (7), em Samara.

 

O Brasil assegurou nesta segunda-feira (2) sua classificação para as quartas de final da Copa da Rússia. Graças ao talento de Neymar, a seleção brasileira derrotou o México por 2 a 0, em Samara, e avançou para a próxima fase.

O camisa 10 da equipe de Tite fez o primeiro gol brasileiro, logo aos 5min da etapa final. Depois, foi decisivo ao dar o passe para Roberto Firmino fazer o segundo gol, aos 43. Agora, enfrentará a Bélgica na próxima sexta-feira (6), em Kazan.

 

O adversário da seleção brasileira será a Bélgica, que só se classificou para as quartas de final após uma sofrida vitória sobre o Japão por 3 a 2. A vaga dos belgas, que vinham de  três vitórias consecutivas na fase de grupos, só veio de virada.

O Japão chegou a abrir 2 a 0 logo no início do segundo tempo, mas a Bélgica chegou ao empate aos 28 min e virou o marcador nos acréscimos, aos 48 min, com Chadli. Agora, enfrentará o Brasil pelas quartas de final na próxima sexta-feira (6), em Kazan, às 15h (horário de Brasília).

 

A Croácia também precisou dos pênaltis para assegurar sua classificação para as quartas de final da Copa do Mundo, ao superar a Dinamarca por 3 a 2, após empate por 1 a 1 na prorrogação, em Nijni Novgorod, neste domingo (1). Agora, os croatas irão enfrentar a Rússia nas quartas de final, no próximo sábado (7), em Sochi, às 15h (horário de Brasília).

Ainda na prorrogação, a seleção croata, que vinha de campanha com três vitórias na fase de grupos, perdeu a chance de assegurar a vitória. O meia Luka Modric, principal craque do time, desperdiçou um pênalti no final da prorrogação, cobrando nas mãos do goleiro dinamarquês Kasper Schmeichel.

 

A Rússia levou sua torcida ao delírio neste domingo (1), quando conseguiu um feito impressionante, ao eliminar a favorita Espanha. Após empate no tempo normal por 1 a 1, os russos venceram na disputa de pênaltis por 4 a 3. Esta já é a melhor campanha da Rússia em Copas do Mundo desde 1966, no Mundial da Inglaterra, quando ficou em quarto lugar, ainda como União Soviética.

 

O Uruguai acabou com o sonho de Cristiano Ronaldo em conquistar uma Copa do Mundo. Neste sábado (30), com grande atuação do atacante Cavani, o Uruguai bateu a seleção portuguesa por 2 a 1, em Kazan. O jogador do Paris Saint-Germain  correu o campo inteiro, deu carrinho e foi preciso nas duas conclusões que teve para marcar os gols. Pepe descontou para os lusitanos.

 

Ainda no sábado (30), um jogo histórico definiu a classificação da França. O jovem atacante Kylian Mbappé teve uma atuação excepcional, marcou dois gols e foi decisivo na vitória da seleção francesa por 4 a 3 sobre a Argentina. Pela quarta vez, o argentino Lionel Messi, eleito cinco vezes melhor do mundo, viu frustada seu sonho de vencer a Copa do Mundo. 

 

Fase de grupos

A definição dos últimos confrontos das oitavas de final saiu após a vitória da Bélgica sobre a Inglaterra por 1 a 0, gol de Januzaj, em Kaliningrado, pelo Grupo G, nesta quinta (28). As duas equipes claramente resolveram se poupar para este jogo, deixando no banco 17 de seus titulares. 

Com o resultado, a Bélgica terminou em 1º e enfrentará o Japão nas oitavas de final. Além disso, acaba ficando no caminho de um possível confronto com o Brasil nas quartas de final.

Já a Inglaterra, segunda colocada na chace, enfrentará a Colômbia na próxima fase do Mundial. No jogo dos eliminados, a Tunísia venceu o Panamá por 2 a 1.

 

O Grupo H também foi definido nesta quinta-feira (28) e a Colômbia terminou em primeiro lugar, após a vitória por 1 a 0 sobre o Senegal, em Samara. A segunda vaga da chave acabou sendo decidida pelo critério do fair-play, após a vitória da Polônia sobre o Japão por 1 a 0, em Volgogrado

Como senegaleses e japoneses ficaram empatados em todos os critérios, a desigualdade foi para o número de cartões que cada equipe recebeu no torneio. Os asiáticos levaram vantagem, porque tiveram quatro amarelos contra seis da seleção sul-americana.

 
Ao derrotar a Sérvia por 2 a 0, nesta quarta-feira (27), o Brasil assegurou a primeira colocação do Grupo E. A vitória brasileira veio com gols de Paulinho e Thiago Silva. Com isso, o time comandado pelo técnico Tite terminou a primeira fase do Mundial com sete pontos.

A segunda vaga na chave ficou com a Suíça, que empatou por 2 a 2 com a Costa Rica. Com cinco pontos, os suíços também terminaram invictos a fase de grupos da Copa da Rússia.

 

A grande surpresa da Copa do Mundo até agora, contudo, ficou com a eliminação da Alemanha, atual campeã mundial, que nesta quarta (27) perdeu para a Coreia do Sul por 2 a 0, pelo Grupo F. A derrota significou a primeira eliminação alemã em fase de grupos na história das Copas.

Os dois classificados foram Suécia (1º) e México (2º). Os suecos asseguraram  o primeiro lugar com a vitória de 3 a 0 sobre  a seleção mexicana, em Iekaterinburgo.

 
No sufoco, com emoção, a Argentina garantiu classificação para as oitavas de final ao vencer a Nigéria por 2 a 1 nesta terça (26), pelo Grupo D e agora irá enfrentar França no próximo sábado (30). A Croácia, líder da chave dos argentinos, venceu a Islândia também por 2 a 1 e pegará a Dinamarca, no domingo (1º).
 
Na terça (26), França e Dinamarca fizeram um jogo sem emoção —o primeiro 0 a 0 da Copa— e fecharam suas participações na primeira fase classificadas em primeiro e segundo lugar, respectivamente, do Grupo C. No outro confronto da chave, o Peru —já eliminado— venceu a Austrália, que também deu adeus ao Mundial, por 2 a 0.
 
A última rodada do Grupo B foi duríssima para os favoritos Espanha e Portugal, mas ambos se classificaram para as oitavas de final na segunda (25). O Irã ficou a um gol da classificação, mas apenas empatou com os portugueses por 1 a 1. A Espanha também empatou com Marrocos, por 2 a 2.

Espanhóis e portugueses terminaram com cinco pontos cada, mas os campeões mundiais em 2010 ficaram com a primeira posição por ter marcado um gol a mais na campanha. A anfitriã Rússia joga contra a Espanha no domingo (1), em Moscou. Já Portugal terá pela frente o Uruguai, no sábado (30), em Sochi.

 
O Grupo A do Mundial foi definido na segunda-feira (25), com o Uruguai acabando com a invencibilidade da Rússia no torneio, ao vencer por 3 a 0. O resultado deu aos uruguaios a melhor campanha em Copas em 60 anos, com a equipe passando em primeiro na chave. 

No jogo dos eliminados, a Arábia Saudita venceu o Egito de virada por 2 a 1. A partida ficou marcada pelo gol egípcio assinalado por Mohamed Salah e pelo goleiro saudita  El Hadary, que aos 45 anos tornou-se o mais velho jogador a disputar uma partida em Copas. ​

 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.