Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crimes da ditadura

Ministros defendem punição de crimes de tortura da ditadura


Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15
Comentários dos leitores
claudia pessoa (47) 05/11/2008 06h06
claudia pessoa (47) 05/11/2008 06h06
Adorei o seu desabafo Roberto Luiz Zanetti.
Voce tem razao!
Talvez ninguem mais pensa que foram os nossos bravos guerrilheiros que adestraram todos esses comandos criminosos que hoje nos forçam a viver em casas blindadas, aterrorizados da manha ate a noite, balas perdidas, sequestros e todos os tipos de violencias contra o individuo e patrimonio.
E ai? quem se responsabiliza por isso?
O que a senhora Dilma diz desta teoria.
Sera que ela diria que foi um ato para salvar a "democracia" inesistente?
6 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (288) 05/11/2008 05h35
sérgio carneiro (288) 05/11/2008 05h35
Sr Eduardio Petrucci tenho uma resposta para a sua ultima indagação: A Lei da anistia.

LEI Nº 6.683 de 28 de agosto de 1979- "Art. 1º É concedida anistia a todos quantos, no período compreendido entre 02 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979, cometeram CRIMES políticos ou conexo com estes, crimes eleitorais, aos que tiveram seus direitos políticos suspensos e aos servidores da Administração Direta e Indireta, de fundações vinculadas ao poder público, aos Servidores dos Poderes Legislativo e Judiciário, aos Militares e aos dirigentes e representantes sindicais, punidos com fundamento em Atos Institucionais e Complementares ".

Rever uma Lei de 1979 sob alegação que os militares não praticaram crimes políticos, portanto não seriam anistiados, retira a estabilidade jurídica.

Quem não se lembra dos cartazes com os slogans: "Não queremos liberdade pela metade - ANISTIA AMPLA GERAL E IRRESTRITA".
6 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 05/11/2008 00h23
roberto diaz zanetti (278) 05/11/2008 00h23
Agora quanto ao Dirceu. Me desculpe novamente, mas ele é o articulador do mensalão, provar acho dificil, mas o Lulla não teria condições de montar o esquema, não a idéia, mas não tem tino administrativo para isso. Evidentemente o Dirceu é um golpista, talvez não um oportunista como o Lulla, mas alguém que ainda se ilude com as teorias esquerdizantes. Para mim isso é uma temeridade, já que a idéia é uma ditadura futura e como não gostei da ditadura do Exercito, também não gostaria da ditadura do Dirceu, já que seria identicas, só mudaria as moscas. Sai o exercito entra o PT, e ai eles vão nos fazer de escravos remunerados como a idéia de um governo do proletáriado, onde nós vamos continuar ganhando o salário minimo e eles vão aumentar o valor de seus salários conforme os seus desejos. E ai vão vir com a teoria do Delfim, vamos deixar o bolo crescer para depois dividir. Tamos esperando até hoje a divisão. Desculpe mas é notório que os guerrilheiros só serviram para instruir presidiários para que se organizassem e criassem o crime organizado. Eram em número muito inferior para poder lutar contra o estado. E foi por causa deles que tivemos o AI-5 e não o contrario. Se você se sentir atacado vai se defender. Foi o que o governo fez. Seria a mesma coisa que a Guerra do golfo. Ou a Guerra das malvinas. Saddan sabia que iria perder a guerra no Kwait quando o EUA mandou ele sair. Ficou por que é burro e fez seu povo sofrer apenas para dizer que era macho. Sabendo que o Bush é burro. 38 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 05/11/2008 00h11
roberto diaz zanetti (278) 05/11/2008 00h11
Prezado Senhor Deocleciano;
Folgo em saber que possuis discernimento. E realmente foi uma ironia a questão do Dirceu. Eu também já tive meus idolos, me identificava muito com Mario Covas. Me desiludi um pouco com a sua fundação. Daonde vem o dinheiro? Mas foi um grande homem, sou ser sobrio quando prefeito de São Paulo, nomeado pelo Franco Montoro. Perdoe-me se exponho minha opinião, mas não aceito o PT como partido, não por preconceito, mas pela grande baderna financeira que fazem com o governo. Não existe mais direita ou esquerda. Apenas talvez para o Plinio ela ainda pareça real, mas não tem substancia por mais de meio segundo se tomar o poder. Mas eles são autenticos.(PSOL) Se analisarmos com acuidade a teoria de Marx veremos que ela é apenas uma revolta por ele ter que trabalha, isto é, se sujeitar a alguem maior que ele lhe dando ordem. Esse era o seu maior problema e assim a teoria da revolta. Agora o Capitalismo é a teoria da ganância. Percebe que elas não são perfeitas. Elas individualmente são falhas. Por isso não vale a pena discutir PT, PSDB, PSOL etc..A questão é ter regras rigidas. Os individuos tem direitos e deveres, os governos também os tem. Não acho que os militares foram anjos como também a esquerda mais radical o foi. Lutavam pelo poder, e desculpe, mas nunca lutaram pela democracia. Não existe democracia quando só a sua opinião vale, leia a definição e vai perceber que se não houver o contraditório estamos falando em ditadura.
