Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crimes da ditadura

Ministros defendem punição de crimes de tortura da ditadura


Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15
Comentários dos leitores
roberto diaz zanetti (278) 06/11/2008 08h26
roberto diaz zanetti (278) 06/11/2008 08h26
Prezado Senhor Deocleciano;
Perode-me, mas vou discordar de suas definições. Quanto ao Plinio, o que me referi é que ele é ultrapassado, ele ainda trata do assunto com a visão da intentona comunista. Mas ele é integro, que foi o elogio que fiz a ele e nunca ao PT. Meu problema com o PT é a farra financeira com o nosso dinheiro, de resto é mais um partidozinho como qualquer outro. Agora para poder explicar a direita e esquerda, desculpe, mas você esta falando sobre a estratégia de marketing do partido e não dos objetivos dele. Quando aqui falar de esquerda era "pecado", existiram livros que comparavam as idéias marxistas com as teorias expostas pelo Cristo. Elas realmente são correlatas. O problema são as formas de se atingir os objetivos. Jesus espera que o homem atinja o objetivo pelo seu esforço e mérito, por que é assim que se aprende, com trabalho. Já o que Marx propõem é que isso seja imposto de cima para baixo, na verdade o Comunismo, criando assim as condições tipicas de uma ditadura. Devo ressaltar que o homem é um animal e como tal preserva ainda os seus intintos primitivos de proteção e preservação da espécie e procriação e esses instintos são baseados no egoismo ou na auto defesa, assim na agressão. Em psicologia se define a agressão como algo que muda o ambiente, assim quando voce anda voce agride o ambiente, quando voce fala voce agride o ar. As dificuldades naturais da vida nos possibilitam aprender e assim evoluir. (continua)
6 opiniões
avalie fechar
LUIZ PAULO PETRONI (183) 06/11/2008 08h03
LUIZ PAULO PETRONI (183) 06/11/2008 08h03
BOM DIA SRS. GOSTO DESTE PEDACINHO DO JORNAL, AS NOTICIAS ME ALEGRAM LOGO PELA MANHÃ. AGORA VEM UMA REUNIÃO COM O TIME, TARSO GENRO,CESAR BRITO E PAULO ABRÃO, TUDO PARA DEFENDER DNA MARIA THEREZA GOULART, ÁAAAA ÉEEEPOCA ÉLA ÉRA UMA PATRICINHA TRAVESTIDA DE SEGUNDA DAMA, QUE VIVIA DE LUXO E RIQUEZA TUDO PAGO PELOS COFRES PUBLICOS E AGORA AINDA QUER INDENIZAÇÃO COM EFEITO RETROATIVO ÉEEEEEEEEEE COISA DE LOUCO SÔOOOOOOOO. SERA QUE ESSA TURMA NÃO TEM MAIS OQUE FAZER, DOQUE SÓ FICAR CORRENDO ATRAZ DO DINHEIRO DO POVO, PARA ACHACAR. 48 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1577) 06/11/2008 07h40
Luís da Velosa (1577) 06/11/2008 07h40
Um grande escritor brasileiro,também reconhecido em todo o mundo, num jardim de uma esplendorosa ilha-não vou dizer o seu nome,nem o seu torrão natal-disse que essa "bondade" tão falada do povo brasileiro é uma falácia.Claro, que quando disse "povo" não falava de todo o povo. É por essas e outras que digo que sou mau.A covardia e a omissão,achou de recair sobre mais um grande homem, essas no presidente João Goulart.Muito bem se houve o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil,César Britto,quando execrou o ato de banimento,de derrubada,pelas forças do mal,desse homem que somente queria o bem do Brasil.E tem todo a minha comunhão.A minha consciência está satisfeita.Ele,João Goulart,estava no coração do povo.Já o havia conquistado.Mas, a ignorância,"mãe da servilidade e da miséria",não queria a existência constitucional.Queriam mandar, armados,contra um povo desarmado, sem-cerimônia alguma.Queriam encurralar as liberdades. Currá-las, diriam os mais sinceros.A coisa mais retroflexa é um fuzil infame,subserviente, usados na clandestinidade das ideofrenias mais abjetas.Aquelas pessoas que teorizam, apoiando-os,aqueles descalabros, inconscientemente colaboram na prática com tudo aquilo que aconteceu a Goulart.Nós conhecemos as causas e efeitos das guerras,das drogas,das religiões,dos partidos políticos;conhecemos todas as suas pretensões,presunções e artimanhas,e nunca nos livramos deles.Portanto,necessário se faz que as pessoas tenham consciência e responsabiliades efetivas. 36 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3047) 05/11/2008 23h56
Antonio Fouto Dias (3047) 05/11/2008 23h56
Nesta quarta-feira o Presidente do Senado fez um pronunciamento em comemoração aos 10 anos da constituição, "puxando as orelhas" de todos os poderes da república, inclusive o Congresso Nacional.
