Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Blindagem da advocacia

Lei sobre blindagem da advocacia será vetada se favorecer o crime


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6
Comentários dos leitores
MANOEL PERES ESTEVES (14) 26/07/2008 00h09
MANOEL PERES ESTEVES (14) 26/07/2008 00h09
SOU CONTRÁRIO A ESTA LEI , COMO TAMBÉM DEFENDO O FIM DA VITALICIEDADE DOS MAGISTRADOS , DOS PROMOTORES/PROCURADORES DE JUSTIÇA E DA REPÚBLICA E DOS CONSELHEIROS DOS TRIBUNAIS D E CONTAS . FIM DA IMPUNIDADE JÁ !!! E PRA TODOS !! CHEGA DE TER GENTE POR CIMA DA CARNE SECA E DO BACALHAU !!! PAU NELES TODOS !!! SE GRITA PEGA LADRÃO , NÃO FICA UM MEU IRMÃO !!!
MANOEL PERES ESTEVES
4 opiniões
avalie fechar
Ricardo Jordão (90) 26/07/2008 00h08
Ricardo Jordão (90) 26/07/2008 00h08
gostaria só de finalizar também de saber por que há tantos ''adevogados'' tao preocupados com essa blindagem dos seus escritórios não ocorrer?? se o advogado nao faz falcatruas, se nao agir contra a lei ele não terá nada com o que se preocupar, certo? Acho muita hipocrisia, inocência ou cinismo dos Srs. ''adevogados'' de plantão aqui na folha acharem qiue se o advogado estiver forta da lei o mesmo será julgado.. amigos, acredito que até tenham advogados honestos e comprometidos com a causa aqui, mas eles mesmos terão de reconhecer que isso é uma utopia, pois com a quantidade de brechas, habeas corpus e recursos permitidos pela nossa execrável lei, os ''adevogados'' desonestos NUNCA terão seus escritórios vistoriados, haja vista que hoje em dia até com vídeo está difícil condenar, até com vídeo o culpado é inocente até prova ao contrário, e gente.... prvca é o que não falta. É incrível ver o cinismo dos ''adevogados'' de porta de cadeia se rebelando contra as ações da PF, pois só deve quem teme, sou honesto. Vi a notícia de que até o assassino louco, frio e calculista do Guilherme de Pádua pediu o Indulto através do seu honestíssimo ''adevogado'' depois de assassinar a filha de Glória Perez com 18 facadas, ato dIgno de bicho, aliás, nem bicho faz isso e agora além de estar solto em condicional (APÓS MEROS 6 ANOS PRESO) pode ter o nome limpo de vez com esse indulto impetrado pelo seu honorável ''adevogado'', isso é ou não é uma beleza gente? Viva Brasil!! 8 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (1568) 25/07/2008 23h54
Alcides Emanuelli (1568) 25/07/2008 23h54
É correto, é certo que devem existir as leis, essas leias as quais nos subordinamos para se ter uma vida mais racional.
Mas que leis são essas! e quem foi que inventou ou fez essas leias!
Bem leis sérias e honestas, leis imparciais e que tratem a todos com igualdade deveriam ser leis feitas por Deus.
Sim Deus a quem sempre nos amparamos nos momentos mais dificeis de nossas vidas.
Só Deus seria confiavel nesse mundo imundo do bicho homem, um bicho que se diz racional, mas sua ambição o torna irracional e sempre na sua irracionalidade coloca interesses pessoais acima das Leis, ou faz a lei para se beneficiarem na sua sociedade Burguesa.
É uma sociedade onde Deus é o unico Senhor confiavel a quem sempre estamos nos referindo e pedindo e porque sempre estamos recorrendo a ele para nos ajudar.
Assim vou concluir e Que Deus nos Salve!
6 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (1568) 25/07/2008 23h44
Alcides Emanuelli (1568) 25/07/2008 23h44
Quem é o culpado!
A Educação é a culpada! e porque a educação é a culpada?
Com tanta violência, assassinatos, assaltos, destruição, e insegurança de nossa sociedade, o que esperamos e o que pode nos acontecer e quando e como tudo começou!
Bem brasileiros! tudo começou, quando começaram os entendidos a mudarem o ensino nas escolas.
Terminando com a oração, que sempre acontecia no inicio das aulas.
E nós aceitamos.
Depois disso alguem disse que tinhamos que terminar com o ensino da Bíblia.
E nós novamente aceitamos.
A Bíblia que nos ensinava, que não devemos matar, roubar, o que devemos fazer é amar o nosso semelhante como a nós mesmos.
E nós sempre aceitando.
