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Voo Air France 447

Um avião da companhia Air France desapareceu nesta segunda-feira do controle dos radares no litoral do Brasil, informaram fontes aeroportuárias francesas. Segundo informações, o avião viajava do Rio de Janeiro a Paris quando sumiu. O voo AF 447 decolou na noite de domingo do aeroporto do Galeão (Tom Jobim) e deveria pousar no aeroporto Charles de Gaulle, na capital francesa, por volta das 11h local (6h de Brasília).


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Comentários dos leitores
Hilda Gomez (2) 17/06/2009 22h40
Hilda Gomez (2) 17/06/2009 22h40
I have never seen a site so complicated to start. I am aboy to give up!!!!!!@!!!!!!!!! 2 opiniões
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Manoel Gutierrez (132) 17/06/2009 18h56
Manoel Gutierrez (132) 17/06/2009 18h56
Um acidente aéreo de grandes proporções sempre causa grande comoção no país. Talves pelo que tem de inusitado. Desafiador. Uma vez decolado ninguém, a não ser os pilotos, é capaz de aterrisar sem danos! Temos que confiar neles. No entanto há uma estatística curiosa. Das 1089 vítimas de acidentes aéreos nestes 2 anos - (06/07 a 06/09), de 11 paises deiferentes, 451 (41.4%) tiveram alguma passagem pelo Brasil. O curioso é que nos acidentes por transporte terrestres, só no Brasil, 1800 morrem por ano. A grande maioria brasileiros, e não causa mais grandes comoções. Sem contar as causas associadas. Outros tantos morrem por causas violentas (armas de fogo, alcoolismo etc.). O que estaria concorrendo para esse comportamento diferenciado? Será que estamos "glamorizando" estas mortes por acidentes aéreos? ou já incorporamos aquelas mortes como coisa do cotidiano e já não as debatemos mais com tanta paixão nesses "forum"! São dois critérios de cidadania? "Coisas para pensar na cama" ! 4 opiniões
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Paulo Fernandes (1) 17/06/2009 14h34
Paulo Fernandes (1) 17/06/2009 14h34
Acho estranho alguns "perito" afirmarem com tanta convicção que o 330 atravessou um trecho de 12 minutos de turbolência se uma das peças encontradas pela FAB foi o posto intermediário de comissários com seus dois acentos vazios e sem nenhuma das caracteristicas normais que evidencie que alguem estava sentado naquele posto.
Afinal, com tanto solavanco e por tanto tempo qualquer pessoa que tenha enfrentado uma turbulência num voo comercial mesmo não sendo piloto como eu sabe que o serviço de bordo e interrompido e que os atendentes vão para seus postos se afivelarem a seus cintos de segurança.
Por isso continuo achando que seja o que for que derrubou aquele avião, foi rapido e inexperado, sem previo aviso.
35 opiniões
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licinia albuquerque (147) 17/06/2009 14h07
licinia albuquerque (147) 17/06/2009 14h07
Eduardo.
Achei a sua idéia excelente. Mas, fala sério, você acha realmente que pessoas que estão a caminho de Paris (tanto para trabalhar, passear ou mesmo fazer escala para outros lugares maravilhosos) vão se importar com ficha de manutenção??? Aliás, a maioria, se tiver acesso, vai olhar e não entender nada do que consta na tal ficha. essa ficha é de suma importância agora, como prova em um processo judicial. Mas, também passados tantos dias do acidente, não poderiam essas fichas serem completadas (após o acidente)???? ou mesmo adulteradas???? A sua idéia é boa mas, para que sejam utilizadas as fichas após um eventual problema. Antes disso, quem vai a Paris, o que menos quer ler é ficha de manutenção de avião.
