Descrição de chapéu jornalismo

Mergulhe na história da Folha em 100 fatos marcantes do jornal - parte 4

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

2005

70) Entrevista do então deputado do PTB, Roberto Jefferson, a Renata Lo Prete, então editora do Painel, traz à tona um esquema de compras de votos na Câmara para a aprovação de projetos do governo que ficou conhecido como Mensalão.

Reprodução da capa da Folha de 6 de junho de 2005 com entrevista de Roberto Jefferson a Renata Lo Prete
Reprodução da capa da Folha de 6 de junho de 2005 com entrevista de Roberto Jefferson a Renata Lo Prete - Reprodução

2007

Abril

71) No dia 29, morre Octavio Frias de Oliveira, publisher do Grupo Folha, aos 94 anos.

Dezembro

72) Elvira Lobato revela império empresarial construído em 30 anos pela Igreja Universal do Reino de Deus, que, em 2014, inaugurou o Templo de Salomão, erguido a um custo de R$ 680 milhões.

2008

73) Redações do jornal impresso e da Folha Online são unificadas fisicamente, mantendo chefias independentes. Em 2010, a Folha Online passa a se chamar Folha.com e a chefia é unificada. Em 2012, o logotipo do impresso (Folha de S.Paulo) vai também para o online e a Folha.com deixa de existir.

2009

Janeiro

74) A repórter Lilian Christofoletti levanta denúncias de ex-pacientes contra Roger Abdelmassih por abusos sexuais. Ele é inicialmente condenado a 278 anos de prisão, pena depois reduzida para 181 anos.

Fevereiro

75) Em editorial, jornal usa termo "ditabranda" para se referir ao período da ditadura no Brasil, postura que é amplamente criticada. Em nota, publicada 19 dias depois, o então diretor de Redação, Otavio Frias Filho, reconheceu o erro, dizendo que todas as ditaduras são igualmente abomináveis, mas reiterou que o regime militar no Brasil havia sido, de fato, menos truculento que em outros países da América Latina.

Mas, se as chamadas "ditabrandas" —caso do Brasil entre 1964 e 1985— partiam de uma ruptura institucional e depois preservavam ou instituíam formas controladas de disputa política e acesso à Justiça, o novo autoritarismo latino-americano, inaugurado por Alberto Fujimori no Peru, faz o caminho inverso.

"Limites de Chaves"

Editorial publicado em 17 de fevereiro de 2009

Abril

76) Reportagem sobre atuação de Dilma Rousseff em grupos clandestinos usa como fonte ficha policial sem autenticidade comprovada.

2010

77) Folha estreia sua primeira versão para dispositivos móveis.

2011

Fevereiro

78) No seu aniversário de 90 anos, o jornal torna-se o primeiro dos grandes veículos brasileiros a digitalizar seu acervo integral e a colocá-lo à disposição dos leitores.

79) Nasce a TV Folha, canal de reportagens no formato de breves documentários.

Julho

80) Folha.com passa a ser o primeiro jornal brasileiro a publicar na internet edições em espanhol e inglês.

81) Estreia, no dia 31, o F5, site de entretenimento e celebridades.

2012

82) Folha é o 1º jornal brasileiro a implementar o paywall poroso, em que acesso ao noticiário é gratuito até certo limite de textos

2013

Junho

83) Giuliana Vallone, repórter da TV Folha, é atingida no olho durante cobertura das manifestações de junho de 2013, que ficaram marcadas pela truculência policial.

Novembro

84) O documentário “Junho - O Mês que Abalou o Brasil”, produzido pela TV Folha, ganhou o Prêmio Esso de Melhor Contribuição ao Telejornalismo em 2013.

2015

85) Surge o Estúdio Folha, núcleo de negócios, independente da Redação, para a produção de conteúdo patrocinado em diferentes plataformas.

2016

86) Reportagem de Flávio Ferreira publicada na Folha revela conexão entre Odebrecht e sítio usado por Lula, em Atibaia. O caso leva à segunda condenação do ex-presidente.

2017

87) É criado em julho o Núcleo de Inteligência da Folha, editoria dedicada a conteúdos feitos a partir de grandes bases de dados. Em maio de 2019, é rebatizado como DeltaFolha.

2018

Fevereiro

88) Jornal deixa de atualizar sua página no Facebook, após a rede social diminuir o alcance de conteúdo jornalístico em detrimento de interações pessoais.

Agosto

89) No dia 21, morre Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha durante 34 anos e diretor editorial do Grupo Folha, aos 61 anos.

90) No dia 29, Maria Cristina Frias assume como diretora de Redação. Ela permanece no cargo até 18 de março de 2019, quando assume Sérgio Dávila, atual ocupante do cargo.

Outubro

91) Às vésperas da eleição, Folha publica reportagem de Patricia Campos Mello sobre disparos em massa pelo WhatsApp bancados por empresários contra o PT

92) No dia 28, Jair Bolsonaro é eleito presidente. Os anos seguintes são marcados por ofensas e represálias à Folha e a outros veículos de imprensa por parte dele, do seu grupo político e dos seus apoiadores.

A imprensa, maldosamente, um jornal bota, escreve... Geralmente a Folha de S.Paulo começa com tudo. Toda a fonte do mal é a Folha de S.Paulo

Jair Bolsonaro

27 de março de 2019

2019

Janeiro

93) Folha cria editoria para a produção de podcasts. Em parceria com o Spotify, lança o programa diário de notícias Café da Manhã, que logo se torna um dos mais ouvidos do país.

Fevereiro

94) Reportagem de Ranier Bragon e Camila Mattoso revela esquema que usou candidaturas laranjas do PSL, à época sigla de Bolsonaro, para burlar cota de gênero nas candidaturas e abastecer com dinheiro dos fundos partidário e eleitoral outras campanhas do partido.

Abril

95) Lula, ainda na cadeia, fala pela primeira vez desde que havia sido preso, em abril de 2018. A conversa é com a colunista da Folha Mônica Bergamo e com Florestan Fernandes Júnior, do El País.

96) Folha cria editoria de Diversidade. O núcleo atua junto à Redação para levar reflexões sobre diversidade social para as reportagens (com pautas, enfoques e fontes) e aumentar a diversidade entre os profissionais do jornal.

2020


Abril

97) Em meio à pandemia da Covid-19, Folha atinge 73,8 milhões de visitantes únicos no mês, recorde do site. Jornalistas passam a trabalhar quase 100% em home office e conseguem manter o nível da cobertura.

Agosto

98) Folha lança a campanha "#UseAmarelo pela Democracia", que inclui um curso sobre o período da ditadura militar.

99) Luiz Frias torna-se publisher da Folha de S.Paulo.

2021

100) Em 19 de fevereiro de 2021, a Folha entra para o seleto grupo de jornais centenários.

Fonte: "Folha Explica: Folha" (Ana Estela de Sousa Pinto, 2012), Acervo Folha e site da Folha de S.Paulo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.