E depois alguem disse que Professores não deveriam mais disciplinar nossos filhos, quando eles errassem e se comportassem mal.
Mais uma vez concordamos e aceitamos.
Ai foi determinado que nenhum Professor Poderia tocar em nossos filhos.
É amigos a vida foi feita assim por nós, que aos poucos e achando que estamos evoluindo fomos destruindo as coisas boas da Educação, do amor ao próximo e sempre achando que evoluir era destruir a cultura do passado, o amor pelo próximo e nos transformar em seres ambiciosos sem limites.
Nós sempre fomos concordando e aceitando.
Agora que estamos assim, agora que a violencia e a corrupção é o maior de todos os males que estão em nossa sociedade, devemos e queremos encontrar um culpado para tudo isso.
A Educação é a culpada!
7 opiniões
avalie fechar
Pascoal Rabelo (611) 25/07/2008 23h24
Pascoal Rabelo (611) 25/07/2008 23h24
Quando eu disse que o Poder Judiciário era o poder mais corrupto do país ninguém acreditou; Quando eu disse que a Justiça anda de mãos dadas com a criminalidade, ninguém acreditou;
Quando eu disse que estes cínicos de toga se acham semideuses e, que estão acima da lei dos humanos, ninguém acreditou.

Fiz quatro períodos de direito e desisti. Mudei a tempo de não entrar neste lamaçal, pois, nunca vi tanta hipocrisia numa só classe.

Entre ladrão, político e o operador do direito, este último é, sem nenhuma dúvida, o da pior espécie.
Sds,
Pascoal Rabelo
52 opiniões
avalie fechar
Poderá haver Político querendo esconder seus crimes em algum escritório de advogado criminoso, daí aprovaram esta lei criminosa às altas horas da madrugada e lesaram os bons Senadores(que são a maioria esmagadora) e ao povo. Viva a imprensa livre! Viva os verdadeiros profissionais! Viva aos éticos, que trabalham para defenderem os verdadeiros inocentes e não tentam criar provas com todas as formas de artifícios. Escritório de advocacia não deve ser trincheira do crime. 17 opiniões
avalie fechar
Antonio Ribeiro (33) 25/07/2008 22h15
Antonio Ribeiro (33) 25/07/2008 22h15
Exercendo a advocacia criminal há mais de 25 anos, jamais tive qualquer problema em relação ao meu escritório. Nós, advogados, dispomos de lei que garante a integridade de nossos escritório, mas não nos permite, obviamente, nos associarmos ao crime.
Basta que fiscalizemos os dirigentes da OAB, no sentido de que eles defendam as prerrogativas profissionais, ao invés, se for o caso, de usar a entidade, como tranpolim para carreiras políticas, ou, então, para se beneficiar do instituto do quinto constitucional, se tornando magistrados, única e tão somente, pela alto valor da aposentadoria.
Antônio Ribeiro - advogado e escritor.
(CENSURADO, INSISTO)
24 opiniões
avalie fechar
Miguel bernardes (22) 25/07/2008 22h01
Miguel bernardes (22) 25/07/2008 22h01
Pelo percentual de advogados que, hoje em dia, se mete nas mais diversas instâncias do crime, seja do tipo organizado ou não, imagine como ficará protegê-los das investigações.
Será a instituição legalizada de um verdadeiro sindicato (ou máfia) do crime, amparado por lei.
Era só o que faltava ....
6 opiniões
avalie fechar
Alcenir Castro (2) 25/07/2008 21h55
Alcenir Castro (2) 25/07/2008 21h55
Fico indignado com as atitudes de certos representantes de Conselhos de Profissões Regulamentadas. Fui presidente de um Conselho Regional e sei como agem os Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas.
Criados para REGISTRAR e FISCALIZAR as pessoas físicas e jurídicas que prestam serviços relativos as profissões regulamentadas e que são registradas nos respectivos conselhos, assim como combater a ação dos LEIGOS que atuam livremente por aí, esses fazem tudo menos isso. O que acontece? Milhares de profissionais atuando irregularmente e agindo sempre fora das leis impostas no país. Constantemente vemos CONTADORES e ADVOGADOS envolvidos em falcatruas e, em nome de uma "ÉTICA", fazem de tudo para defender seus clientes criminosos. Esses conselhos além disso, atuam como se fossem Associações de Apoio ou Sindicatos, atuando claramente de forma paternalistas ao invés de FISCALIZAR o exercício profissional, o que evitaria substancialmente a atuação dos "profissionais" irregulares, fortalecendo automaticamente os PROFISSIONAIS CORRETOS. Agora vem a OAB Federal defender a "blindagem" dos Escritórios de Advogados. Depois virá o CFC tentando blindar as empresas e escritórios de contabilidade. Nós sabemos que todo advogado e contador sabe das irregularidade que seus clientes cometem e em nome de uma "ÉTICA" eles protegem toda essas falcatruas.
