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Voo Air France 447

Um avião da companhia Air France desapareceu nesta segunda-feira do controle dos radares no litoral do Brasil, informaram fontes aeroportuárias francesas. Segundo informações, o avião viajava do Rio de Janeiro a Paris quando sumiu. O voo AF 447 decolou na noite de domingo do aeroporto do Galeão (Tom Jobim) e deveria pousar no aeroporto Charles de Gaulle, na capital francesa, por volta das 11h local (6h de Brasília).


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Comentários dos leitores
Guilherme Carrara Neto (11) 13/06/2009 23h53
Guilherme Carrara Neto (11) 13/06/2009 23h53
Agora que o resgate dos corpos está minguando, todas as atenções devem se voltar para o paradeiro da caixa-preta-de-pandora, que poderá nunca ser encontrada.
Minha pergunta parece óbvia, mas ainda não vi nenhum comentário a respeito: Já que os computadores dos aviões mandam mensagens via satélite sobre falhas nos sistemas de bordo diretamente às suas companhias , por que não enviam também as conversas na cabine e outros dados de telemetria que ajudariam a esclarecer acidentes?
Sei que a arcaica caixinha-preta-de-surpresas armazena uma quantidade muito grande de informações, mas será que a comunicação e rastreamento via satélite em tempo real, tão disseminado atualmente, ainda não justifica a criação de um sistema de armazenamento destes dados em base virtual, com servidores remotos em locais mais seguros que um avião, acessáveis a qualquer momento e com baixo custo?
Parece irônico, mas a solução definitiva para o fim da caixa-preta-cor-de-laranja, pode estar nas nuvens - nome sugestivo por como também são conhecidas as estruturas de serviços de computação com servidores virtuais.
Acordem Airbus e demais fabricantes! Esta tecnologia existe! Parem de sonhar nas nuvens... para que possamos não ver mais caixas-pretas-desaparecidas nem caixões-pretos-cobertos-de lágrimas.
118 opiniões
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SERA QUE QUE SE VC UM AVIÃO DA TAM OU GOL EMPRESSAS AÉREAS BRASILEIRAS, TERIAM O MESMO TRATAMENTO SE ESTIVESEM UM DAS SUAS AÉRONAVAVES CAIDO EM AGUAS FRANCESAS. SERA QUE TERIAM O ENPENHO QUE A NOSSA MARINHA E AÉROUNAUTICA ESTÃO FAZENDO O MAXIMO DE ESFORÇOS DE ENCONTRAR OS CORPOS E DESTROÇOS DA AERONAVE A330,PARABÉNS MARINHA E AERONAUTICA DO BRASIL NÃO MEDIU ESFORÇOS PARA RESGATAR OS CORPOS E OS DESTROÇOS,ESPERO QUE A AIR FRANCE NÃO SE TROQUE AS PEÇAS QUE MARCAM A VELOCIDADE DAS AÉRONAVES DELA ESPERO QUE TENHA O MINIMO SENSO DE INDENIZAR AS FAMILIAS DAS VITIMAS PARA NÃO FICAR TRAVADOS NAS BARRAS DA JUSTIÇA OU EM GAVETADAS NO JUDICIARIO POR ALGUNS MIMOS AOS JUIZES E DESEMBARGADORES COMO AGENTE VÊ ESTES HOMENS DOUTOS VENDENDO SENTENÇAS, A ONDE EM NOSSO PAIS BANQUEIROS TEM AS COSTAS QUENTES PELO PRESIDENTE DO STF COMO O JOAQUIM BARBOSA DISSI QUE ELE E UMA VERGONHA PARA O NOSSO JUDICIARIO. MORRERAM 228 E AS NOSSAS ESTRADAS QUE MORREM O DOBRO POR NEGLIGENCIAS DO NOSSO GOVERNO QUE NÃO ESTA NEM AI, PARA A NOSSA MALHA RODOVIARIA TEM QUE CHAMAR O JOÃO BURAÇÃO PARA CHAMAR ATENÇÃO DO MINISTERIO DOS TRANSPORTE E O DENIT, MORREM MUITO MAIS EM NOSSAS ESTRADAS QUE EM ACIDENTES AÉREOS. E NINGUEM TOMA PROVIDENCIAS FICAM SÓ NAS PROMESSAS DE CAMPANHAS ELEITOREIRAS. PARABÉNS MARINHA E AEURONÁUTICA DO BRASIL PELO SEU ESFORÇO E EMPENHO DESDE DO ACONTECIDO.JONAS HENRIQUE FAGUNDES FERREIRA UBERABA-MG 108 opiniões
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tupy amorim (30) 13/06/2009 22h12
tupy amorim (30) 13/06/2009 22h12
Pois é senhor marcos cesar fernandes moro aqui em vitoria Es e sua historia é correta , e tem mais : Apos os pescadores serem resgatados por outros pescadores a Capitania dos portos se apresentou querendo sair nas fotos e na midia o que foi recusados pelos resgatadores e resgatados = foi o maior banze 27 opiniões
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marcos cesar fernandes (206) 13/06/2009 21h47
marcos cesar fernandes (206) 13/06/2009 21h47
