Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleições nos EUA

Corrida presidencial nos EUA tem início com primeira rodada de prévias partidárias no Estado de Iowa.


Mais resultados: Anteriores 36 37 38 39 40 41 42 43 44 Próximos
Comentários dos leitores
João Carlos Gagliardi (2328) 15/10/2008 09h27
João Carlos Gagliardi (2328) 15/10/2008 09h27
É impressionante o tamanho do fã clube do Obama neste fórum. Se esta eleição aceitasse palpites globais, já teria dado o Obaoba há muito tempo.
Concordo que os 2 candidatos, não são lá estas coisas, mas vamos e venhamos, o "O" não tem experiência administrativa nenhuma, zero, nada mesmo e sempre aparece nos debates com aquela expressão sonsa e enlatada, sem emoção, uma verdadeira sopa de isopor, sem cheiro, nem gosto. Mas em compensação, é um baita marketeiro que usou e abusou da internet com uma campanha caríssima, mas muito bem engendrada.
Além disso, o "O" tem alguns amigos muito estranhos, como aquele pastor reacionário que até pouco tempo atrás era um de seus gurus. Muito comprometedor....
Obama me lembra o lula, a mesma demagogia barata, a mesma falta de experiência, o mesmo discurso falso de mudanças. Acho que os americanos não sabem onde estão se metendo... Boa sorte a eles e pra nós também!!!
13 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Riul (31) 15/10/2008 03h05
Rodrigo Riul (31) 15/10/2008 03h05
Tem uma outra corrida que tem sido deixada de lado pela midia: o Senado. O crescimento do Obama tem dado impulsao aos candidatos a ao senado do partido democrata. Os mais otimistas acreditam que o partido consegue 60 senadores o que daria aos democratas a possibilidade de mudar sozinhos artigos da constituicao americana.
Por outro lado, na possibilidade remota do McCain ganhar, com o senado e a camara na maos dos democratas e as cicatrizes dessa campanha suja, ele simplesmente nao governa.
4 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 15/10/2008 00h34
Shirley Machado (96) 15/10/2008 00h34
Leon, você acertou em cheio !!
Mais uma vez estamos vendo cenas de " O homem que copiava ".
E pelo visto, toda essa palhaçada está custando caro ao candidato republicano. Ele deve ser uma pessoa de raciocínio um tanto limitado, se não consegue perceber que o bombardeio em cima de Obama não está funcionando.
Os republicanos agora atiram para todo lado, e ficam cada vez mais confusos. Com isso, o Sen.Mc Cain só consegue transmitir uma mensagem dúbia, e a imagem de uma pessoa que usa qualquer artifício para atingir seus objetivos.Credibilidade, honra e ética são palavras que certamente estão ausentes no dicionário dessas pessoas. Acho que se pode esperar qualquer coisa dessa gente, até os gestos mais extremos.
Falta pouco agora. Vamos continuar na torcida.
Boa sorte, Obama !!
10 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1879) 14/10/2008 22h48
Rui Ruz Caputi Caputi (1879) 14/10/2008 22h48
A crise economica, está entregando de bandeja, e cada dia mais, para o Barac Obama, a presidencia dos USA. 1 opinião
avalie fechar
Leon Diniz Diniz (438) 14/10/2008 21h46
Leon Diniz Diniz (438) 14/10/2008 21h46
Eu imaginava que o Senador Mac Cain fosse usar um disfarçar e apresentar seu Plano Anti Crise só depois do último debate para não dar na vista que ele esperou que o Senador Obama o fizesse primeiro. Cheguei a apostar minhas cuecas que ele lançaria o plano em menos de 72 horas após o lançamento do plano de Obama, mas o Senador Mac Cain me surpreendeu e apresentou o seu plano no dia seguinte depois do de Obama. Bingo! acertei mais uma. Mas o Mac Cain é tão previsível que fica dificil de eu errar qual será o próximo gesto tresloucado do nobre Senador ou da sua vice Sarah Palin.
Assim fica fácil antever tudo o que vai acontecer. Já sei até que ele está pensando em desistir do debate de amanhã alegando um problema de saúde de última hora. Fique esperto Senador Obama, o truque da desistencia é mais velho do que andar para frente. Depois Mac Cain confirma a presença em cima da hora para tentar pegar o Senador Obama desprevenido.
O debate de amanhã será imperdível e é bom que a principiante Sarah Palin vá para a plateía para ver se aprende alguma coisa com o Senador Obama.