POR FAVOR SENHORES PRESIDENTES DE CONSELHOS FEDERAIS DE PROFISSÃO REGULAMENTADAS, FAÇAM O CERTO: FISCALIZEM COM RIGOR E FALEM MENOS.
6 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2320) 25/07/2008 21h52
Antonio Fouto Dias (2320) 25/07/2008 21h52
Houveram manifestações de dirigentes da própria OAB defendendo a sanção dessa lei; quem se comporta assim, não defende o direito igual para todos, mas sim, privilégios para integrantes dessa instituição.
E que privilégios, os de até poder esconder eventuais provas que indiciam seus clientes, isso é que é privilégio.
6 opiniões
avalie fechar
JOÃO RAMOS LOPES RAMOS (34) 25/07/2008 21h22
JOÃO RAMOS LOPES RAMOS (34) 25/07/2008 21h22
Blindagem ou imunidade? Dá no mesmo.
Por ocasião da elaboração da constituição de 1988, os advogados já tentaram uma manobra igual a esta, quando quiseram incluir na constituição a imunidade para o advogado. Graças a intervenção do então ministro da justiça, Sen JARBAS PASSARINHO, os mesmos não consiguiram impor sua vontade, pois o ministro Jarbas Passarinho, afirmou à época, em poucas palavras, que a finalidade era transformar o advogado em chefe de quadrilha e de posse da imunidade, dar proteção ao seu cliente, bandido ou não, tanto faz.
Como o nosso congresso é composto por um grande número de advogados, é lógico que vaim prevalecer a vontade deles. Todo mundo sabe que o congresso, bem como a OAB, são corporativistas e não estão nem aí para a sociedade. Basta ver o que fez o ministro anterior (Min Tomaz Bastos), ao acabar com o crime hediondo e tantas outras coisas mais, como o porte de arma por exemplo. O que é que os senhores esperam deste congresso? Só há um jeito de acabar com este circo, VOTAR NULO, em todas eleições majoritárias(presidente, governador e prefeito). Esta é única forma de cassar de uma só vez, todos os políticos que se encontram hoje no puder, permitindo uma reforma desta tão desgastada lesgislatura. Quem quiser saber o que é voto nulo, é só entrar no site do tse, e ver art 224 do Código Eleitoral, o qual foi sancionado há exatamente 43 anos e até hoje, nenguém sabe o que é voto nulo e muito menos para que serve. Retirem toda a cambada de lá e tudo
8 opiniões
avalie fechar
Amarildo Bambinetti (1) 25/07/2008 21h08
Amarildo Bambinetti (1) 25/07/2008 21h08
Espero que nosso presidente tenha muita clareza em vetar esta lei. A lei deve valer para todos e porque os advogados ficariam de fora? Sou da opinião de que quem não deve não teme. Abaixo a blindagem... 5 opiniões
avalie fechar
Carlos Dias (1) 25/07/2008 20h33
Carlos Dias (1) 25/07/2008 20h33
SAO PAULO / SP
O OAB é sínica mesmo ! Sempre com o velho discurso de que advogados envolvidos com o crime são excessão, contudo o argumento não confere com a realidade dos fatos ! Desde uma quadrilha pé de chinelo, até a mais sofisticada, sempre conta com um deles...
Este país jamais será justo enquanto entidades forem privilegiadas ! Tem de valer o direito dos cidadãos, sempre !
50 opiniões
avalie fechar
sandro beraldo (8) 25/07/2008 20h25
sandro beraldo (8) 25/07/2008 20h25
Em resposta a alguns comentários indignados de advogados neste espaço, quero dizer que quem está manchando a imagem dos advogados, sinceramente meus amigos, são os PRÓPRIOS ADVOGADOS!... Ninguém pesaria dúvidas sobre a atitude dessa instituição do direito, se não visse dia sim dia não, na imprensa e no próprio cotidiano, história e mais histórias de "advogados do crime" e outros que cometem crimes, apropriação de bens de terceiros, facilitação e muitas outras coisas terríveis!...
E digo isso sem desmerecer os bons advogados.. pois assim como bons e maus advogados, há bons e maus médicos, mecânicos, engenheiros, etc. É coisa da natureza humana.
Agora... blindar os escritórios é dar à instituição "advogado" um crédito que a mesma, francamente, NÃO ESTÁ MERECENDO.