Ontem eu assitindo a um noticiário da tv pude perceber que o valor da vida é relativo. Neste, uma notíicia a respeito de uma embarcação de pesca que logo ao sair de Vitória, ES, teve seu motor paralizado e a tripulação ficou à deriva. seis dias após a Capitania dos Portos deu o caso por perdido e suspendeu as buscas. Por uma felicidade da tripulação eles foram avistados e resgatados por outro barco pesqueiro. Agora vamos analizar: A Capitania dos Portos utilizou qual equipamento para tentar a localização deste barco? É obvio que não usaram quase nada porque é muito mais fácil avistar um barco navegando na superfície do que fazer o que as Forças Armadas estão realizando para resgatar os corpos das vítimas do vôo 447. A grande diferença entre a tripulação deste barco, além do poder aquisitivo, é que eles estavam(estão) vivos e mereciam pelo ao menos um aviãozinho teco-teco sobrevoando uma possível área de sua localização. 41 opiniões
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Antonio Harres (3) 13/06/2009 21h42
Antonio Harres (3) 13/06/2009 21h42
O resgate de acidentes é regido por acordos internacionais. Se um avião comercial brasileiro caísse em águas francesas teria de receber o mesmo tratamento da França. Seguros não cobrem resgates. 8 opiniões
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tiago melgaço dos santos (21) 13/06/2009 20h53
tiago melgaço dos santos (21) 13/06/2009 20h53
ficar estarrecido com uma desgraça como essa é normal, ainda mais quando se sabe que não foi uma coisa instantanea, que as pessoas dentro daquela aeronave tiveram dimensão do perigo que corriam e da morte iminente, principalmente piloto e co-piloto.
acho uma ignorancia dizer que avião é mais seguro que carro, coloque-se a quantidade de aviões na mesma proporção da de carro e vejam se prevalecerá esta idiota comparação.
quando uma pessoa se ccompromete a ficar dez, onze doze horas dentro de uma colosso de 34 toneladas no ar, desafiando a lei da gravidade, sabendo-se que esta maquina fenomenal foi projetada, fabricada e pilotada por seres humanos propensos a erros, sendo que ainda se tem o agravante de este ser humano dividir com computadores a navegabilidade desta nave...seria de uma ignobilidade tremenda não estar esta pessoa ciente de todos os risco que asumem.
por mais que se avancem tecnologicamente, sempre seremos seres humanos, portanto...faliveis, tanto nós como nossos inventos.
9 opiniões
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Oscar Wr Pennacino (1) 13/06/2009 20h21
Oscar Wr Pennacino (1) 13/06/2009 20h21
Gente, referente ao AF447, com certeza os corpos estão presos aos cintos de segurança, pois foi essa a última ordem que o comandante deve ter dado... 8 opiniões
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joseildes fonseca (1) 13/06/2009 20h16
joseildes fonseca (1) 13/06/2009 20h16
Gente na verdade estou é com medo de viajar de avião quer boeing quer air bus..... 3 opiniões
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Maxwell Melo (4) 13/06/2009 19h19
Maxwell Melo (4) 13/06/2009 19h19
Prezados (as), avião é o transporte mais seguro do mundo estatisticamente falando. Não há o que discutir. No mais é simples. É uma questão de empuxo! Pergunte ao Arquimedes. Recomendo colocar duas asas na lateral de um ônibus(de tamanho um pouco maior que o comprimento deste), desses ônibus sucatão, desses que andamos todos os dias nos interiores e nas grandes cidades dessa respeitável confusão chamada Brasil. Você verá, estupefato, que se você conseguir uma velocidade suficiente ele voará, um pouco antes é claro de se espatifar em bilhões de pedaços. A uma velocidade de incríveis 250 metros por segundo, quase qualquer coisa voa neste planeta. É uma velocidade de Anjos. Porém, há dois momentos bem seguros nos vôos: um é um pouco antes de decolarmos e o outro, é logo após a descida, com o avião parado e de portas abertas. Convenhamos, voar é uma aventura extraordinária do ser humano. E quão perigosa é a vida! Agora ficam esses dissimulados Franceses dando uma de desentendidos na história. Mandam sua Primeira Dama lindíssima e maravilhosa para as cerimônias pós mortes, e ficam com aquelas caras de sentidos. Só o diálogo franco e sincero acalmará as atribuladas e cansadas almas dos familiares. E chega de indenizações irreais e ridículas. Quanto vale um Ph.D. para os que ficaram? Talvez Deus exista, e então isto aqui é uma passagem e todos estamos bem. E na ressurreição dos justos e injustos saberemos quem é quem! Mas podia ser bem mais simples se resolvêssemos tudo neste plano... 6 opiniões