10 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 14/10/2008 17h57
João Carlos Gagliardi (2328) 14/10/2008 17h57
Os americanos estarão em sérios apuros, principalmente se o Obama ganhar estas eleições.
O lula americano tem a mesma dose de demagogia barata que tanto encantou aqui nos trópicos. Como é que um cidadão que mal e mal, dirigiu uma ong de fundo de quintal, pode se candidatar a dirigir a nação mais poderosa do mundo (era até ontem ao menos...). Ok! MCain, também não inspira muita confiança mas ainda me parece mais preparado que aquele songo-mongo.
Mesmo assim, acho que dará o song... quero dizer Obama, infelizmente os americanos terão que passar o mesmo que nós passamos com o nosso lula. Daqui a alguns anos, acho que terão saudades até do Bush!!!
4 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 14/10/2008 17h40
Luiz Castro (295) 14/10/2008 17h40
Dois personagens da política americana apareceram na televisão hoje eu não pude deixar de notar a ascenção de um e a decadência do outro. Um é o eterno presidenciável americano Ralph Nader. Com uma campanha de centro atrai votos de indecisos e democratas insatisfeitos com o partido, concorre de forma independente. Nader foi indiretamente responsável pela vitória de Bush em 2000, retirou milhares de votos que seriam dados a All Gore, e só na Flórida recebeu mais de nove mil. Gore perdeu a eleição por uma diferença de menos de seiscentos votos para Bush. Em 2004 Nader concorreu novamente mas já não foi decisivo quanto no pleito anterior. Este ano colocou seu nome novamente, e ao aparecer na tv mostra que o tempo não teve clemência, cansado e sem esperanças mostra que só quer mesmo não ser totalmente esquecido.
O outro é Paul Krugman, colunista do New York Times e economista ele vem desde sempre apontando os riscos da roleta russa que se tornou a economia americana nos últimos anos. Aprendi a gostar das suas idéias através da FOLHA, que publica suas opiniões. Krugman ganhou esta semana o premio Nobel de economia por sua teoria a respeito dos fluxos de capital e sua verdadeira face com relação aos problemas do mundo. Sendo simplista ele explica como a quebra de um banco na Flórida por exemplo afeta os mercados da Tailandia. Se Bush tivesse acompanhado as opiniões de Krungman o mundo poderia estar melhor. Hoje em uma entrevista ele apoiou o plano economico de Obama, bom sinal.
3 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 14/10/2008 17h33
João Carlos Gagliardi (2328) 14/10/2008 17h33
Juntando estes 2, não dá meio Bill Clinton, que apesar de safado (no aspecto pessoal) era extremamente competente e resolvia. Com Obama ou McCain, não importa, os EUA não será mais a mesma potência hegemôninca que foi até hoje. 3 opiniões
avalie fechar
Leon Diniz Diniz (438) 14/10/2008 11h52
Leon Diniz Diniz (438) 14/10/2008 11h52
Obama propõe seu Plano Anticrise. Não dou mais de 72 horas para que o "Homem plágio" Mac Cain faça o mesmo. Afinal é sempre assim ele fica na moita esperando qualquer ação mais ousada do futuro presidente para vir no seu encalço e copiar tudo sem dar crédito ao autor da idéia.
Agora cabe ao povo americano a decisão, a escolha é simples. A quem vão eleger? O original, independente dele ser a solução para todos os males, ou vão ficar com a cópia imperfeita que não apresenta ha seis meses uma idéia original e sem vícios do passado?
A América não pode mais viver de lideres que copiam, ou do tipo daqueles que não conseguem decidir se devem ir ao sanitário sem o ok da Secretária de Estado. A America que tem uma parcela da sociedade sofrida principalmente aqueles do sul dos EUA, não pode continuar a ver seus impostos servirem para alimentar guerras genocidas que só aumentam o ódio dos povos pobres do mundo contra o cidadão norte americano que escolhe o presidente mas não lhe confere autorização para enriquecer a industria bélica, e banqueiros engordando suas contas enquanto os mutuários perdem suas casas, os trabalhadores ficam sem seus empregos e os corpos boiam nas águas das inundações a cada novo furacão que chega no sul dos EUA.
Solidariedade, sensibilidade, intelegência e determinação, é tudo o que o americano e mundo espera do novo estadista, e seja quem for ele, se sair fora deste perfil, temos que continuar criticando em defesa do bem maior que é a vida e a paz.
