Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crimes da ditadura

Ministros defendem punição de crimes de tortura da ditadura


Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15
Comentários dos leitores
Quem matou civis inocentes , que nada tinham a
ver com a luta armada , só tem uma denominação :
terrorista covarde !
18 opiniões
avalie fechar
Capitão Capitão (102) 04/11/2008 14h49
Capitão Capitão (102) 04/11/2008 14h49
Que diferença faz. Ele está anistiado. Caso encerrado. 8 opiniões
avalie fechar
CARLOS MIRANDA (36) 04/11/2008 14h38
CARLOS MIRANDA (36) 04/11/2008 14h38
Qual é o objetivo destes senhores e desta senhora em levantar este assunto agora?
Que prazer sordido move estas pessoas?
Será ver uns velhos sexagenários irem para o presidio de Catanduvas dividir cela com Fernandinho Beira-Mar?
Será que em suas mentes eles estarão fazendo justiça?
E como ficam as viuvas e os orfãos das vitimas provocadas por suas ações armadas? Ah! Desculpe, Eles foram injustiçados. Eles foram vitimas do regime militar.
Suas vitimas se justificam. Suas vitimas foram pela causa.
Assim como se justifica a prisao de Ingrid Bitencourt, assim como se justificam as mortes no Irã, no Iraque, na Bosnia... quando é pela causa, pode.
A pergunta que não quer calar.
Sr LULA:
O que o Brasil vai ganhar com isso?
quantos hospitais? quantas creches? escolas? empregos? quanta bobagem!!!!!
PTralhas, vao trabalhar que dá mais certo!
15 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1924) 04/11/2008 14h03
Rui Ruz Caputi Caputi (1924) 04/11/2008 14h03
Temos aqui nesse Brasil tantas coisas a serem consertadas, que sinceramente não vejo espaço para essas exumações politcos cadavéricas como estão tentando ressucitar. O estado brasileiro já tem indenizado tantas famílias,(de apenas um lado), não é o governo Lula quem faz isso é o povo brasileiro, é meu é seu é o nosso dinheiro.
Que mais desejam? Os guerrilheiros de outrora estão aí sendo os líderes políticos de hoje, estão governando a nação, os companheiros de armas já está até respondendo processo por peculato, formação de quadrilha, enriquecimento ilícito, corrupção passiva. Se desejam ver o circo pegar fogo, que assim seja, mas não sairão do picadeiro, devem ficar alí dentro vendo a cena, vamos ver se baterão palmas ou haverão risadas!
7 opiniões
avalie fechar
Diocleciano Campos (188) 04/11/2008 14h00
Diocleciano Campos (188) 04/11/2008 14h00
Devemos dar nomes aos bois. Se esse relato é verdadeiro quem é o tal deputado? 62 opiniões
avalie fechar
Capitão Capitão (102) 04/11/2008 13h21
Capitão Capitão (102) 04/11/2008 13h21
Uma tarde quente em São Paulo. Havia 6 meses que eu iniciara na policia. O rádio da viatura comunicava o assalto na agencia do Banco do Brasil da Bernardino de Campos. Lá chegando deparamos com alguns elementos do MR8 dentro da agencia. Entre eles um hoje, respeitável Deputado Federal. Como nao poderia deixar de ser, tiroteio. O Deputado usa uma senhora gravida como escudo. No desespero ele nao exita e atira em sua refem. Recentemente ele foi indenizado pelo governo Federal, assim como Dilma e centenas de companheiros. Como ficará a situação dele? Pagará por estre crime? Sou testemunha ocular. 10 opiniões
avalie fechar
Diocleciano Campos (188) 04/11/2008 13h16
Diocleciano Campos (188) 04/11/2008 13h16
Jânio Quadros renunciou à Presidência da República em 1961.Em seu lugar assume o seu vice,João Goulart.Jânio foi eleito pelo voto popular direto. Quando este renunciou,o seu vice,Jango,assumiu como mandava a constituição.Tudo ocorreu democra-
ticamente.Jango,como vemos,não era um dita-dor.Seu governo era legítimo,democrático,funda-
mentado na Constituição.Era de direito do presi-
dente implementar seus projetos.E foi o que ele tentou fazer.O presidente tentou democratizar o a- cesso à terra através de uma reforma agrária.Mas, essa tentativa de democratizar o acesso à terra não foi bem vista.A elite empresarial e latifundiária se revoltou.Essa mesma elite já não gostava de Jango porque quando foi ministro do trabalho de Var-
gas(de 1950 a 1954),ele aumentou o salário míni-
mo em 100%.Essa elite,revoltada, começou a cha-
má-lo de comunista.Utilizou-se de todas as menti-
ras possíveis para tentar desestabilizar o governo.O que veio a concretizar-se em 1964 através dos mi-
litares.Esses desobedeceram à lei e derrubaram um
governo democrático.O governo militar era ilegal,não
constitucional.Os que protestavam,guerrilhavam...o faziam contra um regime inconstitucional.Os crimino-
sos eram os militares que estavão no poder e não os que lutavam contra eles.A guerrilha,fosse ela ur-
bana ou rural,teria sido criminosa se fosse contra um
governo eleito.O regime ilegal foi derrubado graças a
esses guerrilheiros.Eles lutaram.Tiveram coragem,
não foram acomodados!
