Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleições nos EUA

Corrida presidencial nos EUA tem início com primeira rodada de prévias partidárias no Estado de Iowa.


Mais resultados: Anteriores 41 42 43 44 45 46 47 48 49 Próximos
Comentários dos leitores
Roberto Souza (177) 03/10/2008 10h05
Roberto Souza (177) 03/10/2008 10h05
Joe Biden complementa Barack Obama em assuntos externos, assim como Palin complementa John McCain em assuntos internos. Natural que cada candidato procure isso. O espantoso é que a chapa democrata ficou decaptada, pois Barack Hussein não acrescenta em nada. As quase quatro décadas de experiência a mais de Biden pareceram quatro anos, mais ele não cometeu gafes, e fez seu papel na sua área de atuação. Quanto à atual crise, ele como senador teve pouco à dizer, já que tem o filho e o irmão (Hunter e Jaimes Biden) lobistas em Washington e acusados de fraude pelo ex-sócio. Deve ter decepcionado alguns que pensavam que ele era a favor de casamento gay, e mostrou que apesar de um fanfarrão, é muito mais qualificado que Obama. Pena que teve menos votos da disputa presidencial, do que Sarah Palin quando foi eleita prefeita de sua cidade natal. 40 opiniões
avalie fechar
O que nos difere dos outros animais é a incrível capacidade de aprender e superar os nossos próprios limites.
Não se pode julgar uma pessoa somente pelo que ela já vez, mas também pela sua capacidade de aprender e evoluir. Todos nós temos essa capacidade, uns mais outros menos.
Eu percebo uma coisa, a cultura americana valoriza essa capacidade de mobilidade intelectual muito mais do que a cultura brasileira. É por isso que a nossa política tem mais "figurinhas repetidas" do que a política dos Estados Unidos.
27 opiniões
avalie fechar
O McCain se deu muito mal!!! Para tentar levar vantagem sobre Obama , colocou uma mulher para vice, já que seu oponente não indicou Hillary Clinton para vice. O tiro atingiu o próprio pé. Porque ultimamente ela tem se mostrado totalmente incapaz de discutir os problemas daquele país. Não sabe falar nem de política externa e ainda, para piorar, rebate com respostas sem-graça. Parece que Palin vai levar a intenção do McCain ser presidente dos EUA pelo ralo. A aparente solução virou um problema gigantesco. 35 opiniões
avalie fechar
Pelos comentarios de quem mora nos EUA,o Babaca
Obama é tal qual o LULA aqui no BRASIL, só que ñ
é ANALFABETO.
33 opiniões
avalie fechar
Para escolher sua vice, McCain viu todos os videotapes de desfiles de candidatas a miss dos EUA? O tiro saiu pela culatra. Se for eleito, Bush vai ganhar um prêmio Nobel de inteligência e capacidade governamental. Os norte-americanos, com seus eleitos, já estão abusando da dependência em que vivemos de seu dólar e de seus empréstimos aos governos cucarachas. 13 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 03/10/2008 01h01
Luiz Castro (295) 03/10/2008 01h01
Pelas primeiras opiniões pós-debate os números idicam uma vitória de Biden, mas também uma performance politicamente razoável da candidata. Ela se safou de um vexame, mas também não conseguiu apagar a má impressão das entrevistas divulgadas nos últimos dias. O debate só favoreceu o campo democrata, já que Biden não atacou de forma rude, se manteve calmo, colocou seus golpes muito bem, focando MacCain e não se importando que Mrs. Palin fugisse das perguntas respondendo o que achava conveniente.
Para MacCain foi ruim porque ele agora não tem como pedir que Mrs. saia da campanha como muitos republicanos querem, ela não foi mal no debate mas está longe de ser o que todos pensaram que ela fosse. Mrs. estudou a lição e repetiu o que aprendeu nos últimos dias, mas se tiver que mudar algo nos números do eleitorado vai ser em favor de Barack Obama. MacCain desistiu de Michigan, não vai mais fazer nenhum tipo de gasto no estado para promover sua candidatura. Estranho muito a atitudes do candidato, gasta dinheiro em Iowa onde é certa a vitória de Barack e abandona Michigan onde ainda poderia sonhar com uma melhor sorte. Amanhã poderemos fazer uma melhor análise do debate, já que haverão diversas pesquisas indicando quem venceu. Na minha opinião Biden superou Palin, mesmo com o freio de mão puxado o candidato se mostrou superior nas respostas, oferecendo conteúdo, coisa que Palin não fêz, preferindo divagar ou simplesmente não responder.