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licinia albuquerque (147) 17/06/2009 13h58
licinia albuquerque (147) 17/06/2009 13h58
"Cada povo, tem o governante que merece" pois que o elege. Me incluo nisso, inclusive, embora não lulista e nem petista. O Lula não é diferente de tantos outros que já passaram pela presidência. E, como ele, tantos outros disseram abóbrinhas e foram, bem ou mal, engolidas por todos. O fato é que, apesar de ter feito um comentário que, ao meu ver, não foi tão infeliz assim já que não ofendeu gravemente a alguém, a queda do airbus nada tem a ver com ele. Quanto às investigações, pelo andar da carruagem, me parece que, afinal, os franceses vão colocar a culpa em qualquer coisa (isso se não colocarem no piloto) a fim de ver isso encerrado o mais rapidamente possível. Apenas destroços do avião podem fornecer a informação do que realmente aconteceu? Pelo pouco que entendo (em virtude de ler sobre o assunto) vários fatores fariam aquele avião cair. Parece que os franceses estão em busca de um só. Ou, quem sabe, atribuirão a vários enfim... Infelizmente, é uma história que jamais saberemos ao certo. Assim, como o Titanic, no fundo do Atlântico, mantém o mistério até hoje, provavelmente o vôo 447 siga a mesma trilha. Restam 14 dias em que o sinalizador das caixas pretas, ainda emitirá sinais. Mesmo após os sinais serem localizados, haveria a busca das caixas. Haverá tempo para tudo???? Uma pena que o caso se conclua sem uma resposta mais objetiva. pelo menos, se fosse possível esta resposta mais precisa, as 228 vítimas da tragédia, não haveriam de ter morrido em vão. 8 opiniões
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Ernesto Phelps (40) 17/06/2009 13h02
Ernesto Phelps (40) 17/06/2009 13h02
Falta uma informação importante: os corpos estão chegando "inteiros"?
Porque a maiorioa absoluta dos passageiros viaja com o cinto atado, só o abrindo para ir ao toalete.
Na hora do acinete o jantar já deveria ter sido servido e é hora em que se formam pequenas filas nos banheiros. Talvez 20 pessoas, no máximo...
Mas se os 50 corpos achados estão sem marcas de cintos, é muito mais estranho.
Quase 1/4 dos passageiros sem cinto?
O normal numa emergência é você sentar e afivelar o cinto e não o contrário.
Cada vez mais estranho...
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Flavio Tavechio (1) 17/06/2009 11h33
Flavio Tavechio (1) 17/06/2009 11h33
Acho que o fato ocorrido a tragédia com airbus da france não tem nada a ver com o presidente ser querido ou não, o fato é que não é justo o atual ser culpado por erros que vem de "séculos" onde engloba todo um conjuto de pessoas não somente presidente, e se tem pessoas mal qualificadas na área tem que ser feito uma reavalição do quadro de funcionários. 8 opiniões
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Ernesto Phelps (40) 17/06/2009 11h02
Ernesto Phelps (40) 17/06/2009 11h02
Sem as caixas pretas vai ser muito difícil saber exatamente o que houve.
Por exemplo, um A330 mais novo que o da AF em 23.07.07 teve uma das turbinas paradas em vôo.
A tripulação fez o que pôde. Não conseguiu ligar de novo a mesma.
E aqui onde quero chegar: o defeito foi eletrônico e bem no circuito que comandava o back-up. Apesar de ter pelo menos 2 circuitos para operar, quem falhou foi o circuito que diz qual dos dois vai operar.
Antes que falem mal do Airbus, o comando eletrônico foi fabricado por empresa americana que também fabrica para a Boeing.
Ou em 11.06.09 num A330-200 idêntico, quando o aquecedor da cabine pegou fogo durante vôo e quase queima o painel do lado direito.
Netes casos a consequencia não foi grave, houve tempo de comunicar os problemas.
Mas estamos na mão destes circuitos, além de estarmos na mão pelas condições climáticas e de habilidade dos pilotos... esta extremamente desestimuladas pelo estado quase automático da aeronave...
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valdirene borges (1) 17/06/2009 10h09
valdirene borges (1) 17/06/2009 10h09
Acho que quedas de aviões não tem nada a ver com o presidentes, não entendo porque eles iriam querer que pessoas inocentes morrecem, só sei que pra tudo sempre tem que haver culpados, e a mídia faz questão de encontrar e infelismente essa tragédia não será a última neste mundo, e onde nada é perfeito, o melhor a fazer é buscarmos soluções e não culpados e a dor que essas familias estão sentindo nada neste mundo irá amenizar e quanto a indenização ela é um procedimento da empresa e não uma forma de amenizar os fatos...falhas humanas ou falhas de equipamentos sempre vão existir, Jesus é perfeito e mesmo assim foi crucificado... 19 opiniões
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Liliane Silva (1) 17/06/2009 08h46
Liliane Silva (1) 17/06/2009 08h46
Bom, querida, acontece que, em 1800 o estudo não era importante, nem indicativo de nada. O que importava era a origem e, na falta disso ou por origem humilde, como era o caso de Lincoln, o importante eram os contatos e o grupo com que a pessoa se relacionava. Antigamente o estudo não servia para muita coisa, só para quem queria ser médico ou advogado. Hoje o mundo é muitas vezes mais complexo, com variáveis múltiplas e o estudo é, sim, muito importante. Que o digam as milhares de pessoas que não conseguem emprego por falta de qualificação.