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viviane silva (1) 13/06/2009 18h27
viviane silva (1) 13/06/2009 18h27
Nesse momento as especulações são constantes.Mas há necessidades mais urgentes como acalmar e confortar os parentes da vitimas.As buscas,e os corpos que estão sendo encontrados ja é um resultado importante pra quem amarga a dura realidade da espera.Cada minuto que passa é um tempo precioso pra quem aguarda ao menos uma pequena noticia de seu ente querido.Que as manifestações de fé que tem ocorrido em todo o Brasil e no mundo,continue.Nesse momento a fé trás conforto,liga diretamente a Deus.Como brasileiros precisamos nos unir,e mandar pensamentos positivos a todas as familias que estão passando por esse momento tão complicado e de tanta dor.E tambem queremos, claro que tudo seja esclareça o mais brevemente possivel.Todos queremos uma explicação sobre esse tão trágico acidente.Que Deus os abençoe.E parabéns a todos que tem empenhado-se nas buscas incessantes,no comando da operações,o Brasil tem-se mostrado eficiente.E isso deve ser reconhecido.Meus sinceros cumprimentos a todos dessa 'missão". 3 opiniões
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socorro batista (1) 13/06/2009 17h51
socorro batista (1) 13/06/2009 17h51
gostaria de participar como leitora da folha online, pois, desde o acidente com o voo 447 venho acompnhando as noticias atrvés da folha online. 1 opinião
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flavio jose cristal (2) 13/06/2009 17h45
flavio jose cristal (2) 13/06/2009 17h45
No aviao a questao e a seguinte; o defeito ocorre no ceu mas a oficina fica no chao. 11 opiniões
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sandro possas (7) 13/06/2009 16h33
sandro possas (7) 13/06/2009 16h33
caro sr alexandre limma,
muito prudente seu comentário. agora, o que o senhor pode nos dizer sobre a rota que o af447 percorria? até nosso presidente estuda nãosegui-la em seus voos para a europa. é ou nãosegura?
sem opinião
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Ary Ferreira (1) 13/06/2009 15h02
Ary Ferreira (1) 13/06/2009 15h02
Muito valida todas as criticas, sejam elas construtivas ou não... a questão que não quer se calar é a seguinte... Se dizem que a caixa preta é tão segura, porem ja abriram "aspas" no estado em que elas possam se encontrar, pode me parecer muito conveniente que a verdade limitará-se apenas a quem se faz necessario. Vamos torcer que a busca incansavel e árdua tenha sucesso, e que transparencia seja revelada independente de culpados. Mas que vou prestar bem atenção nas condições meteorológicas antes de cruzar o oceano, ahh isso eu vou... 2 opiniões
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Claudemir Ferreira Mendes (1) 13/06/2009 14h14
Claudemir Ferreira Mendes (1) 13/06/2009 14h14
Ora, não sou especialista em aviação, mas não acredito que nossos controladores de voo sejam tão ignorantes assim. De qualquer forma, fora provado técnicamente que o Legacy estava com o transponder desligado. Quanto ao acidente do A330, uma grande tragédia, sem apontar culpados, espero que seja identificado a flha para que novos acidentes não aconteçam. sem opinião
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David Walker (1) 13/06/2009 13h08
David Walker (1) 13/06/2009 13h08
Fico chocado ao ver que o ser humano já se acostumou com a "morte"... Vemos todos os dias atentados, homens-Bomba, disputas por terras, e nem se quer derramamos uma lagrima por isso, mas quando acontece um acidente como este do voo 447, as pessoas ficam tristes, chocadas, com medo... Eh triste mesmo, mas existem tantas coisas piores q ngm tah dando mais "audiencia"... fico indignado com as noticias que vejo sobre os atentados no paquistão, em israel, e nesses lugares de conflitos. O acidente do Voo 447 já aconteceu, e possivelmente não irao encontrar sobreviventes (tomara q consigam), entao pq as pessoas nao se comovem com a desgraça desses lugares q citei, onde a cada dia, X pessoas morrem, Y pessoas ficam feridas?... Este acidente tbm fechou a janela para a Gripe Suina, pouca gente fala sobre isso agora.... 2 opiniões
