Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Células-tronco

As células-tronco embrionárias são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais, porque podem se converter em praticamente todos os tecidos do corpo humano. Entretanto, o método de sua obtenção é polêmico, porque a maioria das técnicas implementadas nessa área exigem a destruição do embrião.


Mais resultados: Anteriores 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
valdir timóteo leite (78) 30/05/2008 15h14
valdir timóteo leite (78) 30/05/2008 15h14
Márcia Valéria me desculpe não tive a intenção de ofende-la,eu não concordo com as suas opiniões e quando se diz uma coisa e não se consegue provar essa coisa fica sendo uma coisa mesmo,ou seja uma coisa do tipo de dogmas,vc entende agora?
vc tem 17 anos e tem opinião formada parabéns por essa coisa que vc tem formada.
veja que estou respeitando a sua opinião,que é uma coisa,espero que vc também respeite a minha opinião,que não é uma coisa.
um grande abraço e espero que vc mude de coisa.
7 opiniões
avalie fechar
A EVOLUÇÃO nos permitir caminhar sobre dois pés e por que será? Se somos tais seres privilegiados, seria de bom alvitre voltar a portar uma atitude quadrúpede? Precisamos evoluir. Descobrir de onde viemos é fundamental e não podemos estar submetidos tão somente ao conceitos filosóficos ou religiosos, ou então como se explicaria a existência dos outros habitantes desse planeta? EVOLUÇÃO senhores, EVOLUÇÃO esse é o caminho da justificativa de nossa existência. Não estamos aqui num estado petrificado, aliás, até elas evoluem. EVOLUÇÃO senhores, até mesmo a morte é uma evolução. Não estou aqui homologando a legitimação do assassinato, muito pelo contrário, estou aqui desafiando A PESQUISA COM AS CÉLULAS-TROCO a mostrar, dentro desta seara, uma outra evolução, a de trazer as tão esperadas soluções pragmáticas sem a necessidade de consumir a vida. É possível? Claro que sim, não chegamos até aqui? Então! EVOLUÇÃO, até mesmo nesse último sentindo ela é necessária!
DONIZETE PONTES - RUBIATABA, GO
2 opiniões
avalie fechar
M Mig (1729) 30/05/2008 13h42
M Mig (1729) 30/05/2008 13h42
Infelizmente falar de embriões acaba esbarrando em uma questão mais religiosa que moral. Cada religião entende a vida em um feto como lhe convem e nem sempre esses conceitos são práticos... muitas vezes são muito mais uma referência. Sobre isso nada como a luz da ciência e dos fatos para esclarecer. Vale lembrar a necessidade de uma regulamentação rigida para evitar abusos, sejam quais meios forem. 3 opiniões
avalie fechar
valdir timóteo leite (78) 30/05/2008 13h40
valdir timóteo leite (78) 30/05/2008 13h40
prezada Bianca Souza esse seu post é muito legal,seria muito bom se cada um assumisse suas responsabilidades eles prejudicaram milhões de pessoas com essa ADIN,Mas,não podemos nos esquecer que vivemos em uma democracia,onde a maioria estabelece as suas vontades através de seus representantes legais,e dentro de uma democracia todos podem expor as suas opiniões,esteja eles certos ou errados,e é deste modo que desenvolvemos os caminhos a serem seguidos dentro do nosso país...
Não podemos condena-los por exporem suas opiniões,e dentro desta democracia o que foi decidido vale para todos,No Caso de um deles precisarem usar essas terapias ou tecnologias desenvolvidas por essas pesquisas é perfeitamente legitimo,e eles tem o direito de usa-las....e com toda a certeza muitos deles vão usar,quando menos esperamos acontece com a gente ou com alguém de nossa familia uma doença ou uma deficiência,E é neste momento que as pessoas começam a se conscientizar de como é difícil estar na situação...Assim como Deus perdoa nós devemos perdoa-los também,se é que eles estão errados mesmo,eu defendo as pesquisas por pensar estar certo,mas,apenas penso estar certo,e isso só saberemos bem lá no futuro,e eu espero ter acertado junto com a maioria da nossa população,Mas quero lembrar também que nem sempre a maioria esta certa,o tempo nos dirá isto,espero que todos se beneficiem dessas pesquisas os pró e os contra ...como eu já disse viva a diversidade de idéias e viva a democracia .