69 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1924) 04/11/2008 13h15
Rui Ruz Caputi Caputi (1924) 04/11/2008 13h15
As esquerdas brasileiras que se modernizem, que vejam com isonomia ao Brasil de outrora a Cuba de hoje, tem que se exigir punição aos líderes cubanos que prendem, deportam, executam gente simples do povo. Gente que nem se quer pegou em armas, apenas se manifestou! Quando exigirem isso do regime cubano aí e somente assim acreditarei em suas boas e louváveis intenções de passar a limpo o Brasil . Enquanto estiverem se utilizando de dois pesos e duas medidas, só podemos interpretar isso como revanchismo retórico que em nada acrescenta para o aprimoramento democrático. 9 opiniões
avalie fechar
Mauricio Anadrade (607) 04/11/2008 12h20
Mauricio Anadrade (607) 04/11/2008 12h20
Enquanto alguns paises da américa latina e outros mundo a fora estão punindo exemplarmente os crimes cometidos contra HUMANIDADE, neste pais tupiniquim avançam discussões inuteis. Mas pergunto? Poderia ser diferente?
Ora, para sermos hoje um dos paises mais desiguais e injustos do mundo, esses comportamentos devem ser prática cotidiana ao longo dos tempos.
61 opiniões
avalie fechar
Helio Figueirdo (327) 04/11/2008 10h00
Helio Figueirdo (327) 04/11/2008 10h00
O Ministro Gilmar Mendes, ah o Ministro Gilmar Mendes...tem que aprender que o seu cargo exige uma liturgia. Juiz só fala nos autos sobre assunto que julgará. É o que diz a Lei Orgânica da Magistratura e ele como Ministro do STF tem que exemplarmente obedecer a Lei ao invés de se colocar como um cidadão acima das leis. Até porque não é e sua incontinência comportamental poderá lhe custar o mandato. Aliás, por estes dias, será julgado por seu pares do STF o mérito dos HCs que o dito cujo concedeu ao Daniel Dantas. Ele que acautele, porque nos últimos meses, Mendes expôs de maneira inédita o STF, com demonstrações de personalismo que, longe de se configurarem como atos de coragem, foram muito mais demonstrações de poder - apossando-se do poder conferido ao STF. Mendes é suspeito de ter participado de uma fraude: o grampo criado pela revista Veja e que gerou uma crise institucional. Se participou intencionalmente, é crime; se participou inadvertidamente, foi leviano. Com base em uma mera transcrição de conversa, sem ter nenhuma evidência sobre a autoria do grampo, endossou a manipulação da revista. Mais que isso, defensivamente saiu dando declarações a torto e a direito, expondo o STF a um desgaste inédito na sua história, após a redemocratização. Pergunto: o STF vai superar o corporativismo, o movimento de massa criado pela mídia, a manipulação grosseira e criminosa do grampo, ou endossará tudo o que foi feito por Mendes, utilizando-se de um cargo que ocupava provisoriamente? 97 opiniões
avalie fechar
luiz dias (418) 04/11/2008 08h35
luiz dias (418) 04/11/2008 08h35
CONCLUINDO,
A LEI CONSIDERARÁ CRIMES INAFIANÇÁVEIS E INSUSCETÍVEIS DE ANISTIA A PRÁTICA DA TORTURA.....TERRORISMO....ETC.
LOGO ABAIXO, DIZ QUE CONSTITUI CRIME INAFIANÇÁVEL E IMPRESCRITÍVEL A AÇÃO DE GRUPOS ARMADOS, CIVIS OU MILITARES, CONTRA A ORDEM CONSTITUCIONAL E O ESTADO DEMOCRÁTICO.
RAPIDAMENTE EXPLICO.