17 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 14/10/2008 03h14
Luiz Castro (295) 14/10/2008 03h14
Seja muito bem vinda de volta Shirley, estavamos com saudades da sua alegria.
Pois é, com a derrocada de MacCain ficamos sem ter com quem debater aqui nesse espaço de papel, virou açao só entre amigos... rsrsrs.
Ao contrário do que disse NÃO FOI CESAR QUEM FRITOU ROMA!!! Foi Nero... (temos que dar crédito a quem merece néh...) e nem assim apareceu alguém pra me xingar pelo erro... tá difícil viu Shirley... o pessoal tá triste que só... já pensou? terem que se referir ao presidente Husseim por quatro anos... isso é pior que lhes arrancar um dente sem anestesia!!! Acho mesmo que estão todos reunidos fazendo figa para um tropeço de Obama... heheheh
Tarde demais.
4 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 13/10/2008 22h56
Shirley Machado (96) 13/10/2008 22h56
Olá, amigos
Estou de volta após dias maravilhosos !! Eu, que conhecia de Santa Catarina apenas Florianópolis, Camboriú e Blumenau, desta vez fui a Laguna, Orleans, Criciuma, Imbituba, Itapirubá e São Joaquim. Cidades encantadoras, limpas, organizadas, de povo hospitaleiro. Fiquei encantada com o riquíssimo patrimônio natural de SC e feliz por encontrar ali pessoas tão conscientes de sua responsabilidade na preservação das matas, rios e espécies animais. Estão de parabéns os catarinenses! Fui também a Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul. Foram dias muito especiais. Recomendo.
Ainda bem, Luiz, que essas eleições já estão na reta final. Confesso que já estou ficando esgotada de ler tantos absurdos. Quanto cinismo !! Mentiras deslavadas, distorções propositais dos fatos, campanha de baixo nível por parte dos republicanos, incitando à violência e ao racismo.
Cruzes !! Quando eu penso que esse povo já chegou ao máximo em matéria de baixaria e estupidez, eles surpreendem e tornam tudo ainda pior. Espero que Obama continue a manter a conduta equilibrada demonstrada até aqui. Esses republicanos, definitivamente, são loucos de dar nó.
É lamentável que sua postura desequilibrada e violenta tenha tantos simpatizantes. Eles merecem uma derrota monumental. Quem sabe assim conseguem parar para refletir sobre tanta insensatez.
Avante Obama !
3 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 13/10/2008 17h16
Luiz Castro (295) 13/10/2008 17h16
Agradeço a Leon Diniz mais uma vêz pela citação.
A campanha chega em sua reta final. Com a realização do último debate os candidatos vislumbram seu destino. A campanha republicana se perdeu no meio da tempestade financeira, infelizmente a américa só acordou para o desastre representado por Bush quando o ataque foi aos seus próprios bolsos. Enquanto destruiam países ninguém reclamou, mas bastou para que o deles fosse implodido para que as coisas pudessem tomar outro rumo. Agindo como Cesar, que fritou roma por capricho, Bush assou a américa em fogo brando, aquecendo a todos com sua conversa mole e mentindo deslavadamente. Há quem goste é certo... Com um tipo de comportamento por semana MacCain/Palin só demonstram que querem o poder, sem nada oferecerem de concreto. Como um principiante o candidato só conseguiu aumentar a distância que o separa de Obama nas pesquisas. Como definiu claramente o âncora do SNL, Steve Colbert, MacCain acusou Obama de não saber a diferença entre tática e estratégia, ao que Colbert emendou: "...para MacCain, tática foi a utilizada por Bush/Rove nas primárias de 2000 para destruir sua imagem, e estratégia é a mesma tática usada anteriormente por Rove e a turma que agora auxilia MacCain, para que este destrua Barack Obama em 2008." Perfeito! Os republicanos já mostram sinais de desistência e falam abertamente que está tudo perdido, cabe agora saber se Obama terá maioria absoluta no congresso, se conseguir poderá fazer muito pela américa e pelo mundo.
12 opiniões
avalie fechar
Leon Diniz Diniz (438) 13/10/2008 16h15
Leon Diniz Diniz (438) 13/10/2008 16h15
Parabêns Luis Castro pela sua postagem, em que você mostra claramente e com dois dias de antecedência antes de sair publicado no Brasil, o tom agressivo dos comícios do Senador Mac Cain, onde os presentes pregam o esfolamento e até a morte do Senador Obama. Mac Cain aceita o clima e como um incendiário político, diz que no último debate vai chicoter o Senador Obama.