15 opiniões
avalie fechar
delcio peres peres (15) 04/11/2008 22h13
delcio peres peres (15) 04/11/2008 22h13
Essa discussão são colocações revanchistas de uma esquerda que gosta de ficar criando fatos, pois falta-lhes criatividade. O que nos devemos julgar com todo rigor da lei são estes terroristas financiados pela antiga URSS. Se vocês acham que o povo brasileiro vai tomar o partido destá minoria de espoliadores do povo estão muito.. muito.. muito.. enganados. Continua forçando.... e vcs vão tomar o maior susto no final. 39 opiniões
avalie fechar
Diocleciano Campos (188) 04/11/2008 21h49
Diocleciano Campos (188) 04/11/2008 21h49
Bem, senhor Zanetti, o texto está entre aspas e na última parte do mesmo há um parêntesis dizendo se tratar de uma nota de defesa do senhor Dirceu. Portanto o texto não é de minha autoria e quanto a isso não há confusão nenhuma. Creio que a cassação desse cidadão foi puramente por motivos políticos.Pressão por parte de setores da imprensa. Ódio e perseguição a quem se diga de esquerda.
Não afirmei que Jango foi empossado democraticamente. Falei sim, que a Constituição lhe dava o direito de assumir. E que o regime militar rasgou a constituição...O Estado estava tomado por criminosos, por bandidos fardados. Nenhum cidadão era obrigado a acatar às leis impostas já que essas leis eram determinadas por foras da lei ( os militares). Os militares não tinham legitimidade por desrespeitarem a constituição. Os militares foram os únicos criminosos. Quem pegou em armas contra os militares estava defendendo o Estado contra a ação de ilegais. Se algum de nós,por exemplo, tentar derrubar o governo atual estaremos cometendo crime.Porque o governo atual foi eleito, é fundamentado na lei, é legítimo. Ao contrário do regime militar. Faço uma análise não pessoal mas baseada no Direito.
Mas... agradeço suas observações.Tenho 25 anos por isso escrevo baseando-me no que li sobre o assunto. E continuarei defendo minhas idéias até convencer-me do contrário.
Boa noite e escreva sempre que discordar.AAZRC
114 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 04/11/2008 20h19
roberto diaz zanetti (278) 04/11/2008 20h19
Continuando.
Assim quando um Latifundiário que era o que ele era fez o discurso da Central, a famosa tentativa de se fazer a reforma agraria, foi o estopim para a tomada de poder. Na verdade a direita estava doida para ter o poder, como não tinha conseguido tomar o poder de Vargas em 54, 10 anos depois tomaram de seu pupilo.
