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Voo Air France 447

Um avião da companhia Air France desapareceu nesta segunda-feira do controle dos radares no litoral do Brasil, informaram fontes aeroportuárias francesas. Segundo informações, o avião viajava do Rio de Janeiro a Paris quando sumiu. O voo AF 447 decolou na noite de domingo do aeroporto do Galeão (Tom Jobim) e deveria pousar no aeroporto Charles de Gaulle, na capital francesa, por volta das 11h local (6h de Brasília).


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Comentários dos leitores
herbert alves (10) 16/06/2009 13h24
herbert alves (10) 16/06/2009 13h24
Não creio que o comentário infeliz do nosso presidente tivesse segundas intenções. Ele errou na interpretação do que lhe foi dito e também em divulgar tal comentário antes de consultar sua assessoria. A Air France é uma empresa privada e como tal é responsável por indenização no caso de acidentes, não o governo do país onde a mesma é sediada. Se fosse assim a indenização dos acidentes da Gol e da Tam seriam de responsabilidade deo governo brasileiro e não foi o que aconteceu. 14 opiniões
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Alexandre Reis (1) 16/06/2009 13h24
Alexandre Reis (1) 16/06/2009 13h24
Sr. Jeferson,
Por favor, não subestime a inteligência dos leitores com um raciocínio tão simplório. As medidas de segurança de modelos de aeronaves levam em consideração fatores de ponderação, para que a análise seja feita nas mesmas bases. Um fator muito utilizado é o número de acidentes a cada milhão de decolagens, mas existem outros. Como já dito, enquanto a Boeing produz aviões comerciais há décadas, a Airbus começou nos anos 70 e mesmo assim, até o final dos anos oitenta tinha só meia dúzia de A-300/310 voando pelo mundo. Traga argumentos inteligentes para que a discussão seja num nível mais elevado.
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erik rezende candido (1) 16/06/2009 13h22
erik rezende candido (1) 16/06/2009 13h22
os familiares estão pedindo demais ja, sabemos que a maioria desses corpos estão no fundo do oceano presos aos cintos, naum da pra fazer milagre tambem ne........... 13 opiniões
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camila ruggiero (9) 16/06/2009 13h00
camila ruggiero (9) 16/06/2009 13h00
Isso e que da, presidente que mal fala portugues querer dar uma de esperto e populista... abriu a boca e saiu besteira!!! Onde voce esta agora?? Russia? E amanha? Vida boa... vida boa demais hein?? A gente entende porque voce nao quer sair dai... 19 opiniões
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JAIRO NASCIMENTO (3) 16/06/2009 11h35
JAIRO NASCIMENTO (3) 16/06/2009 11h35
Eita, nosso presidente fala pelos cotovelos. Se tivesse feito um cursinho de inglês pelo menos, quem sabe não passaria batido por essa saia justa. 21 opiniões
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Cesar Rodrigues (3) 16/06/2009 10h46
Cesar Rodrigues (3) 16/06/2009 10h46
Interessante o comentário do senhor Polete, que levou em "consideração" todas as observações...Que realmente deve ser um defensor da AIRBUS, ou um antiamericano....
Na minha humilde opinião acho que o problema não está na confiança ou não nas aeronaves, Boieng é uma excelente marca, assim como a AirBus, acidentes acontecem, e são causados na maioria da vezes por falhas humana. Ao meu ver, o problema neste país, está nas informações que são divulgadas, sem certeza ou algo concreto, nossas forças armadas não são treinadas para isto, e nossos governantes "acham" que sabem o que estão dizendo, até alguém de fora é claro, pedir uma certa calma em se divulgar informações. Foi assim no caso do suposto ataque a bacharel em direto em fevereiro deste ano, onde o ministro das relações exteriores, antes de conhecer os fatos ou esperar a conclusão das investigações, afirmou haver "aparência evidente" de xenofobia!!!!
Quem realmente está sofrendo são os familiares das vitimas, que além da perda, tinha que ouvir os responsáveis pela investigação, informar que havia encontrado destroços da aeronave, em seguida informar novamente que não era destroços da aeronave...Acho que devemos nos preocupar com nossas deficiências, que o Brasil não é melhor país do mundo, que temos muitas deficiências, assim como qualquer lugar do mundo, inclusive onde se fabrica um Boing ou Airbus...
20 opiniões
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Antonio Oliveira (30) 16/06/2009 10h43
Antonio Oliveira (30) 16/06/2009 10h43
Ao Sr Jefferson Polente,
Existem muito mais avioes Boeing do que Airbus. A Boeing fabricou 10 vezes mais avioes do que a Airbus, isto explica o maior numero de acidentes com os avioes Boeing. A Boeing existe desde os anos 20. A Airbus e' um consorcio europeu criado em 1976. O primeiro aviao Airbus, foi o A300-200 em 1980. Era um aviao de curto alcance, para voos regionais dentro da Europa principalmente. O 1o. Aviao de longo alcance da Airbus foi justamente o A330, homologado em 1992. Ambos fabricantes sao excelentes. Sei disso pois sou engenheiro aeronautico. Ja trabalhei na Airbus (na Alemanha e Inglaterra) e hoje trabalho na Boeing.