Mac Cain, isso lá são modos de tratar o seu futuro presidente da república? Será que o senhor gostaria de ter igual tratamento? E se fosse o senhor que estivesse no auge da popularidade por sua exclusiva competência e talento pessoal, gostaria de sofrer ameaças físicas ou ataques injuriosos por conta disso?
Calma Mac Cain! O Senhor já fez a sua parte e entrou para a história como o homem que está disputando uma eleição que imortalizará os sonhos de Linconl e de Luther King, do dia em que um negro se sentará no Salão Oval da Casa Branca, tendo todas as oportunidades de resgatar os sonhos americano, dialogando mais com o mundo, viajando muito e reduzindo o sentimento anti-americano que tomou conta da Terra por conta do terror bélico que a américa disseminou nos últimos 27 anos.
Parabens Luis pelo seu texto que mostra como a moral e a sensibilidade de um povo se deteriorou a tal ponto que leva uma grande analista de economia do EUA ao ser ouvida após o debate, mostrando-se desalentada com a performa-se de Mac Cain, diz textualmente "Ah, se o 11/09 fosse hoje, Mac reverteria este resultado"!
5 opiniões
avalie fechar
Douglas Sandalo (1) 13/10/2008 12h59
Douglas Sandalo (1) 13/10/2008 12h59
O nome do Homer J. Simpsons e não é pelo fato do J. ser de "Jota" ,que ele deixa de ser o que é. Bobeira essa coisa de Hussein, se fosse assim coitados dos Silvas e Souzas sem opinião
avalie fechar
Marco Martins Vieira (60) 13/10/2008 12h36
Marco Martins Vieira (60) 13/10/2008 12h36
Realmente péssimo adjetivo utilizado pelo sr. MCain e mais um ponto precioso para Obama... sem opinião
avalie fechar
Luiz Castro (295) 13/10/2008 11h26
Luiz Castro (295) 13/10/2008 11h26
Digo a Celio Rodrigues que o grande corvo perdeu as penas... que pena, não aparece mais nem pra falar as bobagens de praxe, já sente o cheiro das mudanças e sem forças para nada se esconde. Mas penso que ele não vai ficar sumido muito tempo, já que a formalidade manda que se dirija ao presidente americano de forma solene, então vai ser algo como Barack Hussein Obama, Barack H. Obama, BHO... ele vai poder usar qualquer um... e com certeza vai dizer que usava o "Hussein" porque já sabia da vitória antecipadamente... 2 opiniões
avalie fechar
Célio Rodrigues (113) 13/10/2008 09h55
Célio Rodrigues (113) 13/10/2008 09h55
Onde está aquele leitor "imperialista tupiniquim" que faz piadas sobre Obama e o chama de "Houssein"? 14 opiniões
avalie fechar
Cristiano Garcia (394) 12/10/2008 20h01
Cristiano Garcia (394) 12/10/2008 20h01
Vejam como se faz politica pensando no bem do povo.
O casal Clinton bem que poderia estar longe gozando umas férias e deixando Barack Obama sem o seu precioso apoio. Mas as palavras de Hillary Clinton demonstram que mais do que uma mulher altamente capacitada e com DNA de estadista, ela é uma grande humanista.
A percepção que essa dama possue à respeito do momento histórico, por si só ja diz o quanto ela será útil ao seu país e ao mundo. Espero ver o dia em que Hillary Clinton estará à frente dos EUA como presidente do nobre povo americano.
Mas por hora, fica minha torcida para alguem não menos interessante, boa sorte Barack Obama.
19 opiniões
avalie fechar
Marilda Correia (140) 12/10/2008 19h08
Marilda Correia (140) 12/10/2008 19h08
É de se perguntar como a dinâmica financeira dos americanos consegue estabelecer parâmetros para as instituições e cobrá-las se eles mesmos depositam enormes quantias em eleições que jorram pelo esgoto?
Quanto desperdício!
3 opiniões
avalie fechar
javano reis (96) 12/10/2008 14h09
javano reis (96) 12/10/2008 14h09
Há um pequeno erro semântico nesta reportagem.
Sara Palin não "se confundiu", ela mentiu.
Ela diz exatamente o contrário do veredicto da CPI. Mente porque conta com a proverbial ignorância do eleitorado republicano.
6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2850)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 36 37 38 39 40 41 42 43 44 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página