Ao executivo teceu críticas sobre o exagero de medidas provisórias, as quais além de trancarem a pauta, não são compativeis com o espírito democrático de que o regime exige.
Ao Judiciário falou de sua atuação como legislador, e que essa atribuição compete ao Congresso Nacional.
Para o próprio Congresso, do qual é também presidente, destacou a falta de coragem dos parlamentares na aprovação tanto da reforma política assim como da reforma tributária, ambas mais que necessárias e que sempre ficam para depois.
Ao Presidente Lula, também presente, restou uma pequena crítica em um telejornal, de que ele hoje homenageou o que ele sempre foi contrário enquanto constituinte.
7 opiniões
avalie fechar
luiz guilherme (90) 05/11/2008 23h34
luiz guilherme (90) 05/11/2008 23h34
O Partido dos Trabalhadores, realmente não desceu ainda dos palanques armados da época em que era oposição, ou melhor dizendo, da época em que eram "guerrilheiros modelo farcs colombianas" atualmente. Chega a ser hilário não fosse trágico, o posicionamento destes senhores graduados do partido. Querem desenterrar o defunto da ditadura militar a todo custo, querem dar um sabor de vitória aos ex- sequestradores e delinquentes armados que tentaram fazer do Brasil, uma nação divida pelas armas e pelo sangue dos compatriotas . Não satisfeitos ainda estes senhores, com as gordas indenizações, a meu ver injustas, já que não contemplaram os dois lados.
Logicamente seria insano, não reconhecer os exessos e os crimes também cometidos pela ditadura militar, ou defender aqui o estado de exeção comandado pela mesma.
A luta do nosso povo pela democracia, pela liberdade, conseguida ao longo de muitos anos, não veio pelas armas, nem pelo sangue, de nenhum dos lados envolvidos na questão, mas da vontade popular, da concientização e da devoção dos verdadeiros democratas deste pais, que pegaram nas armas do "diálogo" e do "perdão", para a consolidação hoje da nossa democracia, a qual estes senhores da guerra, estão usufruindo, sem o menor respeito, ao quererem os beneficios da lei para alguns e os rigores da lei, para outros.
17 opiniões
avalie fechar
Diocleciano Campos (188) 05/11/2008 20h19
Diocleciano Campos (188) 05/11/2008 20h19
Continuando...
Você cita o grande Plínio de Arruda Sampaio, fundador do PT e agora no PSOL, por quem aliás, eu tenho grande admiração. Caso o Psol chegue ao governo sem uma base de apoio no legislativo, creio eu, que acontecerá o mesmo que aconteceu com o PT: ou renunciarão pelos ideais ou farão alianças para ser possível governar.
Acredito que Marx não foi um preguiçoso revoltado como afirma o senhor. Marx foi o primeiro a fazer uma análise extensa sobre o Capitalismo. Não creio em todas as suas teorias, mas é inegável que elas ao questionarem a exploração do homem pelo homem fizeram com que a humanidade impuzesse regras ao Capitalismo.
Eu sou a favor de um sistema capitalista democrático, não monopolista, não latifundiário... Bem ao contrário do chamado Capitalismo Selvagem que reina entre nós.