6 opiniões
avalie fechar
Marcos Trajano (61) 30/05/2008 13h39
Marcos Trajano (61) 30/05/2008 13h39
Uma decisão histórica e de grande relevância para a nossa ciência. Isso mostra tão somente que o STF não está mais ligado ao atraso e a hipocrisia que pregam os religiosos. uma decisão histórica e ultranecessária. Tenho certeza que daqui a alguns anos, quem hoje é contra vai mudar de idéia quando ver os benefícios na prática. Parabens STF e parabens à comunidade científica. 13 opiniões
avalie fechar
Márcia Valéria de Souza (3) 30/05/2008 13h23
Márcia Valéria de Souza (3) 30/05/2008 13h23
MAUA / SP
Ao Sr Valdir Timóteo Leite
Não estou aqui para convence-los sobre nada só estou impondo minha opinião.
O que eu acredito é que existe uma vida e uma alma nesses embriões,não sou Deus para te provar que existe uma alma no mesmo.
Sou católica tenho apenas 17 anos e tenho uma opinião formada,naum acredito que estou aqui falando besteiras como o Sr disse ,estou APENAS IMPONDO MINHA OPINIÃO,e acredito que todos que estão aqui estão a fim disso ,vejo que são poucas as pessoas que tem o mesmo ponto de vista que eu mais fico feliz por inumeras ter discordado de mim mas ter respeitado a minha opinião sem ofensas.Isso que é o legal de poder estar aqui, não de descutir com pessoas que se julgam os espertões sem aceitar a opinião dos outros.
Obrigada a todos que respeitaram minha opinião.
sem opinião
avalie fechar
Helô MT (1) 30/05/2008 13h23
Helô MT (1) 30/05/2008 13h23
SAO PAULO / SP
O Brasil é um estado laico (pelo menos em teoria) e não é correto que um grupo de religiosos queira aplicar as suas verdades a uma população que não compartilha da sua fé. Tenho duas amigas que tem nas celulas tronco a esperança de deixar a cadeira de rodas. Elas não são católicas ou evangélicas e não é justo que sejam prejudicadas por um grupo de pessoas que querem impor as suas verdades a custa do sofrimento alheio (como fizeram durante algumas centenas de anos). A decisão do STF merece parabéns e reforça a minha esperança de que um dia este será um país sério. sem opinião
avalie fechar
Pedro Ivo Queiroz (2) 30/05/2008 12h03
Pedro Ivo Queiroz (2) 30/05/2008 12h03
Maria Heloisa Soares Cavalieri (1) 30/05/2008 10h20
Maria Heloisa Soares Cavalieri (1) 30/05/2008 10h20 BELO HORIZONTE / MG
Lamentável a aprovação das células tronco embrionárias! Qualquer pessoa com um grau mínimo de instrução admite que o embrião é um ser VIVO. E, tirar a vida, qualquer um sabe, equivale a matar.
Há momentos na História em que o ser humano parece regredir terrivelmente. No entanto, a Ciência é implacável. É impossível negar o que é óbvio.Que pena! Lamentável
Heloisa Cavalieri
Empresária - RG 3599025

______________________________
Pois é, com o grau mínimo de instrução qualquer um diz que é vida, mas elevando um pouco esse grau vc chega que a definição de morte está em morte cerebral, logo só é possível falar em vida quando o sistema nervoso central etsiver formado, ou teremos um paradoxo, onde algo é vivo e morto simultaneaente.
Mas não deve ser difícil lidar com essa contradição, afinal a fé nada mais é do que aceitar irracionalmente contradições absurdas. Só mais uma não ia alterar grande coisa, não é?
Aind abem que estou num estado laico.
