Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
  

Dia 30.01.02

Milagre dos peixes no rio Pinheiros?

Estão em fase de experimentação cobaias para nadar no rio Pinheiros.

Há três meses vivendo em tanques com água tratada do rio, dezenas de tilápias estão conseguindo sobreviver. Se resistirem, serão jogadas no Pinheiros.

Além das tilápias, outros tipos de peixes serão submetidos a essa experiência. Os pesquisadores querem saber quais espécimes sobrevivem aos testes e, assim, pretendem produzir cardumes adaptados àquele ecossistema.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente já estabeleceu data para a prova definitiva, quando as "cobaias" aquáticas estariam preparadas para ser lançadas ao rio. Até novembro deste ano, estariam prontos os primeiros seis quilômetros despoluídos, graças ao acordo assinado com a Petrobras.

Em troca de bancar a despoluição, empregando o método de flotação - semelhante ao utilizado para fazer o piscinão de Ramos, no Rio de Janeiro -, a empresa terá o direito de comprar energia a preços mais baixos. Trata-se também de um golpe de marketing ecológico.

Não há nenhuma obra atualmente em andamento capaz de modificar tão profundamente, no Brasil, uma paisagem urbana, devolvendo-lhe um ar bucólico. Especialistas em ambiente ainda se mostram céticos com o projeto, argumentando que o método só funcionaria em pequena escala; é usado, com sucesso, no rio que abastece o lago do Ibirapuera.

Se der certo, porém, surgirá naquela paisagem, comprometida pelo esgoto a céu aberto de 16 quilômetros de extensão, uma das regiões mais agradáveis de São Paulo, hoje ladeada pelos prédios de algumas das principais empresas brasileiras, obrigadas a manter as janelas fechadas para evitar o mau cheiro.

Numa parceria entre o poder público e empresas, as margens do Pinheiros já estão recebendo os mais diversos tipos de vegetação. Promete-se mais.

Além das crianças e casais passeando pelos jardins, haveria gente pescando, remando, esquiando e, talvez, até nadando naquelas águas hoje fedorentas.

Ver aquele cenário transformado em área de lazer ainda parece tão remoto como o milagre bíblico da reprodução dos peixes.

 

 
                                               Subir    
   ANTERIORES
c
  Grafite em homenagem a Celso Daniel
  Metro mais caro do mundo é aqui
  Até a arte ficou blindada
  A psicóloga Marta e o ipê-amarelo
  A reinvenção de São Paulo
  Ao vencedor, o largo da Batata
  Fantasias paulistanas
  Artes marginais
  Conversa de bar em bar
  Gabriel Monteiro ganha favela
  Faap expõe incivilidade paulistana
  Anúncio para assaltantes
  Cães e cantores fora do Ibirapuera
  São Paulo dos sonhos
  Era mais do que um muro de heras
  Universidade vai para o centro
  Sirene contra as enchentes
  Burrice e inteligência na Vila Olímpia
  Rock é bom contra crise
  Em Nova York tudo continua possível