149 opiniões
avalie fechar
Diocleciano Campos (188) 05/11/2008 18h48
Diocleciano Campos (188) 05/11/2008 18h48
Prezado senhor Zanetti:
Voltemos aos seus últimos comentários - que aliás, são muito lúcidos. Realmente, ao analisarmos o cenário político atual teremos dificuldade para distinguir direita de esquerda. Eu faço essa distinção da seguinte maneira: a esquerda olha para o mundo e vê nele disparidades - concentração de renda, guerras, fome, desemprego, doenças, concentração da terra, analfabetismo, poluição...E tenta combater todas essas mazelas. Já a direita olha para esse mesmo mundo e não vê nada disso. Afirma a direita, que tudo isso é natural, é normal. Enfim, prega a direita que para esses problemas não há solução. Então, analizando nesse ângulo, eu me considero de esquerda. Você afirma que ao chegar ao poder a esquerda perde a substância. Concordo e tento explicar o porquê. O governo do PT mudou de lado ? Para mim, não. O que aconteceu, a meu ver, foi o seguinte: os petistas, ao chegarem ao governo federal, perceberam que não possuiam maioria em nenhuma das casas legislativas - Câmara e Senado. E , como sabemos, sem o apoio do legislativo o executivo fica de mãos e pés atados. O governo do PT então percebeu que seria impossível governar. E teve de tomar uma decisão: ou renunciar em nome dos ideais, ou abrir mão de alguns desses ideais e fazer alianças para que fosse possível a governabilidade. Chegaram à última conclusão. Muitos criticam essas alianças mas parece que não percebem que isso foi necessário para que o governo fosse possível. O PT mudou por necessidade.
125 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 05/11/2008 17h01
roberto diaz zanetti (278) 05/11/2008 17h01
Prezado Senhores;
Lendo essa reportagem do Juiz Garzon, me pus a meditar. Por que não quero que processem os militares. Por que para mim é revanchismo. E por que não acrescerá em nada à população. Mas refletindo mais a fundo. A impunidade Nacional. Com tanto meliante preso nas amaras da corrupção dessa nação, se isso servir para trancafiar todos eles, sejam do Frango Norte como agora. O do crime de Sto. André contra o prefeito, ou o de Campinas que tudo indica foi o mesmo motivo. Os do Correio, o do Banco Rural. Meu a lista é enorme.
Agora vejam bem. Aqui com a prisão desses torturadores não esta se querendo fazer justiça que é o objetivo do Sr. Garzon, mas de puro revanchismo. Pois se tivessem interesse em fazer justiça, todo o governo do PT haveria renunciado no primeiro escadalo, e não abafado como fez. Como também os cartões paulista.
8 opiniões
avalie fechar
Capitão Capitão (102) 05/11/2008 16h59
Capitão Capitão (102) 05/11/2008 16h59
Estou enojado deste assunto. Causa-me náuseas e vou relatar a vocês o por que:
Assim como eu, o Ministro e quem esteve lá sabe das vitimas anônimas causadas por seus companheiros de lutas.
A guerrilha aliciava jovens para utilizá-los como laranjas. Cansei de ver jovens iludidos aliciados nos Centros Acadêmicos das Universidades sendo usados pelos chefões do crime organizado. Verdadeiras crianças que nem sabiam ao certo o que estavam fazendo, repito, iludidos, presos nas celas do DOI-CODI ou na "Mansão" da Tomas Carvalhal. Seus pais desesperados à procura dos seus filhos, sem noticias, sem saberem aonde procurá-los, sem uma pista sequer, pos de lá não saia uma informação sequer. Quanto sofrimento causado pelos guerrilheiros. GUERRILHEIROS SIM SENHORES. Mas afinal, está valendo a pena, certo Ministro.?
16 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 05/11/2008 16h51
roberto diaz zanetti (278) 05/11/2008 16h51
A questão da anistia.
Bom esta na mão do STF julgar se é procedente ou não a questão dos torturadores serem punidos ou não sobre o assunto. Assim finaliza um capitulo de nossa história. Eu gosto muito de história, mas remexer no passado por vingança. Será que será útil ao povo, ou será útil para que os tortutrados se vinguem com o mesmo poder com que foram torturados pelo poder constituido. Não vejo ganho para o povo. Não vejo nesse revanchismo uma necessidade do povo. Pois ele já enterrou a revolução. O povo está evoluindo, aprendendo a votar. Ajustando o caminho do seu futuro. Para que voltarmos ás mazelas do passado? Alguém aqui comparou os torturadores aos nazistas. Desculpem os nazistas forma piores. E falaram do julgamento de Nuremberg, onde enforcaram varios comandantes nazistas. Mas graças a eles que fizeram a guerra, os EUA sairam do Crash de 29, a 2ª só ocorreu por que teve um tratado em Versalhes que acabou com a Alemanha. se tivessem feito o que fez o plano Marshall, Hitler nunca teria subido ao poder. Assim responsabilidade todos tem. Se houve uma revolução no Brasil, nós somos responsáveis, se houve uma tortura, nós somos responsáveis, se houve assaltos e assassinatos de inocentes nas ruas, somos responsáveis, não somo culpados, pois aculpa cai em cima de apenas um e sempre daremos margem para que surja um pseudo salvador da patria. Ao responsabilizarmos a todos, temos meios para aprender e mudar e não cometermos mais enganos no futuro. Vingança não dá isso.