A CONSTITUIÇÃO ATUAL, LEI MAIOR DO PAÍS, NÃO MANDA RETROAGIR ESTA NORMA ESPECÍFICA PARA ALCANÇAR O PERÍODO QUE MENCIONAMOS ACIMA, DEFINIDO POR LEI, OU SEJA, O PERÍODO DA DITADURA MILITAR, 1961 A 1979, ASSIM DITO POR LEI.
ALIÁS, POR PRINCÍPIO ADOTADO NO BRASIL, MUNDO, DIREITO PENAL, CONSTITUCIONAL, A LEI NÃO PODE RETROAGIR PARA PREJUDICAR O INDIVÍDUO, OU INCRIMINÁ-LO, OU AUMENTAR PENA. IMPOSSÍVEL.
CONSTITUI GARANTIA DE CIDADANIA E´CLAUSULA PÉTREA CONSTITUCIONAL.
PORTANTO, ESTÁ CORRETO O PRESIDENTE DO STF, NESTE PARTICULAR ASSUNTO.
ESTÁ LITERALMENTE TORPE, ERRADO, FALANDO AOS VENTOS, DIZENDO BOBABENS JURÍDICAS, ESTE SENHOR CHAMADO TARSO GENRO QUE DEIXA CLARO QUE, EMBORA MINISTRO DA JUSTIÇA, DESCONHECE ATÉ AS SUAS OBRIGAÇÕES E DEVERES DE CIDADÃO, DE CONHECIMENTO JURÍDICO ZERO, ZERO À ESQUERDA.
ALIÁS, O SEU DISCURSO, LEMBRA-NOS MAIS, OS ESQUERDISTAS DO ANTIGO OU EX-PT DE SÃO BERNARDO QUE, PARA NASCER, E VIRAR O QUE VIROU, JOGARAM A OPINIÃO PÚBLICA, O POVO CONTRA O PODER EM GERAL, MILITARES E PODERES CONSTITUÍDOS DA REPÚBLICA.
FINALMENTE, IMPOSSÍVEL INCRIMINAR HOJE, ALGUÉM DAS FORÇAS ARMADAS OU CIVIS TERRORISTAS POR ATOS E CONDUTAS DO PERÍODO DA DITADURA.
18 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1577) 04/11/2008 08h29
Luís da Velosa (1577) 04/11/2008 08h29
Não vou começar pelo primeiro homem "mau". Nem vou descortinar o último homem "bom".Então,nem uma coisa,nem outra.Sequer vou ordenar os 'bons' e os "maus".Mas, vou perguntar-lhes.O que é o "ruim" e o "bom?"Nós somos uma aberração, pelo menos eu...Os Césares,foram endeusados.Os Faraós,eram deuses vivos.Hiroito,deus vivo. Mataram milhões de humanos;Gengis Cão, Alexandre;Átila;Ivan,o Terrível;Napoleão;Hitler,Stálin;Mussolini e Franco;Vários presidentes americanos e latinos, de tosos os pontos cardeais,inclusive do centro;Os reis portugueses,espanhóis, holandeses,belgas, ingleses,franceses,alemães,poloneses,italianos, gregos e troianos,nórdicos,asiáticos,árabes, cruzados(esses em nome de Deus),enfim,essa turma toda fez o diabo!E agora, bem agora?Kennedy,o Bom; Buchão,Buchinho,Truman(o de Hiroxima e Nagasaky),Pot...Bem,de bom mesmo,de verdade, sobrou Jesus Cristo,Ghandi,Mandela e outros que até esqueci diante de tantos maus.Queremos o quê?Nós somos maus mesmo.Infelizmente.Sei que serei execrado por dizer essa coisa que acho que é uma verdade.Mas, vou mentir. Seria pior.Se ficasse calado,seria melhor, uma vez que quanto mais silencio, mais sabedoria. Mas, não sou sábio, nem misericordioso. Sou um homem, repleto, banhado de maldades.Sobretudo, contra mim mesmo.Vem outra era glacial.Espero que o homem se aprimore, um fênix;que ele cultive o autoconhecimento, o humanismo integral.Somente assim,a tortura,essa repugnância,terá o seu fim. Lendo ou ouvindo "tortura nunca mais", eu choro! 25 opiniões
avalie fechar
luiz dias (418) 04/11/2008 08h24
luiz dias (418) 04/11/2008 08h24
DITADURA, ANISTIA E A CONSTITUIÇÃO DE 1988.
EVIDENTE QUE O BRASIL PASSOU, MAS, DEIXOU CRAVADO EM SUA HISTÓRIA, DUAS DÉCADAS E MEIA DE SANGUE, TERROR E MORTES, QUAIS SEJAM, DÉCADA DE 60, 70, ATÉ 1985.