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Allexandre Limma (7) 13/06/2009 12h55
Allexandre Limma (7) 13/06/2009 12h55
Ao Jeferson Polete:Bem,devo imaginar que o senhor deva ser piloto de Airbus ou mesmo engenheiro projetista desse tipo de areonave, por certo. Como piloto já voei os dois tipos de aeronaves e sempre em cada projeto a prós e contras em termos de aproveitamento operacional. Cada companhia escolhe qual tipo de equipamento irá utilizar em função de suas necessidades.Panes podem ocorrer em qualquer tipo de aeronave e vai depender de uma série de fatores caso se concretize algum acidente Parece-me totalmente contraproducente esse tipo de abordagem num momento como esse,posto que NÃO SE SABE AINDA QUAIS FORAM AS CAUSAS DO ACIDENTE DO AF 447. O que há são apenas hipóteses várias, mas nenhuma concretiza ou mesmo sinaliza seguramente nada neste sentido.Deixemos as investigações concluirem algo de verdadeiro e real para que possamos tirar as lições devidas deste acidente, sim?Boeing ou Airbus?Que importa isso agora.Tecnicamente são excelentes tipos de aeronaves para nós pilotos.O que ocorre, muitas vezes, é a paixão de voar um determinado tipo de avião. Eu, por exemplo, prefiro o BOEING 727-200 SUPER ADVANCED, trijato antigo que nos ensinava a fazer verdadeira "transição" de aeronaves a hélice para aeronaves a jato.Mas não me utilizo disso para afirmar por aqui que esta é a melhor aeronave ou que a Boeing Company fabrica os melhores jatos do mundo. A mais avançada tecnologia de nada adiantará se não forem consideradas as condições plenas para um vôo seguro,seja num BOEING ou AIRBUS. 107 opiniões
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Genny Marques (7) 13/06/2009 12h33
Genny Marques (7) 13/06/2009 12h33
Fico boquiaberta com os comentários que diriamente tem na internet em geral. É um ACHISMO NUNCA VISTO.
Bom ter espaço para se manifestar, mas vamos controlar a lingua e os dedos ao digitar e dar opinião naquilo que temos conhecimento para não dizer muita besteira.
Todo acidente tem uma causa obvia se não é falha mecânica é falha humana ou ambas juntas. O povo esquece que toda máquina está sujeita a quebrar e que o ser humano também é falível e imperfeito.
Parem de acusar este ou aquele sem terem conhecimento!
Alguém já parou para pensar nas estatística de acidentes automobilístico.... Isso vai motrar que avião ainda é mais seguro.... e me arriscaria a dizer ue cias aéreas e pilotos são mais responsáveis e dão mnutençõ aos aviões melhor que o proprietários e motoristas de automovéis e caminhões
Como eu gostaria de ler comenários inteligentes que me levassem a adquirir maior conhecimento!!!!!!
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marcelo borges (11) 13/06/2009 12h21
marcelo borges (11) 13/06/2009 12h21
Resposta ao Sr. Jorge Ferreira, Eu trabalho ja a 10 anos em uma das melhores compania aerea do mundo aqui na Europa. Mas o acidente da Gol com a Legacy foi problema de comunicacao com a torre. A lingua inglesa nas operacoes das torres brasileiras infelizmente deixa a desejar! Eh o famoso ingles TUPI GUARANI! Sao duas coisas que precisam serem feitas urgentemente.
1 - O problema da lingua inglesa
2- Atualizacao dos equipamentos.
Ilmo Sr. Luiz Ignacio da Silva como representante do nosso Brasil poderia o Sr. tomar essas providencias antes de sua saida?
Grato,
Marcelo Borges
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Aureo Vilar (2) 13/06/2009 11h17
Aureo Vilar (2) 13/06/2009 11h17
Os exames de DNA podem ser feitos perfeitamente no Instituto Tavares Buril em Recife. Este Instituto é o responsável pelos exames de identificação através de DNA e outros métodos modernos no Estado de Pernambuco e tem equipamentos modernos e profissionais capacitados a realizarem os mais complexos exames de identificação por DNA.
Não sei por que querem levar para O Instituto de Criminalística de Brasilia.
Deve ser para mais gente aparecer na mídia.
Aureo - Recife-PE.
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