7 opiniões
avalie fechar
LUIZ PAULO PETRONI (183) 05/11/2008 16h33
LUIZ PAULO PETRONI (183) 05/11/2008 16h33
A CADA MOMENTO E UMA NOVA NOTICIA, POR ISSO MEU PC, FICA LIGADO DIRETO NA FOLHA. AGORA VEM O PRESIDENTE DA OAB, BOTAR FOGO NA QUESTÃO, SÓ APARECE QUANDO SURGE UMA BOQUINHA PARA OS ADVOGADOS MORDEREM. QUEM SOUBER RESPONDA OQUE É CEM ADVOGADOS AMARRADOS UM AO OUTRO NO FUNDO DO OCEANO??????????. 24 opiniões
avalie fechar
Jorge Bronze (45) 05/11/2008 15h42
Jorge Bronze (45) 05/11/2008 15h42
Excelente Carlos!
Em 1970 na rua da Consolação quase esquina c/ Maria Antonia, uma bomba explodiu dentro de um fusca com os dois guerrilheiros que a transportavam, um deles japonês, que segundo um rapaz que morava com a irmã, no mesmo prédio em que eu morava, o qual era também guerrilheiro e buscou refúgio na espanha, este japonês era o tesoureiro da organização e tinha no banco na conta em seu nome 25 mil NCZ$ (cruzeiros novos) na época, quando o salário mínimo era de NCZ$ 187,00, tudo produto de assalto a banco.
6 opiniões
avalie fechar
R FJ (1) 05/11/2008 14h33
R FJ (1) 05/11/2008 14h33
Daqui a pouco, só falta tais Ministros e demais autoridades quererem desenterrar diversos crimes de tortura praticados pela igreja católica no tempo da inquisição. Ora, se a Carta-Cidadã, assim também chamada a Constituição Federal promulgada aos 05out1988, estabelece garantias diversas, APÓS 1988, e a questão jurídica tanto dos terroristas da época, bem como dos torturadores foi resolvida, descabe agora CRIAR nossa situação jurídica já consumada. 5 opiniões
avalie fechar
Robson Sciola (2) 05/11/2008 11h42
Robson Sciola (2) 05/11/2008 11h42
"A acusação de 'violência' ou 'terrorismo' sem demora tem um significado negativo. Ele tem adquirido uma nova roupagem, uma nova cor. Ele não divide, ele não desacredita, pelo contrário, ele representa o centro da atração. "Hoje, ser 'violento' ou um 'terrorista' é uma qualidade que enobrece qualquer pessoa honrada, porque é um ato digno de um revolucionário engajado na luta armada contra a vergonhosa ditadura militar e suas atrocidades."
O trecho acima consta do "Minimanual do Guerrilheiro Urbano", de autoria de Carlos Marighela, 1969. Leitura assaz interessante para se mostrar que quem optou pela luta armada e a tática do terror eram, no fundo, no fundo, pessoas do bem e bem-intencionadas.
Segue mais alguns trechos do panfleto para encerrar este comentário.
"No Brasil, o número de ações violentas realizadas pelos guerrilheiros urbanos, incluindo mortes, explosões, capturas de armas, munições, e explosivos, assaltos a bancos e prisões, etc., é o suficientemente significativo como para não deixar dúvida em relação as verdadeiras intenções dos revolucionários".
"... os lacaios dos militares mortos em encontros sangrentos com os guerrilheiros urbanos, todos são testemunhas do fato que estamos em uma guerra revolucionária completa e que a guerra somente pode ser livrada por meios violentos."
Está no google, basta procurar. Parece que a história contradiz o ministro da Justiça.
25 opiniões
avalie fechar
CARLOS MIRANDA (36) 05/11/2008 10h38
CARLOS MIRANDA (36) 05/11/2008 10h38
Segundo a Ministra Dilma os crimes de tortura são IMPRESCRITIVEIS e seriam passiveis de responsabilização. Partindo deste principio o Art. 121 do Código Penal supostamente teria a seguinte redação:
Art. 121. Matar alguém:
Pena - reclusão de seis a vinte anos.