Seu querido presidente seria perfeito... se ainda estivéssemos no século XIX.
39 opiniões
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Angélica Silva (4) 16/06/2009 21h35
Angélica Silva (4) 16/06/2009 21h35
Por que é mais fácil indenizar com tanto dinheiro , todas as famílias do que procurar a real causa do acidente?? 6 opiniões
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Sonia Souza (32) 16/06/2009 21h20
Sonia Souza (32) 16/06/2009 21h20
Dizem que a história se repete. Em 12 de fevereiro de 1809, no Estado do Kentucky, nasceu um dos presidentes mais adorados de toda história americana. Abraão Lincoln. Filho de Thomas Lincoln e Nancy Hanks Lincoln, Abraão e sua irmã cresceram nas fazendas do Estado de Kentucky. Abraão Lincoln ajudava o pai na lavoura, e ainda jovem foi um lenhador. O trabalho era duro e Abraão chegou a se manifestar para o pai que não gostava do trabalho braçal. O resto da história todos sabem. Abraão Lincoln foi um homem simples, de origem humilde, que conquistou o povo usando o discurso do povo, para o povo. Provou que bom senso e liderança não estão limitados somente aos privilegiados que possuem canudos universitários. Feliz é o povo norte-americano que se orgulha e se ufana do que tem. Vocês conhecem alguém assim como Abraão? Um trabalhador braçal que se tornou presidente? Eu me orgulho de ter como presidente um ex-operário. E quisera eu ter apenas uma parte da sabedoria de nosso querido presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 104 opiniões
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eduardo lencina (19) 16/06/2009 18h26
eduardo lencina (19) 16/06/2009 18h26
Eu acho que o desastre do vôo AF447 abala sim a confiança dos usuários de Airbus, aliás, já que as autoridades nada ou quase nada fazem para fiscalizar a manutenção das aeronaves, o passageiro devería ter o direito de ter accesso a folha de manutenção do avião em que vai voar, bem fácil, é só a empresa ter cópia autenticada (e o Procon fiscalizar que a cópia seja autêntica) em cartório da ficha do equipamento, no balcão do aeroporto para quem quizer requisitar ou pelo menos imaginar que voará mais seguro sabendo que existe, a possibilidade pública de tal accesso. As companhias aéreas parecem Deuses do Olimpo:INTOCÁVEIS, as "autoridades" que não mandam nada, vemos um ministro desmoralizado perante a máquina capitalista e nós usuários pagamos o pato ou com sustos ou com até a própria morte. 8 opiniões
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Everton Pereira (2) 16/06/2009 17h12
Everton Pereira (2) 16/06/2009 17h12
Não se deve chorar após o leite derramado,No entanto eu acho estranho após tantos problemas com esse tipo de aeronave o air bus 330.A própria Air Bus não ter feito um recall,se é que se aplica esse termo na indústria aeronautica também, para verificar os problemas que causaram tantos incidentes com essas aeronaves vindo a culminar com esse terrível desastre.Acredito que isso venha a proporcionar muitos esnsinamentos e muitas mudanças de procedimentos em relaçao a segurança aérea.Sò que o preço de 228 vidas é elevado demais. sem opinião
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washington bridges (1) 16/06/2009 16h06
washington bridges (1) 16/06/2009 16h06
Meu avô sempre dizia que "quem fala pouco, erra menos"! Pena o presidente "de vocês" (não meu!), não ter aprendido isso! 80 opiniões
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Jose Rufino Xavier (116) 16/06/2009 16h04
Jose Rufino Xavier (116) 16/06/2009 16h04
Não queiram mundar o que falei, porque é o obvio, pois nada justifica e ficará pior. Os "advogados" de defesa de prantão, querem por que querem e para tal colocam-se a seu nível. 16 opiniões
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Ernesto Phelps (40) 16/06/2009 15h31
Ernesto Phelps (40) 16/06/2009 15h31
Pode ser que o A330 seja um avião muito seguro. Mas enquanto não forem descobertas as causas deste acidente, ele deve ficar sob suspeição.