Quanto ao Hezog. Ele era um dirigente comunista com informações. E era esse o interesse do Doi-Codi nele. O problema foi que a mão apertou. Sim o assassinaram e não por enforcamento. A questão que mais pegou foi a tentativa de enganar a opinião publica, dizendo que o cara tinha se enforcado na própria sela. Ridiculo, já que o coitado não teria altura suficiente para o objetivo. E isso pegou. Principalmente por que os guerrilheiros já haviam sido dizimados no PA, as coisas por aqui já estavam tranquilas, assim matá-lo seria um erro crasso. Mas ainda ai o Gal do II exercito manteve o cargo. Um ano depois Mataram o operário Manoel Filho pelo motivo mais torpe do mundo e a mulher do rapaz ganha muito pouco como indenização, muito menos que o Lulla. Assim o Gal. foi para a reserva desprestigiado e um Gal. mais moderado e politico assumiu o comando. Confirmando a Distensão do Geisel, politica de abertura gradual para entrega do poder aos civis e assim não tinhamos mais lideres politicos no país, o último tinha morrido(atentado ou acidente???) na via Dutra, Jucelino. Com isso se fez a lei da anistia que permitiu que todos os exilados voltassem isso em 79.
18 opiniões
avalie fechar
Cristiano Garcia (404) 04/11/2008 20h19
Cristiano Garcia (404) 04/11/2008 20h19
Fui contra as ditaduras na America Latina, pois foram criadas pela Cia com a finalidade exclusiva de serviram aos interesses dos Eua.
Os torturadores agiram em nome de um estado militar, e cumprindo ordens superiores. Num estado de direito democratico é impensável o uso da tortura. Então seria justo indultar os torturadores por perpetrarem barbárie, sofrimento, morte à pessoas presas e sem condição de se defenderem? Creio que seria justa a punição.
Por outro lado tambem penso que os crimes de morte e tortura perpetrados pelos guerrilheiros, que tambem desejavam implantar uma ditadura comunista bancada pela Kgb, tambem devem ser punidos com o mesmo rigor da lei. A ministra Dilma disse que é contra o indulto aos militares torturadores, mas e quanto aos atos de tortura e morte praticados pela guerrilha?
Ahhh bommmmmm, pros guerrilheiros que lutavam para implantar outra cruel ditadura aqui, pra esses perdão e gordas pensões.
E aproveitando a deixa gostaria de saber por que os atos de terrorismo praticados pelo Mst e a tal da Via campesina, destruindo pesquisas e espoliando propriedades, ficam sem punição?
27 opiniões
avalie fechar
Realmente quem lutou contra ditadura nao pode ser considerado terrorista, mas quem matou, assaltou, sequestrou, enfim cometeu delitos graves, tem de ser considerado como tal. Grande parte desse pessoal cometeu esse tipo de delito, assim tem de ser considerado dessa forma. 27 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 04/11/2008 20h06
roberto diaz zanetti (278) 04/11/2008 20h06
Prezado Senhor Diocleciano Campos;
Obrigado por reconhecer que sou sabio, pois realmente sou. Por que ao inves de copiar e colar e um texto que já postou, eu penso e escrevo. Apesar da confusão, será que o senhor é o Dirceu ou apenas um adepto? Quanto ao Jango ter sido empossado democraticamente, isso faz parte do conto de fadas que o senhor adora escrever. Quando Janio, tentando dar um golpe de estado(admitido pelo seu neto e por colaboradores intimos) Não soube fazer as coisas com boa precisão e acabou desenbarcando em São Paulo já cidadão comum. O Jango estava na China e para retornar teve que ficar fazendo baldeação até que o caminho estivesse livre para desembarcar aqui. Por interferencia do Marechal Lott, que havia sido quem disputou com Janio a eleição, deu sustentação para que Jango assumisse a Presidência. Mas para tanto teriamos o sistema alterado para parlamentarismo e assim o 1º Ministro foi Tancredo, em 3 de fevereiro houve um plebiscito que consagrou a forma presidencialista como sistema de governo e graças a isso nós, povo, perdemos com a revolução em 1 ano e 2 meses. O Jango foi um joguete nas mãos das forças politicas, a direita o detestava pela raiz que tinha com o Varguismo, que nunca foi de esquerda, mas de direita. O que sobrou para ele foi se apoiar na esquerda, que foi o seu erro, pois eram todos sonhadores, talvez mais integros que os atuais governantes, mas iludidos como se viu com a queda do Muro e a derrocada da URSS.
