Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Células-tronco

As células-tronco embrionárias são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais, porque podem se converter em praticamente todos os tecidos do corpo humano. Entretanto, o método de sua obtenção é polêmico, porque a maioria das técnicas implementadas nessa área exigem a destruição do embrião.

Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos
Comentários dos leitores
Cristiano Garcia (308) 29/05/2008 22h09
Parabens ao Brasil e aos ministros do Supremo e ao povo brasileiro. Essa eh uma vitoria contra o fanatismo o obscurantismo e a falta de amor ao proximo. Pseudo-cientistas, religiosos absolutistas fanaticos, e papagaios de repeticao , viram seus esforcos para defender o indefensavel, serem derrotados ciencia, pela razao. Agora voces podem ficar estridulando e babando de raiva,e ateh amaldicoando os cientistas, mas sua falta de amor ao proximo foi derrotada.
O Brasil reforca sua luta pela vanguarda cientifica num mundo moderno. E de quebra, estamos afirmando um estado laico, livre da influencia perniciosa desses que se julgam representantes ou portadores da revelacao de deus.
Entao senhores, alcancamos uma bela vitoria contra as forcas retrogradas, obscurantistas.
3 opiniões
Fábio Figueredo (5) 29/05/2008 21h45
SAO PAULO / SP
Essa com certeza é uma vitória muito importante para o desenvolvimento científico do nosso país. Parabéns a todos que fizeram deste fórum uma aula de democracia. Foi muito prazeroso participar dessa discussão tão importante para a nossa história. Parabéns a todos e um grande abraço. sem opinião
airton freitas (5) 29/05/2008 20h42
CAMPINAS / SP
Volto a escrever nesta data para cumprimentar o Supremo Tribunal Federal pela sensatez de seus Ministros, resistindo à pressão de grupos que defendem visões muito particulares sobre a complexa realidade em que vivemos, e que parecem ser incapazes de compreender que suas crenças - numa sociedade democrática, plural e moderna - não devem ultrapassar o âmbito das convicções pessoais. Tal decisão reforça e contempla, inequivocadamente, a saudável separação entre Igreja e Estado. É necessário e civilizado o respeito às crenças das diversas religiões com adeptos neste país, porém fica claro que tal respeito se manifesta tão somente na garantia de liberdade religiosa, não interferindo de maneira preponderante em política de Estado. Despeço-me deste debate com um abraço a todos! 3 opiniões
Haremhab Hassan (147) 29/05/2008 20h39
"Sabe porque eu naum coloquei a questão dos terremotos?porque os responsaveis por eles São os seres humanos"...Srta.Marcia, terremotos são, na maioria das vezes, provenientes da acomodação das placas tectônicas, nossa raça ainda não tem capacidade tecnológica para "mexer" com elas!Pesquise na wikipedia ou no google a respeito, mais precisamente, em geologia.Cordiais saudações! sem opinião
Ryuji Yamazaki (15) 29/05/2008 20h22
Quando leio opiniões de pessoas que alegam aos quatro cantos que "pesquisas com células tronco são contra a vontade de Deus" tenho vontade de vomitar.
Não é a toa que este país... e muitos outros, por sinal, continuam nessa situação degradante em relação a pesquisas científicas: dogmas e pensamentos do século XV ainda tem lugar nas cabeças vazias de pessoas do século XXI.
Eu sou portador de Lúpus Eritematoso Sistêmico, cuja cura não existe... ainda. As pesquisas com células tronco podem beneficiar a minha situação e a de tantos outros, através de futuros tratamentos genéticos.
E eis que vem a pergunta: se o seu filho, marido, mulher, pessoa amada... quem seja, ser alvejado por algum problema de saúde cuja solução encontra-se nesse tipo de pesquisa, será que a opinião do fanáticos religiosos permanecerá a mesma???
Parabéns aos ministros do STF. O primeiro passo foi dado. Agora é seguir adiante!
27 opiniões
Fabio J (2) 29/05/2008 19h49
Srta Marcia, na verdade, terremotos são causados por atrito nas placas continentais a quilometros abaixo da terra, não tendo conexão direta com o que o homem faz ou com o aquecimento global...
As células embrionárias são mais propícias para a utilização para curas e tratamento por ela poder se diferenciar em qualquer celula do organismo, uma coisa que a célula adulta não consegue, a célula adulta é mais restritas a quais células elas podem replicar. E enquanto não houver estudo e pesquisa, realmente elas vão ser muito pouco utilizadas para tais meios.