EM NOME DA LEI E DEMOCRACIA, TANTO PELAS FORÇAS ARMADAS, QUANTO POR SEGMENTOS CIVIS, GRUPOS CHAMADOS ESQUERDISTAS RADICAIS, O SANGUE DERRAMOU.
GOVERNOS MILITARES, DAS FORÇAS ARMADAS E SEUS ALIADOS, FIZERAM SUAS PARTES.
DO OUTRO LADO, OS GRUPOS ESQUERDISTAS, TERRORISTAS, SINDICATOS, ETC, FIZERAM A OUTRA PARTE.
QUEM GANHOU? NINGUÉM E O PAÍS AINDA SOFRE ATÉ HOJE.
A LEI 6683/79, DE JOÃO FIGUEIREDO, LEI DA ANISTIA, TENTOU COLOCAR UMA PÁ DE CAL, MAS, CAL EM FERIDA ENORME DOS DOIS LADOS, NÃO FOI O MELHOR REMÉDIO.
A LEI DIZ QUE A ANISTIA É PARA TODOS, MILITARES, CIVIS E PARA OS TRÊS PODERES DA REPÚBLICA, JUDICIÁRIO, LEGISLATIVO E EXECUTIVO, QUE, COMETERAM CRIMES POLÍTICOS OU CONEXOS DE 02 DE SETEMBRO DE 1961 A 15 DE AGOSTO DE 1979.
LOGO DEPOIS, A MESMA LEI FALA CLARAMENTE QUE CRIMES CONEXOS, PARA EFEITOS DA LEI DE ANISTIA, SÃO TODOS E QUAISQUER CRIMES RELACIONADOS COM OS POLÍTICOS, PORTANTO, DURANTE O PERÍODO ACIMA, DA DITADURA, TODOS OS CRIMES.
DEFINE AS INDENIZAÇÕES A MILITARES E CIVIS VIVOS OU AOS DEPENDENTES.
OS TEMPOS PASSARAM, EM 1985 VEIO UMA NUVEM, UMA IMAGEM DE PAZ, MAS, UMA PAZ PARCIAL.
DIRETAS JÁ, RUMO À CONSTITUIÇÃO DE 1988 E A FORMAÇÃO DA CONSTITUINTE.
NESTA NOVA CARTA CONSTITUCIONAL, NO ARTIGO 5, XLIII, DIZ QUE, REALMENTE SÃO INAFIANÇÁVEIS E INSUSCETÍVEIS DE ANISTIA
17 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1577) 04/11/2008 07h26
Luís da Velosa (1577) 04/11/2008 07h26
contt. uma vida plena.Isso parece ser bastante claro,quando é feita uma declaração em palavras;e depois, um comportamento ou uma atitude se manifesta ao contrário e,pelas ações e reações, pode-se perceber,melhormente a autenticidade dessas expressões.Esse percebimento é intrínseco, é a nossa própria luz,que nunca se engana;é esse sentir por si mesmo,o que constitui o autopercebimento.Aí está a autênctica meditação, fator imprescindível para as atitudes coerentes.A mente usa truques como "chavões" para enganar-se e enganar a tantas outras,induzida pelo instinto de autopreservação.Os truques que a mente nos prega,como as crenças,divertimentos lúdicos,cultivos de teorias,divagações,métodos psicológicos para o desenvolvimento interior e auto-análise,nos afastam de "o percebimento daquilo que é".Nenhuma atividade nos é necessária além da percepção holística das coisas observadas,como desafios,pensamentos e sentimentos.Se permitidos forem seus desdobramentos,florecendo até o ponto de murcharem por si mesmos,a mente torna-se-á una com o universo.Vivem-se duas realidades:a realidade que é a realidade que se imagina;que gostaríamos que fosse.Ao se perceber efetivamente esta contradição básica da mente ver-se-á também que uma energia tremenda é despertada,o que induzirá de forma natural à libertação de todos preconceitos,e ao enfrentamento consciente aos desafios, sem condenação,sem medo e sem luta." Bem,vou dar continuidade a essas palavras e tentar resolver o problema desse dilema... 25 opiniões
avalie fechar
Haremhab Hassan (185) 04/11/2008 07h20
Haremhab Hassan (185) 04/11/2008 07h20
Lula, Tarso e Vanucchi podem discordar e dizer o quê bem entendem à respeito...o que vale mesmo, é a palavra final do Presidente do STF, inquestionável!Parabéns comunistas, engulam à seco mais esta!Quem vai encarar Gilmar Mendes??? 8 opiniões
avalie fechar
hildo molina (162) 04/11/2008 07h19
hildo molina (162) 04/11/2008 07h19
falando em torturadores, olá dilma, qual seria a opinião do diniz do betancourt ou a família do vigia assassinado pelas costas pelos parasitas do país?
o pau que batem em chico, bate em francisco.