17 opiniões
avalie fechar
Diocleciano Campos (188) 04/11/2008 19h49
Diocleciano Campos (188) 04/11/2008 19h49
Ainda não existem provas materiais contra José Dirceu. Do tipo: documentos, assinaturas, alguma gravação...Existe sim, prova testemunhal. Mas a testemunha é um indivíduo suspeito, sem moral, que disse não ter provas do que falava(Roberto Jerfeson). José Dirceu foi cassado por pressão da mídia tucana. Qualquer um que se diga de esquerda nesse país será perseguido, tentarão desmoralizá-lo. Quanto a ter sido guerrilheiro: Dilma, Dirceu, Jenuíno...Eu os parabenizo. Colocar a vida em risco em nome de um ideal não é para qualquer um!!! Isso demostra coragem, garra...As tranformações são feitas pelos que lutam, não pelos medrosos e acomodados!!!! Foram poucos os que ousaram desafiar ao Regime Militar. Os que sobreviveram merecem ser homenageados!!! Merecem até(ELA) serem presidentes em 2010!!! 114 opiniões
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (679) 04/11/2008 19h44
Saulo Mundim Lenza (679) 04/11/2008 19h44
Terrorismo é crime. Em todo e qualquer lugar do planeta. No Brasil também.
Quem praticou terrorismo sob qualquer pretexto é terrorista, logo é também criminoso, e como tal deve ser tratado.
A opinião de ex-terroristas não altera nada.
26 opiniões
avalie fechar
Diocleciano Campos (188) 04/11/2008 19h35
Diocleciano Campos (188) 04/11/2008 19h35
"Tenho andado muito pelo Brasil, reunindo-me com amigos e companheiros, fazendo palestras, participando de debates. Recebo, aonde vou, a solidariedade e o apoio dos que têm plena consciência de que a punição a mim imposta por 293 deputados foi injusta e política. Não cometi nenhum crime, não feri o decoro parlamentar, não me envolvi em negociatas. Meus adversários políticos, que pregaram a minha cassação para afastar-me da vida pública, não conseguiram uma só prova documental ou testemunhal para justificar a decisão tomada pela Câmara dos Deputados.
Mesmo sem provas, o procurador-geral da União incluiu-me na denúncia que apresentou ao Supremo Tribunal Federal contra 40 pessoas que ele considera envolvidas no episódio que ficou conhecido como "mensalão". Não apenas me incluiu, entendeu que eu era o chefe do que ele denominou "organização criminosa". Até hoje essa denúncia não foi apreciada pelo STF, deixando-me na incômoda situação de réu sem julgamento.
Ao lado disso, meus adversários procuraram me envolver em vários outros episódios largamente explorados pela imprensa. Tentaram, a todo custo, acabar com minha vida pública, construída com muita luta desde a adolescência. Não tiveram sucesso.
Como disse no discurso em que fiz minha própria defesa, na sessão da Câmara em que a maioria decidiu pela cassação de meu mandato e decretação de minha inelegibilidade por oito anos, não abandonarei a vida pública e a luta política em nenhuma circunstância. (segue abaixo)
114 opiniões
avalie fechar
Diocleciano Campos (188) 04/11/2008 19h29
Diocleciano Campos (188) 04/11/2008 19h29
continuando...
Continuo militante político, embora sem mandato e sem função de direção partidária. E continuarei lutando, sobretudo, pelo reconhecimento de minha inocência.
Esta publicação, preparada por amigos e companheiros que têm travado essa luta ao meu lado, tem o objetivo de apresentar meus argumentos e mostrar minhas razões de forma simples e direta. Agradeço a todos pela iniciativa, um instrumento a mais para que os que ainda têm alguma dúvida possam entender melhor a enorme injustiça cometida contra quem nada quer além de combater a injustiça e restabelecer a verdade." (nota de defesa escrita por josé dirceu).