17 opiniões
avalie fechar
Marcelo Azevedo (74) 30/05/2008 11h55
Marcelo Azevedo (74) 30/05/2008 11h55
Sra. Bianca,
Excelente idéia. Da mesma forma que a pessoa se declara não doadora de órgãos, porque não colocar também na carteira de identidade algo como "Vedado Tratamento Biogenético"?
2 opiniões
avalie fechar
Eduardo José dos Santos (46) 30/05/2008 11h19
Eduardo José dos Santos (46) 30/05/2008 11h19
Decisão importante para nossa ciência. Os cientistas vivem de estudos, não poderíamos perder mais tempo, para isso o STJ deu uma grande passo para que brevemente tenhamos resultados positivos na cura de doenças graves e fatais. 4 opiniões
avalie fechar
Bianca Souza (1) 30/05/2008 11h12
Bianca Souza (1) 30/05/2008 11h12
SALVADOR / BA
A Hipocrisia dos Pró-Vida...
Eu penso o seguinte: a grande maioria dos pró-vida (pró-morte) são hipócritas... Não todos, claro... Mas a gente pode fazer o seguinte teste:
1. A maior parte dos pró-vida são CONTRA AS PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS...
2. Então deveria haver um formulário, caso esse pessoal consiga manter a proibição de pesquisas com células embrionárias aqui no Brasil... Algo como:
EU, (nome da pessoa estúpida), MILITEI CONTRA AS PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS. DESSE MODO, ME COMPROMETO A JAMAIS USAR QUALQUER TECNOLOGIA DERIVADA DO RESULTADO DESSAS PESQUISAS. COMPROMETO-ME A, NO FUTURO, CASO FIQUE TETRAPLÉGICO EM DECORRÊNCIA DE UM ACIDENTE, OU MEU FILHO NASÇA COM PARALISIA CEREBRAL OU QUALQUER OUTRA DOENÇA QUE POSSA EVENTUALMENTE SER CURADA PELO RESULTADO DESSAS PESQUISAS, A NÃO IMPORTAR TAIS TECNOLOGIAS E NÃO VIAJAR AOS PAÍSES QUE OFEREÇAM TAIS TECNOLOGIAS, POIS SENÃO ESTAREI SENDO UM GRANDE HIPÓCRITA. OU SEJA, COMPROMETO-ME A FICAR TETRAPLÉGICO, E DEIXAR MEU FILHO DOENTE, MESMO HAVENDO UMA CURA (DERIVADA DAS PESQUISAS COM CÉLULAS EMBRIONÁRIAS) PARA TAIS MALES, SOB A PENA QUE A LEI ACHAR MELHOR.
Sabem quantas pessoas assinariam tal formulário??? Provavelmente muito poucas, porque a maioria desse pessoalzinho só quer posar de boazinha, ou está ignorantemente seduzida pelas propagandas católicas...
8 opiniões
avalie fechar
Flavia Santos (3) 30/05/2008 10h53
Flavia Santos (3) 30/05/2008 10h53
SAO PAULO / SP
Finalmente liberaram!
Acho otimo!!! :D
4 opiniões
avalie fechar
BELO HORIZONTE / MG
Lamentável a aprovação das células tronco embrionárias! Qualquer pessoa com um grau mínimo de instrução admite que o embrião é um ser VIVO. E, tirar a vida, qualquer um sabe, equivale a matar.