27 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1577) 04/11/2008 07h05
Luís da Velosa (1577) 04/11/2008 07h05
Essa história derredor da Lei da Anistia é instigante. Ela é assim-instigante-uma vez que está no invólocro da filosofia,da psicologia e do autoconhecimento.Com este,há uma percepção de uma coisa certa embutida ocultamente nuna coisa falsa,"que se ouve e se vê corriqueiramente em diálogos,palestras,literaturas e comportamentos pessoais.E tem-se a compreensão de não reagir, permitindo que o acontecimento revele-se tal como o é em sua natureza.Com o percebimento,as reações que através das lembranças condicionadas, afloram da inconsciência para a consciência,são promotoras dos conflitos;este mesmo percebimento será a causa terminal deles.Em se percebendo algo, transforma-o em conhecimento,e,com este conhecimento tenta-se resolver uma questão psicológica,nada de concreto será realizado.O conhecimento por ser limitado,não afetará profundamente a raiz do problema e,o pior,dará condições de continuidade o mesmo.Um problema é sempre limitado ao se ficar envolvido com ele,e é isso que fazemos quando se teoriza a coisa.O problema quando percebido intimamente dá-nos a resposta vinda do silêncio da mente,como uma revelação,e esta resposta tem a realidade e profundeza de sua origem...Alguém pode nos dizer alguma coisa que expresse consideração,simpatia ou amor e também a expressão oposta: desrespeito,antipatia ou ódio;mas, a realidade ou falsidade destas expressões,só podem ser detectdas pelo sentir pessoalmente;e,esse sentir provém do autodescobrimento; sem o qual é impossível... 25 opiniões
avalie fechar
Diocleciano Campos (188) 04/11/2008 02h56
Diocleciano Campos (188) 04/11/2008 02h56
O jornalista Fladmir Herzog foi covardemente enforcado...Será que ele tinha alguma culpa no cartório como afirma alguns sábios? 50 opiniões
avalie fechar
Alexandre Pellizzon (98) 04/11/2008 00h40
Alexandre Pellizzon (98) 04/11/2008 00h40
Ué! Que engraçado isso! Achei que o STF zelava pra cuidar do respeito a constituição. O Presidente do STF diz que a tortura assim como o terrorismo sao imprescritiveis pela Constituicao. Mas nao quer saber de mexer com os torturadores por causa da tal lei da anistia que é anterior a Constituição...legal. Qual a função do Gilmar então? Se pela constituição ele não zela...serve pra que? Soltar o Daniel Dantas? 49 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 03/11/2008 21h49
roberto diaz zanetti (278) 03/11/2008 21h49
Prezados Senhores;
A Argumentação de que graças aos guerrilheiros que enfrentaram a ditadura visavam reestabelecer a democracia no país, é puro contos de fadas. Dá pra acreditar em Papai Noel a essa altura do campeonato, dá também pra acreditar que a cegonha traz os bebes. Por favor quem promoveu a abertura foram os próprios militares quando elegeram o Geisel. Havia duas correntes no exercito, uma moderada que desejava entregar o governo aos civis e outra radical que visava endurecer ao extremo a ditadura no país. Geisel e por incrivel que pareça o Figueiredo faziam parte dessa corrente moderada. Costa e Silva e Medici da radical. Esses é que promoveram a tortura e os assassinatos de guerrilheiros. Mas ao contrario da Argentina e do Chile(Pinochet morreu recentemente) os 4 presidentes brasileiros já baixaram a sepultura, assim só se irá pegar asaratazanas que sobraram. Agora e os caras que explodiram bancos, quarteis, casas, assassinaram pessoas na rua em bares e em outros locais e estão hoje mamando nas tetas do governo. Se é para fazer justiça, todos tem que ser crucificados, não é por que a Dilma ficou 2 ou 3 anos detida ou o Dirceu que foi fazer estagio em Cuba, que pagaram sua divida com a sociedade. Assim meu irmão, olho por olho dente por dente. E com um agravante. Os guerrilheiros mataram inocentes, os torturadores mataram que nitidamente tinha culpa no cartório.
26 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (292)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página