98 opiniões
avalie fechar
Alvaro Bernardi (2) 04/11/2008 18h39
Alvaro Bernardi (2) 04/11/2008 18h39
Eles foram terroristas nos anos 60 e 70. Recorreram à luta armada e envolveram-se em atentados, assaltos e assassinatos na tentativa de derrubar o governo militar.
Foram beneficiados pela Lei da Anistia de 79, e se reintegraram na vida política. Foram transformados de criminosos em heróis, e hoje estão nas altas esferas, onde militam pelas mesmas idéias na esperança de colocar o país sob um regime idêntico àquele que malogrou no Leste da Europa.
27 opiniões
avalie fechar
Alvaro Bernardi (2) 04/11/2008 18h38
Alvaro Bernardi (2) 04/11/2008 18h38
Legal 7 opiniões
avalie fechar
Eduardo Petrucci Gigante (210) 04/11/2008 18h31
Eduardo Petrucci Gigante (210) 04/11/2008 18h31
"Mas no INCISO XLIV, logo abaixo, vemos: "constitui crime inafiançável e IMPRESCRITÍVEL a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático"".
Veja, Sérgio Carneiro, o roto e o esfarrapado. Um gurpo de militares armados atentou contra a ordem constitucional e o Estado Democrático. Um grupo de civis armados se colocou contra ele, também atentando contra a ordem constitucional e o Estado "democrático" criado pelo primeiro grupo armado. Vai ser complicado. Devemos então prender todos os participantes de ambos os grupos!
(escreví essa só para chegar ao 172!)
8 opiniões
avalie fechar
Luiz Marcelo Salvalaggio (4) 04/11/2008 18h00
Luiz Marcelo Salvalaggio (4) 04/11/2008 18h00
Não acho uma boa idéia ressucitar esse debate. A Lei da Anistia esgotou-se em si mesma (Vamos chamar de empate técnico). Ou seja, faz parte da cura das feridas daquela época: cada um lambe suas feridas...e segue seu caminho. No meu ponto de vista, houve exageros de todos os lados. Os exageros da junta militar ficaram mais evidentes porque eles estavam no poder. Mas, dos outros lados - e eram várias as nomenclaturas- os exageros também aconteceram. Não venham negar Dilma, Dirceu, Carlos Monteiro (meu avô - que diga-se de passagem nunca negou) que tais "exageros" houveram. O pau-de-arara e outras variedades de tratamentos aconteceram de todos os lados. Ou o senhor já esqueceu Sr. Dirceu. Ou Dona Dilma. Já se esqueceram? Deixem os mortos enterrados!!! Ou enterrem-se junto com eles!!! 37 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (660) 04/11/2008 17h58
Rogerio Rocha (660) 04/11/2008 17h58
Reportagem da FSP "Dirceu diz que é absurdo chamar de terrorista quem lutou contra a ditadura militar". Mas é claro que o "cumpanhêro" dirceu tem que se defender. Afinal ele também participou da farra, não é mesmo?
Agora eu pergunto a estes "bravos revolucionários": Cadê a procuração que eu e o restante dos brasileiros passou para vocês nos defenderem? Para dizer a verdade a guerrilha contra o regime militar nunca teve o apoio popular. Uma prova disto foi o fiasco do grupelho -o "cumpanhêro" genoíno no meio- que tentou a guerrilha do Araguaia.
Mexer neste assunto como o sinist.. ooops, quero dizer ministro da justiça quer é puro revanchismo.
18 opiniões
avalie fechar
Aderbal Queiroz (4) 04/11/2008 17h40
Aderbal Queiroz (4) 04/11/2008 17h40
Essa turma da luta armada, se porventura triunfasse certamente seguiria a cartilha marxista-leninista e mandaria toda aquela gente que representava o poder para o paredão e hoje, se ainda estivessem no poder, tudo seria esquecido, a tortura evitou isso. 27 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (292)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página