Os embriões com mais de 3 anos podem ser utilizados para fecundação, mas o fato é que eles NÃO são usados, pois os pais deles ja utilizaram o que queriam e os outros serão descartados.
Uma falha comum dos que acreditam em deus é querer IMPOR as restrições que eles aceitam com o maior prazer para as pessoas que não acreditam em deus. Eu não acredito em alma, para mim ela não existe, portanto o feto não tem alma para mim.
A meu ver, o embrião ainda não é uma pessoa, ela pode chegar a ser uma, mas não é. A utilização do embrião não constitui assassinato.
14 opiniões
BELEM / PA
INFELIZMENTE ASSISTO, CONSTERNADO, A DECISÃO TOMADA PELOS SENHORES MINISTROS DO STF, QUE PERMITE A PESQUISA DE CÉLULAS-TRONCO A PARTIR DO EXTERMÍNIO DE EMBRIÕES HUMANOS.
TENHO ACOMPANHADO OS COMENTÁRIOS DESTA REPORTAGEM, QUE ORA TAMBÉM COMENTO, E ACABO FICANDO MAIS CONSTERNADO AINDA. O JULGAMENTO QUE ACABAMOS DE ASSISTIR AO DESFECHO, NÃO É SIMPLESMENTE O JULGAMENTO DE SE "PODER" OU NÃO PESQUISAR CÉLULAS-TRONCO A PARTIR DE EMBRIÕES (VIDAS) HUMANOS. QUANTO A CAPACIDADE DO EMBRIÃO CONGELADO A MAIS DE 3 ANOS SE DESENVOLVER NO ÚTERO MATERNO ISSO JÁ ESTÁ PROVADO COM DIVERSOS CASOS. MAS O QUE ESTÁ EM JOGO É O DIREITO À VIDA. A VIDA HUMANA ESTÁ SENDO TRATADA DE MODO LEVIANO. NÃO ESTOU AQUI COLOCANDO QUESTÕES RELIGIOSAS, MUITO EMBORA SEJA IMPOSSÍVEL SEPARAR A MINHA FÉ DA MINHA VIDA. MAS HOJE ABRIU-SE UM LARGO CAMINHO PARA NUM FUTURO PRÓXIMO LIBERARMOS O ABORTO, UMA VEZ QUE, SEGUNDO DIVERSOS MINISTROS DO STF, A VIDA HUMANA SÓ PODE SER GARANTIDA UMA VEZ QUE O FETO ESTEJA TOTALMENTE FORMADO.
NÃO SEJAMOS TOLOS, NÃO NOS DEIXEMOS LEVAR POR TODA E QUALQUER NOTICIA QUE NOS É TRANSMITIDA , MAS ANTES, SEJAMOS CAPAZES DE INTERPRETAR AS AÇÕES DE NOSSA SOCIEDADE, DE FORMA JUSTA, ÉTICA, E ACIMA DE TUDO HUMANA. NADA PODE SER MAIS IMPORTANTE DO QUE A VIDA HUMANA. NÃO SOU CONTRA A PESQUISA DE CÉLULAS-TRONCO. SÓ NÃO POSSO ACEITAR QUE A VIDA HUMANA SEJA NEGLIGENCIADA E FICAR CALADO.
40 opiniões
avalie fechar
O assunto é muito complexo, presisamos de mais estudos pois caso a célula tronco já seja um ser humano este será condenado a morte sem ter cometido crimes, e se não poderem efetuar pesquisas nem descartálos eles serão condenados a prisão perpétua. 6 opiniões
Altoid Spotnitz (82) 29/05/2008 19h27
Os religiosos que tentaram impedir as pesquisas com células-tronco embrionárias, queriam apenas manter o monopólio de Jesus Cristo na área das curas ... 9 opiniões
Marcelo Freitas (7) 29/05/2008 19h17
É impressionante que pessoas como o Valdir, que escreve pérolas do estilo: "( PROVE A EXISTÊNCIA DA ALMA ?) E (E NOS PROVE EM QUE MOMENTO SE DA A INFUSÃO DA ALMA ?)" consideram a ciência absoluta.
Caso ele tenha prestado atenção na sua aula de ciência na quarta série, se é que a fez, deve lembrar que a excência científica é a tese e antítese; a prova e contraprova de teorias.
Nada é absolutamente provado, pois sempre sofre constante processo de revisão.