Há momentos na História em que o ser humano parece regredir terrivelmente. No entanto, a Ciência é implacável. É impossível negar o que é óbvio.Que pena! Lamentável
Heloisa Cavalieri
Empresária - RG 3599025
6 opiniões
avalie fechar
Rogério Athayde (184) 30/05/2008 09h18
Rogério Athayde (184) 30/05/2008 09h18
Parabéns mais uma vez ao Supremo Tribunal Federal do Brasil, o qual, demonstrou sua maturidade consciencial diante de problema polêmico. Aliás o STF vem demonstrando a cada dia que passa que em termos de instituição jurídica, é a única (ainda) que se mantém dentro de uma moral ilibada, graças a Deus. Como é bom saber que o STF brasileiro (até agora), analisa e julga dentro do que é justo, não se deixando levar por misticismos, julgando fora do "datado" mas sim, dentro da complexidade atual humana, do hoje, do aqui e do agora, do eficaz e do necessário para defender e salvar vidas que ontem estiveram presentes no STF. Não sou, nunca fui e nunca serei puxa-saco de ninguém, mas tenho que aqui expressar o meu respeito profundo pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que demonstrou que estão a anos na frente do Poder Executivo e do Poder Legislativo do Brasil, bem como, do chamado poder religioso. Por falar em religião, o que as Igrejas tem feito para melhorar o comportamento humano? o que as Igrejas tem feito para atrair os jovens ao seio espiritual? o que a Igreja tem feito em prol de um Brasil melhor? quase nada meus amigos, quase nada, pois as missas continuam a mesma coisa, tudo igual, frases e orações decoradas, já escritas anteriormente para que os fiéis leiam, rezem, talvez nem façam hermenêutica daquilo que estão lendo ou rezando. As religiões precisam agir no sentido de ensinar os fiéis a pensar, e não ensinar os fiéis o que pensar...ensinar a pensar e não o que pensar. 5 opiniões
avalie fechar
Celeste Santos (1) 30/05/2008 09h17
Celeste Santos (1) 30/05/2008 09h17
BELEM / PA
Incrível como as pessoas tendem a polemizar por tão pouco e o incrível é que o Brasil, com essa discussão toda, já perdeu 03 anos de pesquisa séria. Reli dia desses na Folha, uma notícia de 1978 sobre o primeiro bebê de proveta do mundo e li que houve a mesma polêmica, os religiosos dizendo que o homem queria ser Deus e depois desses anos todos, nem por isso se fez Deus. Sou muito religiosa e acredito que tudo que vem da ciência, é permitido por Deus, porque se assim não fosse, que tal um grande dilúvio ou pragas em todo o mundo para punir os que queiram se parecer com Ele. Essa era a punição conforme a bíblia. 1 opinião
avalie fechar
Creio que, com o desenvolvimento e aperfeiçoamento das pesquisas, venham os cientistas a criar métodos de extração de células-tronco sem prejudicar o ciclo da vida. Logo, por enquanto, e mesmo por uma questão de coerência, a extração de células-tronco deve se limitar, apenas, à utilização de embriões não férteis, já que estes não resultam em gravidez e portanto, não se estaria contribuindo para interromper o ciclo da vida. Por outro lado, aplicadas dentro deste critério racional para salvar vidas, é uma demonstração de grande amor ao próximo, sem contar que estaremos atendendo, cabalmente, as orientações que DEUS, o Grande Arquiteto do universo, nos transmitiu através dos mestres cósmicos fraternos, como Jesus, Buda, Confúcio, Zoroastro e outros de elevada magnitude espiritual. Então, vamos apoiar essa iniciativa, mas, por enquanto dentro desse raciocínio, uma vez que voce mesmo, que se insurge contráriamente, poderá vir a ser um dos maiores beneficiário desse empreendimento fraternal. 3 opiniões
avalie fechar
Eduardo Velasco (271) 30/05/2008 08h36
Eduardo Velasco (271) 30/05/2008 08h36
Eduardo Vasconcellos, se eu fosse Cristão ou algo parecido, ou mesmo se simpático (intelectualmente falando) ao papel da religião (exceto enquanto institucional social, e com ressalvas) eu assinaria em baixo do que você escreveu: foi cândido, não mostrou amargor, expressou-se (pelo menos para mim) de maneira consistente. Só uma observação para aqueles que estão do lado de cá do balcão (não crêem que existe divindade alguma): o STF é um orgão decisório que mantém estrita vigilância na CF/88. Quem procura o STF (Dr. Fonteles) está sabendo que (A) o estado é laico, (B) que se a maioria é católica tem todo o direito de ser ouvida (pode ganhar ou perder. Desta vez perdeu) e (C) qualquer tentativa de adverti-los (STF) sobre prestação de conta a um suposto Criador equivale a dizer que se eles não votassem a favor eles teriam que haver (prestar contas) com a evolução. Em outras palavras, grandeza (Deus) por grandeza (evolução), ninguém pode surfar de graça.