Nao leve a mal, mas sua analise e' totalmente furada.
27 opiniões
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Fernando Abdal (1) 16/06/2009 10h08
Fernando Abdal (1) 16/06/2009 10h08
Tenho acompanhado esporadicamente os trabalhos de busca e invertigação sobre o acidente da AF.
Não sou expert no asunto, mas sei que os custos de deslocamento de pessoal, embarcações e aeronaves são bastante elevados.
Vejo também declarações que as buscas não tem data certa para terminar.
Fica a pergunta: Somos nós, Brasileiros contribuintes, os responsáveis por arcar todas estas despesas?
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licinia albuquerque (147) 16/06/2009 09h36
licinia albuquerque (147) 16/06/2009 09h36
Bem, como já mencionado, legalmente a responsável pelas indenizações é a companhia aérea, que aciona seguradoras para tal fim. Mas, concordo que, embora indiscreto, o comentário (na mídia) do Presidente Lula foi providencial. Colocou a França como co-responsável. Se as indenizações não saírem a contento, em termos de mídia ficará feio para o país(França). O comentário poderia ser interpretado como uma forma governamental de deixar a França moralmente como uma espécie de fiador desta dívida. Não sou Lulista e nem Petista mas, novamente, o Presidente Lula chutou bem....esperemos que faça o gol. 27 opiniões
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Jacinto Paz (15) 16/06/2009 08h34
Jacinto Paz (15) 16/06/2009 08h34
O lula mal sabe falar o português, quanto mais "ouvir" o Sarkozy dizer que o governo francês irá se responsabilizar pela indenização aos familiares das vítimas do vôo 447! 6 opiniões
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licinia albuquerque (147) 16/06/2009 08h14
licinia albuquerque (147) 16/06/2009 08h14
É uma lógica que a França, enquanto nação, não vai se responsabilizar por indenizações. Afinal, a companhia aérea (Air France) não é uma estatal. Até quando se tratam de estatais, em todo o mundo, estas, relutam em pagar, imagine se eles iriam se responsabilizar por uma companhia privada. Quanto as horas de vôo que a FAB empreendeu, infelismente, é uma constatação triste. Afinal, os alagados de Santa Catarina não estavam a caminho de Paris. Embora, as Forças Armadas tenham e estejam fazendo um excelente trabalho, não se pode negar isso, quem está mandando ou autorizando, se prende mais à repercussão internacional do que aos problemas humanos. Aliás, as Forças Armadas já poderiam diminuir, pela metade, o contingente na região já que passados tantos dias já é mais do que certo que não existam sobreviventes e parece que o resgate de novos corpos está, a cada dia, sendo uma probabilidade menor. A busca por destroços do avião e, as caixas pretas, deve ser patrocinada apenas pela companhia aérea e o seu país de origem. Mesmo com tudo isso, há que se dar um voto ao Brasil que demonstrou, à comunidade internacional, numa situação de emergência, que tem senso de responsabilidade e solidariedade. Embora estes mesmos sentimentos não sejam tão largamente praticados dentro do país. 12 opiniões
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jeferson polete (14) 16/06/2009 07h58
jeferson polete (14) 16/06/2009 07h58
Tendo em consideração todas as observações e como já fui apelidado de defensor da AIRBUS gostava de dizer algo mais:
- CONFIANÇA - Eu na realidade tenho muito mais confiança nas aeronaves a Airbus que na Boeing, pelo simples facto que desde os anos 70 (com os dois construtores em operação) a Boeing já causou a morte de 13 000 pessoas e a Airbus 2 600. Se virem os últimos 10 anos o numero de mortos em aeronaves BOEING e assustador quando comparado com a AIRBUS.
- É verdade que o Povo Brasileiro sofreu muito nos últimos anos com a morte em 2 grandes acidentes envolvendo AIRBUS, mas conforme já provei (ver comentário anterior) morreram muitos mais em Boeing.
- O A330 E A340 é o avião mais utilizado pelas companhias europeias para os voos intercontinentais (quase exclusivamente, com excepção da KLM), nomeadamente para o Brasil. Um exemplo no momento em que ocorreu o acidente da AF, passavam pelo mesmo paralelo (convergência intertropical) 7 aeronaves da TAP PORTUGAL...6 A330 e 1 A340 a irem ou a virem do Brasil, sendo que as que passaram antes e depois se desviaram do núcleo principal da tempestade. Para alem disso passaram igualmente voos provenientes do Rio e São Paulo da Lufthansa, Swiss, Ibéria...TODOS A330 E A340. Normalmente os problemas que ocorrem tem a sua principal causa em erro humano.
- infelizmente, sempre que acontece um acidente trágico como este...é comum as empresas aproveitarem o facto para relançar as suas vendas em detrimento do concorrente.
E A EMBRAER?