Enquanto existir a chance de se ameaçar algo isso deve ser éticamente estudado e levantado, e não imposto com a tal "base científica absoluta" que existe nesse mundinho limitado dessas pessoas.
Afinal de contas, qual a diferença entre um inquisitor religioso e um inquisitor científico além da titulação?
Mas já que a ética não é cientificamente comprovada, muitos acham que não deva existir. Essa lógica científica estilo "o que os olhos não vêem o coração não sente (e a """"ética"""" não condena) é lamentável. Peço que não mais critique a inquisição por falta de condições morais por favor.
LAMENTÁVEL.
4 opiniões
Juliano Fortes (44) 29/05/2008 18h56
Concordo com os ministros que afirmaram que ao destinar os embriões à pesquisa dá-se um destino nobre a todos eles.
Descarta-los não seria o correto!
E abre-se uma nova e importante perspectiva para aqueles que sofrem com terríveis doenças e que podem um dia ser curados.
jose carlos lima (5) 29/05/2008 18h23
Disse um ministro do STF que não existe vida humana embrionária. E não existe mesmo.
Uma grande irracionalidade deixar de defender a vida de jovens de 17, 18 anos, que poderiam a recuperar seus movimentos caso as pesquisas sejam permitidas, tudo por conta da defesa de espermas congeladas como se fossem vidas prontas e acabadas. Se deixássemos tudo por conta da vontade das religiões, que se mete na vida particular e na política do Estado, até hoje não haveria o direito ao divórcio. Enfim, é um rosário de medievalidades baseadas em crenças absurdas que leva, por exemplo, à proibição do uso da camisinha nas relações sexuais. Quanto a vida em si, que diz respeito à defesa da matas ciliares, dos rios, dos mares, não vejo tanta luta por parte das religiões para que isso seja preservado, nem o aquecimento global, o protocolo de Kioto, parece ser assunto de interesse de Bento 16. Que vida estão defendendo então?
No meu entender, vidas hipóteticas, imaginárias, e não a vida real, a vida em si.
4 opiniões
dercilio tomaz ricci (60) 29/05/2008 18h12
Márcia Valeria, sou católico, praticante...
Me ajude entender então...
Se Jesus nós queria como somos, porque ele então
praticou tantos milagres, ressucitando mortos, curando leprosos, essa sua colocação nao ajuda em nada o compreender e somente esconde algumas verdades. Ao homem foi lhe dado o livre arbitrio, portanto usar o livre arbitrio para "buscar" - "estudar" para mim e muitos são uma dadiva dos céus. A senhora tem noção só por um exmplo, quantas pessoas foram sacrificadas somente para se ter a "pinicilina"? não, foram milhares de pessoas até se ter a formula ideal. Sabe quantas pessoas foram salvas depois que se descobriu a formula - milhões, portanto vamos deixar a hipocrizia de lado e vigiar, o voto concedido pelo Supremo.
dercilio tomaz ricci (60) 29/05/2008 17h51
Márcia, desde que o mundo é mundo a "mãe natureza" se manifesta. Portanto desta vez será possivel se estudar, foi dado um voto de confiança para nossos cientistas, agora a responsabilidade estão com eles. PARABÉNS AO SUPREMO...e as pessoas que por qualquer motivo são contra os estudos, cabem também a responsabilidade de apoiar e ajudar a vigiar o que se está fazendo. Aos católicos como eu, vamos nos manter confiante que a comunidade cientifica tenha sucesso e responsabilidade ao voto de confiança recebido. 2 opiniões
M Mig (1729) 29/05/2008 17h26
Marcia, não concordo com você, mas respeito a sua opinião. Você não ficou evocando dogmas religiosos para se justificar e mostrou conteúdo nas suas críticas. 4 opiniões
valdir timóteo leite (78) 29/05/2008 17h15
três anos e a população mundial será beneficiada ESTA LIBERADAAAAAAAAAAAAAAAA AS PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS VIVAAAAAAAAAA IUUUUUUUUUUUUUUUUUUPI PARABÉNS A TODOS QUE LUTARAM PARA QUE MILHÕES DE PESSOAS POSSAM TER ESPERANÇA DE UMA VIDA COM MENOS SOFRIMENTO.
DEUS ESTA ENTRE NÓS E A VITÓRIA É DA HUMANIDADE EM GERAL.