Não é a primeira cauda que se solta de um Airbus em pleno ar quando submetida a esforços.
Estatisticamente é discutível ter voado milhões de km sem problemas. Interessa saber quantos km voaram em graves turbulências.
Que a causa foi súbita ninguém pode mais negar.
Os tripulantes não estavam em seus assentos e nem muitos dos passageiros cujos corpos foram recolhidos do mar.
A última peça grande descoberta é desconcertante: é um spoiler. Que parece ter sido arrancado de trás para a frente!
43 opiniões
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licinia albuquerque (147) 16/06/2009 15h00
licinia albuquerque (147) 16/06/2009 15h00
"Fica a pergunta: Somos nós, Brasileiros contribuintes, os responsáveis por arcar todas estas despesas? Fernando"
Pois é.... Embora não sejamos os responsáveis por esta conta, quem a está pagando somos nós, os brasileiros contribuintes. Mas, conforme-se Fernando. Pagamos, mensalmente, um verdadeiro exército de parlamentares, que trabalham 03 dias por semana, tendo a jornada de 02 a 03 horas em cada um desses 03 dias trabalhados sendo que, em trabalho, são servidos (provavelmente por garçons) de água mineral, suco de frutas, café da melhor qualidade, biscoito inglês, etc, etc., tudo pago por nós, naturalmente. Sem contar que, provavelmente, pagamos a conta do supermercado deles e, se facilitar ainda, a conta do salão de beleza e massagem das esposas, companheiras, filhos e filhas deles. Pagamos tanta coisa neste país que ocuparíamos todos os espaços dos comentários aqui, para descrever. O que consola é que, ao pagarmos o resgate do vôo 447, estamos fazendo bem a algumas pessoas: aos familiares da vítimas que, em última análise, também pagam pelo resgate. Como nação, nos cabe dar esse exemplo de cidadania. Com exceção dos estrangeiros. que não contribuem para os cofres do Brasil. A estes, estamos dando um bom exemplo de amor ao próximo, mesmo que isso custe ao nosso bolso.
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Ulisses Guelfi (13) 16/06/2009 14h49
Ulisses Guelfi (13) 16/06/2009 14h49
Dante Luz
Existe uma polêmica diante deste fato, o que voce disse eu tambem acreditava más, quando li esta reportagem feita pelos Americanos eu acabei ficando dividido: "Esse vôo foi filmado por uma empresa cinematográfica ("Companhia Pathé"), Em 1908, os irmãos norte-americanos levaram sua aeronave Flyer à Europa e fizeram o primeiro vôo tripulado" eu acredito que eles tenham esta filmagem diante do posicionamento do ex-presidente Bush quando perguntado sobre de quem éra o mérito do primeiro vôo, no mais respeito á sua opinião, gostaria como disse anteriormente que nós Brasileiros pudessemos ter este mérito, más sinceramente não acredito porque a fiferença de 1903 para 1906 é de quase 3 anos pois este foi a diferença entre o vôo de um em relação ao vôo do outro, de qualquer maneira continuarei pesquisando a respeito, um abraço!
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Valentin Javier folgado (8) 16/06/2009 14h21
Valentin Javier folgado (8) 16/06/2009 14h21
Caro Sr. Jefferson Polente: Tanto AIRBUS como BOEING fabricam excelentes produtos que são, até pelos especialista da área (que pelo seu comentário não creio seja seu caso) até de dificil comparação. toda aeronave envolve um processo de certificação limitado pr rígidos parámetros. Considerando isto, acredito os números estatísticos que você apresenta como pouco inetresantes para quem pertence ao méio aeronautico ou tem conhecimentos sobre o assunto. Sugiro que leia a história da BOEING e da AIRBUS, seus produtos e sobre tudo, os envelopes operacionais dos mais recentes modelos para assim sim analisar um pouco antes de escrever. Nem sempre os números reflitem a realidade. Cordial abraço! 4 opiniões
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