Parágrafo 1º. Se o agente comete o crime por relevante valor social, em nome da democracia, pela causa da liberdade, pelo movimento estudantil.
Pena - Anistiada pela Lei 6683/79
Inciso I - Pelos relevantes serviços prestados a democracia, este importante "quadro" do sistema será recompensado com o Cargo de Ministro de Estado ou um Cargo de Diretor de Estatal com direito a Cartão de Credito Corporativo, diárias, estadias em hotéis cinco estrelas, carros com motorista, segurança e indenização paga pelo Estado.
Parágrafo 2º. Se o agente que cometeu o crime for Policial Civil ou Militar, membro do Exercito, Marinha ou Aeronáutica do Brasil, presta ou prestou serviços em a qualquer tempo a uma destas forças.
Pena - Detenção de trinta anos, execração publica, seqüestro de bens, cancelamento do cartão do INSS, do CPF, Titulo de Eleitor, e das Casas Bahia.
Dois pesos, duas medidas. Para os amigos do rei........
Pergunta: O Jose Dirceu continua como conselheiro da Petrobras?????
10 opiniões
avalie fechar
Edison . (43) 05/11/2008 10h24
Edison . (43) 05/11/2008 10h24
Se a esquerda armada que sequestrava,matava, mantinha pessoas em cárcere privado,ameaçava ,como fui ameaçado diversas vezes,não são terroristas, são o que? 28 opiniões
avalie fechar
LUIZ PAULO PETRONI (183) 05/11/2008 08h10
LUIZ PAULO PETRONI (183) 05/11/2008 08h10
SOBRE A AUDIÊNCIA, O CIRCO ESTA ARMADO EM BRASILIA, O PRES. DA COMISSÃO, É OS SR. PAULO PAIM DO PT. OS DEMAIS TODOS SABEM SÃO CONTRA AS FORÇAS DE SEGURANÇA INTERNA. GOSTARIA DE SABER SE VAI ALGUEM DAS FORÇAS ARMADAS. SE TIVER PLATÉIA, SÓ TERA COMUNISTAS PORQUE OS DEMAIS TEM QUE TRABALHAR PARA PAGAR A PEQUENA CARGA TRIBUTÁRIA A NÓS IMPOSTAS PELOS DEFENÇORES DO POVO. A CAMARILHAS ESTA ACESA, PREPARANDO O TERCEIRO MANDANTO. ESTA NA HORA DA VOLTA DO AI-5, PARA POR A CASA EM ORDEM. 71 opiniões
avalie fechar
Calil Aiub Calixto (18) 05/11/2008 07h54
Calil Aiub Calixto (18) 05/11/2008 07h54
Se o Jose Dirceu acha quem pega em armas para defender a liberda não é terrorista, então não podemos condenar os iraquianos chamando de terroristas poque se defendem dos EUA então eles são salvadores e não terroristas não é José Dirceu 36 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1924) 05/11/2008 07h26
Rui Ruz Caputi Caputi (1924) 05/11/2008 07h26
O J. Dirceu deveria se inspirar mais nos bons exemplos do F Gabeira também um ex guerrilheiro, que conquistou o coração e o voto da maioria dos cariocas e grande parte dos brasileiros com seu digno exemplo de ética decencia e carater. Um homem que não nega nem rejeita as experiencia passadas que fazem sua historia, mas que no entanto não ficou parado lá no pretérito, Moderno, inteligente e de altíssima qualidade ética. Por que não fica lá no Rio uns tempos e aprende com Gabeira, poderia ajudar bem mais o Brasil do que tem feito ultimamente. 17 opiniões
avalie fechar
Jorge Bronze (45) 05/11/2008 07h13
Jorge Bronze (45) 05/11/2008 07h13
O zé Dirceu acha absurdo chamar os guerrilheiros de terroristas, vou chamá-los do quê, exército da salvação, as bombas que eles detonaram eram traques, os militares assassinados, assaltos a banco, sequestros, etç. um leitor mencionou num post, que o Luiz Eduardo Greenhalgh, já lucrou 900 milhões com as indenizações a familias destes, exemplo Lamarca, desertor, ladrão de armas do exército, assassino de militar no 4º BIB, vigia de banco, assaltante de banco, sequestrador, se não me engano a indenização da familia, foi mais de um milhão, aliás a Dilma era parceira dele, o Franklin Martins hoje ministro, participou do sequestro do embaixador americano. Me orgulho de ser honesto e trabalhador. 28 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (292)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página