Eduardo Velasco
Natal/RN
3 opiniões
avalie fechar
juan carlos BARR (57) 30/05/2008 08h27
juan carlos BARR (57) 30/05/2008 08h27
Graças a Deus este Pais,tem Ministros com Maiuscula,para asumir o papel de legislar para o bem do POVO,MINHAS CONGRATULAÇÕES AOS MINISTROS.DR.CARLOS AYRES BRITO,ELLEM GRACIE
CARMEN LUCIA ANTUNES ROCHA,JOAQUIM BARBOSA
CELSO DE MELLO E PRINCIPALMENTE AO DR.MARCOS
AURELIO DE MELLO,POR SUA ALUÇÃO EM FAVOR DA
LIBERAÇÃO DOS ESTUDOS DAS CELULAS TRONCOS,
PREGUNTO QUE E UMA CELULA EMBRIONARIA,TEM VIDA,CERTO....,A SANGE TAMBEM E UMA CELULA QUE
DADA VIDA E NINGUEN FALA,VAI SER UM AVANÇO PARA QUE CEGOS,PARAPLEGICOS,ETCETC,PODAM VOLTAR A TER VIDA NORMAL,SIM NÃO SE COMEÇA
AGORA DEMORAREMOS MAIS 10/15 ANOS PARA LOGRAR A CURA DE MUITAS ENFERMEDADES COMO
DEFORMAÇÕES POR ACCIDENTES.ETC.ETC. OS QUE CONDENAM,ARGUMENTAN QUE DEUS, A VIDA,COMEÇA
COM A INICIAÇÃO DAS CELULAS,MAIS ESSA CELULAR
QUE ALGUNS CRANOETECNICOS DEFINEN COMO VIDA
HUMANA,A FORMAÇÃO DE ELA E UM PROCESSO DA
PROPRIA CONSTRUÇÃO DA PROPRIA VIDA,MAIS SIM ESSA CELULA E UTILIZADA PARA RECOMPOR E
E CRIAR ORGANISMOS PARA A GERAÇÃO DE ENFERMEDADES DEGENERATIVAS E PODER RECUPERAR O ANDAR,VISÃO,PARTES OSSEAS,EN FIM
TODO O QUE GERE BIENESTAR E SAUDE PARA O SER
HUMANO NÃO E O MESMO QUE UMA CELULA ESSA VIDA PODE SEGUIR VARIOS CAMINOS PARA A VIDA
UMA DELAS E RECUPERAR CORPOS QUE SUFRERÃO
LESÕES E DEGENERAÇÃO´POR MOTIVOS DE GENETICA DE CADA UMO,COMO MAL DE HALZAIMER,PARKINSON ETC.ETC. SERA QUE DEUS
CONDENARIA ESSE TIPO DE PESQUISA PARA O BEM
DA HUMANIDADE,ELE QUE FOI CRUCIFICLADO NA CRUZ,PARA SALVAR-NOS.
JUAN CARLOS BARR
11 opiniões
avalie fechar
Eduardo Velasco (271) 30/05/2008 08h25
Eduardo Velasco (271) 30/05/2008 08h25
Dan Jan, sou leigo para o assunto (sou advogado), mas é justo com você eu imaginar que atrás de sua pergunta está a idéia de possível "rejeição" no corpo de quem receberá o que se há de produzir para o benefício deste terceiro?
Eduardo Velasco
Natal/RN
3 opiniões
avalie fechar
Dan Jan (9) 30/05/2008 06h09
Dan Jan (9) 30/05/2008 06h09
Eu gostaria de saber onde fica o complexo maior de histocompatibilidade (HMC) nessa historia toda. Sim, pois o que estao alegando na imprensa eh que as celulas tronco embrionarias irao ajudar pessoas porque elas se diferenciam em qualquer tecido. Sim, diferenciam-se, mas para que elas possam ser implantadas em uma pessoa, elas devem possuir o mesmo complexo de histocompatibilidade que o receptor. Ou celulas do blastocisticas nao expressam o HMC ainda? Algume sabe? 6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (727)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página