71 opiniões
avalie fechar
EDISON BITTENCOURT (38) 03/10/2008 00h23
EDISON BITTENCOURT (38) 03/10/2008 00h23
Num debate como este não se toca em pontos críticos sobre os candidatos, nem são mencionados episódios e fatos , que verdadeiros, não seriam aceitos como "elegantes" e "apropriados" num debate. Biden atacou o tempo todo o Senador McCain . Na verdade o debate deveria ser entre os candidaios a vice e sobre suas visões. Foi um duelo inteligente , em que cada um seguiu uma estratégia bem delineada. Bom para os Estados Unidos ter candidatos deste nível de educação e conhecimento. O País vai precisar. O povo que vai votar, é cúmplice da crise, por falta de responsabilidade b no consumo de bens que não tem como pagar. 25 opiniões
avalie fechar
M G (4) 03/10/2008 00h21
M G (4) 03/10/2008 00h21
Eu tambem moro aqui nos EUA e se Obama ganhar, vai ser um droga. O cara nao tem experiencia NENHUMA e so da discurso escritos por outras pessoas. O cara nunca fez nada no ramo politico. Um vendedor, mas nada. Ja o Joe Biden tem experiencia. Se Obabaca ganhar, os EUA vai entrar num vacuo. Obama e o querido do povao, mas ele nao tem nenhuma substancia. 72 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 02/10/2008 20h24
Luiz Castro (295) 02/10/2008 20h24
A coluna hoje está em compasso de espera, todos aguardando que Mrs. Palin abra suas idéias oficialmente já que até agora ela só demonstrou superficialidades. O interessante disso tudo é a espectativa que está causando, como se por mágica ela pudesse superar a própria ignorãncia, e principalmente a experiência acumulada de Biden, respondendo corretamente a um debate de pouco mais de uma hora. Chega a ser cômico que um país que passa pelos problemas que a américa está passando se preste a isso. Se por um lado cobram de Mrs. Palin que seja competente, do outro pressionam Biden a ser cuidadoso, e assim não humilhar a canditata que irá com certeza provoca-lo o tempo todo para ele ficar no mesmo nível dela. Mrs. Palin já demonstrou, desde sua aparição, que não tem a mínima condição de carregar tanta responsabilidade. Mesmo com a cerca que os republicanos fizeram ao seu redor todos sabem que ela reune muito mais perigos numa eventual hipótese de se tornar presidente do que George Bush em 2000, portanto não seria necessária a realização desse debate que hoje é muito mais um circo que um acotencimento com a finalidade que deveria ter. O picadeiro está armado, dois políticos com trajetórias completamente opostas, mas com um só objetivo. Para Biden basta ser ele mesmo com sua experiência acumulada nas décadas de trabalho. Hoje a aposta republicana vai ser avaliada, e pode entrar para a história como a maior tentativa de enganaçäo já feita por um partido, já estou de camarote. 24 opiniões
avalie fechar
antonio goncalves (451) 02/10/2008 17h18
antonio goncalves (451) 02/10/2008 17h18
Eu espero isto que ela se perda no debate pq passar mais 4 anos com os Republicanos nao da mais , eles tiveram toda achanca p/ ganhar agora ,mais o bush afunopu o pais , 35 opiniões
avalie fechar
antonio goncalves (451) 02/10/2008 13h59
antonio goncalves (451) 02/10/2008 13h59
BOa Tarde elotores, Eu moro aqui nos USA e ja voto aqui tb, e espero que o Obama ganhe pq se o Mc,macain ganhar estamso todos perdios pq ele vai continuar amesma politica do Bush, essa maldita guerra vai continuar, e aocisa vai se tornar muito pior do que esta 35 opiniões
avalie fechar
Nelson Gusmao (6) 01/10/2008 21h05
Nelson Gusmao (6) 01/10/2008 21h05