44 opiniões
avalie fechar
MAC Castro (301) 25/07/2008 20h22
MAC Castro (301) 25/07/2008 20h22
Deve estar brincando tentar criar uma lei dessas, só pode............ ah tá bom..... 16 opiniões
avalie fechar
J.S Barbosa Barbosa (6) 25/07/2008 20h18
J.S Barbosa Barbosa (6) 25/07/2008 20h18
A grande maioria dos parlamentares são advogados, muitos só estão lá para ficarem acima da LEI, e muitos são bandidos.
Olha eles ai, gente, trabalhando em causa própia!
Chamem a POLICIA!
É por isso que esse BRASIL não vai pra frente.
Nessa eleição vamos dar o troco que eles merecem. Covardes, traidores do povo!
27 opiniões
avalie fechar
fabio siqueira ferreira (165) 25/07/2008 20h13
fabio siqueira ferreira (165) 25/07/2008 20h13
Por partes, como diria Jack, o estripador: A nova Lei é desnecessária porque a Constituição garante a inviolabilidade do domicílio, a não ser nos casos em que um Magistrado assim autorize, note bem: COM AUTORIZAÇÃO JUDICIAL. Segundo, ela e casuística demais e fere o princípio da igualdade de todos os cidadãos perante a Lei. Terceiro, os advogados honrados não têm o que se preocupar. E por último, o ESTADO DE DIREITO não pode ser achincalhado com normas jurídicas idênticas à LEI DA BLINDAGEM. O Senado Federal deveria estar preocupado em blindar a sociedade contra a corrupção, a miséria, a deseducação e daí por diante. 16 opiniões
avalie fechar
Marcus Vinicius Costa Pinto (1) 25/07/2008 20h12
Marcus Vinicius Costa Pinto (1) 25/07/2008 20h12
FRANCA / SP
Eu apoio a nova lei. O advogado deve ser protegido contra as investidas da polícia e de juizes com sindrome de estrela. A ampla defesa fica prejudicada quando o advogado tem seu escritório invadido e alem disso como ficam os arquivos contidos no mesmo computador apreendido. É fácil criticar a advocacia privada quando não se é advogado. O veto presidencial seria mais uma arma em favor de autoridades ditatoriais que pretendem fazer da Justiça um grande teatro. Nós não podemos considerar todos os advogados como sócios do crime, como também não devemos consederar todos os juizes corruptos só porque existem homens como o Juiz Lalau. 35 opiniões
avalie fechar
Espero, sinceramente, que o Presidente Lula tenha a lucidez de vetar essa chamada lei da blindagem de escritórios de advocacia. Porque, caso não seja vetada, muitos escritórios de adogados vão transformar-se em verdadeiros QGs do crime organizado. Isto porque, de acordo com o texto da lei, só poderá haver busca e aprensão em escritórios de advocacia, se o advogado do escritório estiver envolvido com o crime. Ora, bolas! qual é o advocado criminoso que vai aparecer diretamente no crime. haverá sempre prepostos. Portanto, Presidente Lula, vete essa lei, sob pena de vermos a criminalidade institucionalizada no Brasil e termos que deixar o País como vinha acontecendo na Colômbia. 34 opiniões
avalie fechar
Fabrício barcellos (50) 25/07/2008 19h58
Fabrício barcellos (50) 25/07/2008 19h58
Desnecessário criticar os comentários daqueles que pensam que o Direito, e o exercício da Advocacia é baseada em mentiras e feita somente para proteger bandidos: quem tece comentários nesse nível e tipo, não em conhecimento sobre a relevância e importância do Direito e dos Advogados para a sociedade.
Com toda certeza, muito mais da metade das criticas feitas ao projeto de Lei 5.245/2005, postadas aqui, as pessoas se quer se deram o trabalho de ler, pois do contrário saberiam que não existe a proposta de "blindagem absoluta" do "escritório ou local de trabalho, bem como de seus instrumentos de trabalho, de sua correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, desde que relativas ao exercício da advocacia" (sic).
O parágrafo 6º diz claramente que no caso de "Presentes indícios de autoria e materialidade da prática de crime por parte de advogado, a autoridade judiciária competente poderá decretar a quebra da inviolabilidade de que trata o inciso II do caput deste artigo, em decisão motivada, expedindo mandado de busca e de apreensão" (sic), ou seja, NENHUM ADVOGADO OU ESCRITÓRIO DE DIREITO terá assegurado o direito de cometer crimes sem ser investigado.
O exercício do Direito por um dos seus operadores, os Advogados, deve sim ser praticado com o máximo sigilo possível, uma vez que se trata de interesses privados em litigância, bem como diz respeito à vida privada de cada cliente.
71 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (112)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página