UM GRANDE ABRAÇO A TODOS DESTE FÓRUM AOS QUE SÃO CONTRÁRIOS E AOS QUE SÃO FAVORÁVEIS E PARABÉNS PELA AULA DE DEMOCRACIA DADA POR TODOS DESTE FÓRUM,TENHAM CERTEZA TODOS SÃO VITORIOSOS .
11 opiniões
T. Morimoto (396) 29/05/2008 16h44
Notícia na UOL-Ciências-29/05/2008-de Brasilia.
Questionada sobre se os seis votos já seriam uma vitória das pesquisas, a geneticista Mayana Zats, da USP (Universidade de São Paulo) ressaltou a necessidade de "esperar o fim do julgamento". Sobre as restrições levantadas por alguns ministros, ela disse que elas já existem, uma vez que os projetos são avaliados por comitês de pesquisa. "E eu acho extremamente importante que isso seja feito. Importante para a ciência e para a população".
Caros comentaristas: está claro q o STF, mesmo leigo em ciência biológica, já optou em aprovar pesquisas com CTE. Acho q todos contribuiram pra esta vitória da ciência, postando suas idéias, argumentando a favor ou contra, e sei q tudo foi analisado, dissecado e discutido.
Agora, tb o BR pode contribuir com os demais cientistas do mundo. Existem esperanças pra milhões de necessitados no mundo. Será um tabalho árduo e longo de pesquisas, cada cientista dando o melhor de sí para o bem da humanidade sofrida, mas, vamos torcer q descubram pouco a pouco, soluções pra muitas coisas ainda impossíveis. Ter esperança é preciso.
1 opinião
Helena Manzione (564) 29/05/2008 16h42
Não dá prá deixar de me manifestar.
MA-RA-VI-LHO-SO!
Serão promessas de vida servindo para o resgate de esperança de vida!
Tinha mesmo que ser aprovado!
Estão contra, aqueles que acham que células tronco só podem ser pesquisadas através de embriões.
Isso nem é verdade.
A pesquisa através de embriões é apenas uma parte dos estudos necessários. Os cientistas dizem que pode até ser que futuramente embriões não sejam mais utilizados.
É maravilhoso saber que um número enorme de pessoas que hoje sofrem, já podem ter esperança de resolver seus sérios problemas de saúde aqui mesmo no Brasil.
13 opiniões
Fernando Miranda (19) 29/05/2008 16h06
A pergunta que não quer calar: Se as pesquisas forme proibidas, o que será feito desses embriões congelados?
Respostas: serão DESCARTADOS.
Não se tornarão vida.ACORDEM religiosos!!!
Vcs vão obrigar os pais que congelaram os embroies a fecundarem eles?kkkkk
Ademais, a nossa lei ja permite ABORTO! Ou seja, ja que se permite abortar um feto, pq nao usar um embrião que seria descartado?
Sou ateu e não quero ver religisos se meterem em assusntos que não dizem respeito a religião. Aposto que qdo o filho de vcs ficam doentes, vcs procuram um médico. Experimentem fgicar em casa só rezando pra vcs verem o que vai contecer com o seus filhos.
3 opiniões
Fábio Figueredo (5) 29/05/2008 16h04
SAO PAULO / SP
Márcia, acho que ninguém aqui está procurando discussões ou desavenças, são só cidadãos expondo e defendendo seus pontos de vista. Voltando ao debate, o que está sendo julgado hoje no STJ é a liberação das pesquisas com as CTE, estas que em um futuro próximo poderão ajudar cidadãos. Os embriões em questão são os que serão descartados, ou seja, os que não terão serventia para o tratamento da mulher, ou por que não alcançaram o nível ideal para o implante no útero ou sobraram no tratamento. Imagine uma mulher que não pode ter filhos e dela sejam retirados 10 óvulos, destes todos são fertilizados e apenas 3 são implantados novamente em seu útero, o que será feito com os outros 7 óvulos fecundados caso a mulher não queira ter outros filhos além dos que já estão em seu ventre pela fertilização artificial. Devem ficar congelados até quando? Em algum momento eles serão descartados. O Estado não tem a capacidade jurídica de obrigar a mulher a implantar os 10 óvulos fertilizados, e nem de autorizar que os óvulos desta mulher sejam implantados em outra pessoa. Não estamos falando em matar crianças e sim em aproveitar os embriões que não serão utilizados em pesquisas que poderão beneficiar pessoas, ao invés de serem jogados fora.
É uma questão de conflito constitucional, como o estado conseguirá assegurar o direito a vida de um embrião em que este direito já é negado desde que ele não seja implantado em um útero?
avalie fechar