Oportunista o Mccain. Mesmo em meio a toda a crise imobiliaria, aparecera alguem pra pagar uma fortuna pela casa de um candidato a presidente dos EUA, ficando o comprador com destaque na mídia, como uma celebridade. O Sr Mccain, aproveita o momento em q ele esta em evidência pra fazer um bom negocio. Estrategia comercial do candidato, pois ele sabe q se ganhar tem residência bancada pelo contribuinte e se perder cai com o tempo no esquecimento e sua grandiosa mansao ja nao tera tanto valor de mercado qto agora. A qto tempo vc nao ouve falar do John Kerry? Senador de Massachussets, derrotado na ultima eleiçao presidencial, que vez ou outra aparece na midia devido algum projeto a ser votado no senado americano. Se estivesse com casa avenda, durante sua campanha teria feito um negócio fabuloso tb. 13 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 01/10/2008 16h09
Luiz Castro (295) 01/10/2008 16h09
Olha Leila,
os americanos estão dispostos a pagar pra ver onde iso vai dar. Já sofrem um bocado com essa crise, e faz tempo. A perda dos imóveis não é algo de agora, já vem se arrastando de uns dois ou tres anos pra cá. No apagar das luzes desse governo de repente eles verem o pessoal de Wall Street, onde muitos tem salários anuais de até 11 milhões de dólares, de repente sairem com os bolsos forrados de dinheiro do contribuinte está gerando a revolta e consequente pressão nos deputados e senadores. Quem mais pressiona no momento para que se faça algo é justamente aquele que diz não entender nada de economia, MacCain. o candidato está politizando a crise e mais atrapalha que ajuda. Vai haver choro e ranger de dentes se aprovarem o pacote ou não, mas se aprovarem vai haver só na Main Street. Como não poderia deixar de ser Bush já começou a emitir moeda para irrigar o mercado, mas isso é solução que se usava no brasil na decada de 70 e 80, daqui a pouco começam a desvalorizar o Dollar... encher a moeda de zeros... inflação... tudo que uma república de bananas como está se transformando a américa merece. Sinceramente acho que isso tudo é ótimo pra todo mundo, abaixa o topete dos que pensam ser os EUA um país de raça superior, imune a crises e que a cavalaria sempre chega na hora certa... pelo visto não chega e nem vai chegar nunca mais, o mundo não vai ser o mesmo depois disso tudo, pode apostar.
35 opiniões
avalie fechar
Marcos Nogueira (39) 01/10/2008 16h07
Marcos Nogueira (39) 01/10/2008 16h07
Excelente Luiz castro, concordo, muito boa colocação. vamos em frente, algo precisa ser feito, espero que não façam politica. 14 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 01/10/2008 14h35
Luiz Castro (295) 01/10/2008 14h35
Verdade Marcos,
Mas se vc não se lembra MacCain abandonou o projeto no ano passado por pressão da ala conservadora do partido republicano, deixou Kennedy tocar o barco sozinho, o projeto era dos dois e ele simplesmente sumiu. Eu li a matéria sobre Clinton, e se vc estava aqui na época que saiu deve se lembrar também da lei 245i que ele assinou e ajudou tanta gente a se legalizar. Uma das primeiras coisas que Bush fêz foi cancelar a mesma, deixando os imigrantes que já estavam aqui antes de 2000 sem um caminho para a legalização. Deval Patrick é o exemplo acabado do político interesseiro e ordinário. Prometeu a carteira de motorista e depois roeu a corda. Os imigrantes de Mass. o apoiaram e tinha brasileiro fazendo parte da coordenação da equipe de campanha dele, todo mundo enganado. A diferença entre Deval e MacCain é que o primeiro ninguém conhecia e poderia fazer como não fazer, mas MacCain por mais que esteja interessado em agir não vai conseguir nada se o congresso não tiver uma boa maioria a favor na votação. Então o mínimo que temos que fazer é pedir aos santos que ajudem os que ainda não tem seus papeis, porém em caso de uma vitória dos republicanos vamos ter que pedir muito mais coisas, economia, guerra, que MacCain não morra e deixe a Mrs. Toupeira Palin como presidente... etc. É muita coisa... O melhor mesmo é relaxar e ver que não é Obama que está ganhando, mas MacCain que está fazendo tudo pra perder seguindo a receita fracassada de Bush.