48 opiniões
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washington sales soares (25) 16/06/2009 07h36
washington sales soares (25) 16/06/2009 07h36
O Presidente Lula deu uma demonstração ampla e irrestrita que a teoria de La Voisier estava certa "nada se cria, tudo se transforma) o Marechal Charles De Gaulle teve a petulância de mencionar que o Brasil não é um país muito sério, hopje está havendo a transfomação, vamos ver se a companhia aérea se negar a pagar os familiares dos acientados se a França é um país sério ou não. Presidente não suporto V.Excia. mas incontestavelmente a sua sutileza foi de chamar a atenção do mundo, foi um gesto inteligente que cavalheirescamente encostou o Presidente Sarkosy na parede. 26 opiniões
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camila ruggiero (9) 16/06/2009 06h25
camila ruggiero (9) 16/06/2009 06h25
AGORA nosso presidente esta se pronunciando, la de Genebra... quanta consideracao!!!
Pena que o nosso Presidente como sempre fala sem saber... e colocou palavras na boca do presidente frances. Tudo pelo populismo.
SOSSEGA LULINHA!!!
24 opiniões
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washington sales soares (25) 16/06/2009 05h38
washington sales soares (25) 16/06/2009 05h38
Quando o nosso Presidente se referiu que a França pagaria as indenizações foi no intuito de deixar os familiares dos acidentados mais tranquilos, pois após a comoção natural que ocorre virão as cobranças, daí a razão do Presidente Lula afirmar que a França irá pagar o ressarcimento das mortes que ocorreram em tão trágico acidente, e é a mais pura verdade, pois quando mencionou que aquele País iria assumir tal acordo, não citou de onde viriam os valores, apenas ressalvou que viria da França, o que nos deixa tranquilos, pois além de se tratar de uma cia. aérea ilibada, tenho certeza que se caso a companhia não arcasse com tais despezas tenho certeza que tal compromisso seria avalizado pelo Presidente Sarcozy, portando daí a classificar o Presidente Lula de mentiroso há uma grande diferença. Quero deixar claro que não sou lulista e tampouco petista, mas ele nos representa e sobretudo tem o dom de nos acalmar, uma das funç~es dele e trazer paz para o seu povo e isso ele consegue com tranquilidade.
Au revoir
4 opiniões
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Jose Rufino Xavier (116) 15/06/2009 23h22
Jose Rufino Xavier (116) 15/06/2009 23h22
Que sandice, barbaridade como ele acha que tudo pode? Onde está seu assessor de impressa ou outra coisa qualquer para impor-lhe limite no que falar?
Será que não lhes disseram que conversas reservadas entre chefe de estado não deve ser colocada a publico a não ser que seja autorizado por umas das partes? E agora como fica? que feio não?
É algo que com o mínimo de perspicácia entendido,
jamais acontecerá por lógica, é de responsabilidade excluvisa da Air France e da Cia de Seguro.
16 opiniões
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Joel Prado Novaes (2) 15/06/2009 23h06
Joel Prado Novaes (2) 15/06/2009 23h06
Pessoal, acabo de descobrir a causa da queda do A-330! Se os nossos pilotos e engenheiros (?), são tão bons profissionalmente como o Paulo Iganio e o Ulisses Guelfi - comentaristas dessa página - na escrita, então ficou claro o porquê do desastre. Vão escrever mal lá nas profundesas do Atlântico... Além disso, chega de conclusões vazias! O avião caiu e jamais saberemos as verdadeiras causas, dadas as dificuldades que cercam este caso! O resto é especulação! 2 opiniões
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Ademir Dalalibera (27) 15/06/2009 22h46
Ademir Dalalibera (27) 15/06/2009 22h46
Para voces verem a irresponsabilidade e a infantilidade do nosso "querido" presidente, sair por ai espalhando uma noticia que não tem nem como ser verdadeira, será que não existe uma pessoa no governo que conheça leis para evitar que ele só fale abobrinhas. 5 opiniões
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Marco A. V. Rivabem (14) 15/06/2009 22h40
Marco A. V. Rivabem (14) 15/06/2009 22h40
Não sei poque estão gastando tempo e dinheiro para encontrar as caixas pretas, basta ler os outros comentarios que as respostas estão aí. É o método "achômetro" de investigação de acidentes aéreos, cujas respostas servem para... nada! 3 opiniões
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Ulisses Guelfi (13) 15/06/2009 21h48
Ulisses Guelfi (13) 15/06/2009 21h48
Meu Colega Flavio Marcio, não sei se voce leu, más o Governo da frança já esta fazendo linha dura quanto a pagar indenizações, eles entendem que este tipo de ocorrência é uma fatalidade, ou então obra do destino como preferir, o fato é que em minha opinião eles vão se negar a pagar indenizações pelos simples fato de que se o fizerem estarão assumindo a responsabilidade de que erraram, e se isto acontecer, como ficam então as aeronaves já encomendadas por vários países? dai resta a única pergunta que todos estão fazendo: 1- Existe realmente o interesse da empresa francesa de se encontrar as caixas pretas? 2- E vamos que estas venham á ser encontradas, voces acham que as informações contidas ali serão realmente divulgadas? em outras palavras meu caro colega, nós vamos continuar a voar nestas máquinas sem saber realmente de vamos pousar com vida. 1 opinião
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