13 opiniões
avalie fechar
Marcos Nogueira (39) 01/10/2008 12h36
Marcos Nogueira (39) 01/10/2008 12h36
Luiz Castro, boa desculpa, mas vc é um que pode entender, talvez vc é um dos que mais entende inglês, se quiser é somente ver os links, no mais vamos torcer para que tudo dê certo, espero que os políticos não façam como no ano passado, fizeram politica e não resolveram a situação imigratória, eles estão diante de um grande desafio.
Eu somente não votária em McCain se ele fosse anti-imigrante, aqui em Massachusetts teve uma grande mobilização na votação para governador acreditando na proposta do Deval Patrick, foram completamente enganados. politica é horrivel.
13 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 01/10/2008 11h27
Luiz Castro (295) 01/10/2008 11h27
Ontem eu comentei que o grande trunfo de BaracK Obama era o Roberto Souza que dá sorte ao candidato:
Resultados de hoje
Florida - Obama 51 x 43 MacCain
Ohio - Obama 50 x 42 MacCain
Pennsylvania - Obama 54 x 39 MacCain
http://www.msnbc.msn.com/id/26969221/
Quem quiser conferir é só acessar o link acima.
Os estados acima são cruciais para qualquer um vencer as eleições, não se chega à casa branca sem eles. Obama mostra que não precisa destruir MacCain para vence-lo, basta que a população veja o que oito anos de governo Bush/MacCain fizeram com o mundo, politica e economicamente. Enquanto a caravana de Barack passa os cães vão ladrando e levando vários tapas na cara... pobre diabos.
Como vemos tapa na cara é especialidade de Roberto Souza, mas ao que parece isso vai continuar até a vitória de Barack, esta sim um tapa na cara do racismo e da intolerância. Quem disse que Barack venceu o debate não foi uma pesquisa, mas várias, inclusive uma feita ao vivo pela CNN que deu ao candidato 80%.
Tomara que Joe Biden seja ele mesmo no debate, até os partidários de Mrs. Palin já estão cheios com sua burrice. Biden é mesmo um falastrão e diz coisas que não deveria, mas Mrs. não fica atrás e idiotices à parte nenhum dos dois se compara com Roberto Souza, este sim um bobo alegre, que acredita em tudo que Bush diz, e o que é pior ainda... Acredita no que ele mesmo pensa... e diz. Tomara que os tapas que leva todos o dias de Barack sirvam pra algo.
23 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 01/10/2008 11h03
Luiz Castro (295) 01/10/2008 11h03
O Marcos Nogueira tem razão, a crise não começou agora, vem de longe, mas com duas coisas ele tem que concordar: primeiro que um político para ser eleito promete melhorar a situação do país independente dos problemas que ele tenha, então George Bush com todo o poder que teve nesse governo, e olha que não foi pouco, deveria ter resolvido isso, visto que teve o controle da camara e do senado por cinco anos seguidos, sem falar em todos os juizes alinhados que ele indicou para a suprema corte.
A sengunda coisa Marcos é que os tradutores automáticos, iguais a esse que vc usou pra tentar traduzir a matéria no link indicado não fazem um bom trabalho, fica tudo embolado com palavras fora do contexto, dessa forma não permitindo que se tenha idéia do que está sendo dito.
13 opiniões
avalie fechar
Roberto Souza (177) 01/10/2008 09h14
Roberto Souza (177) 01/10/2008 09h14
Barack Hussein pode ter sido melhor avaliado no debate por alguma pesquisa. Porém nas pesquisas de intenção de voto, a diferença caiu em 5 pontos, em uma que já deu 12. Joe Biden está treinando para não ser machista (?) mais muita gente no partido democrata não está se saindo tão bem nos treinamentos para não parecer racista. Vamos ver se o hilário senador falastrão pede para mais algum amigo paraplégico se levantar e se apresentar, como fez em Missouri. Ele é realmente, um "bem intencionado incontinente verbal". 24 opiniões
avalie fechar
Vladimir Tzonev (201) 01/10/2008 06h57
Vladimir Tzonev (201) 01/10/2008 06h57
RIR NÃO FAZ MAL A NINGUÉM
sabem porque a sra. palin diz que tem "experiência internacional"?
porque ela acha que o estdo de alasca é outro país...
14 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2850)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 41 42 43 44 45 46 47 48 49 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página