NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Carlos Heitor Cony
cony@uol.com.br
  6 de julho
  Lápis e papel
   
   

Semana passada, fazendo palestra sobre o futuro da imprensa e do livro no mundo virtualizado, fui perguntado se o papel vai acabar como matéria-prima para a comunicação literária, ou seja, feita através de letras e símbolos. Evidente que não tenho gosto pelo ofício de profeta. Sei que a informática dá acesso a qualquer coisa impressa, texto ou foto. Com isso, é possível que daqui a duas gerações o livro, o jornal e a revista sejam que nem o Demoiselle 14 Bis do Santos Dumont: objetos de museu.
Nem por isso a comunicação escrita acabará. Outro dia vi um documentário sobre a pesquisa em Marte, os técnicos da Nasa diante de monitores manobrando aquele carrinho na superfície do nosso vizinho espacial. Todos eles tinham um reles bloquinho de notas, iguais a esses que os bicheiros usam para anotar o palpite zoológico da plebe. Ao lado de cada bloquinho, um lápis ou coisa equivalente.
Um desses técnicos até que devia ser descendente de português. O lápis estava preso na orelha, por sinal um local adequado, está sempre perto da gente, o lápis não corre o risco de cair da mesa ou se meter em lugar não sabido.
É possível que nas horas vagas, entediados com os complicados símbolos dos computadores, um desses técnicos, enquanto espera resposta de Marte, pegará um desses bloquinhos e nele desenhará um coração. Depois escreverá: "Eu amo Lucy!"


Leia colunas anteriores
04/04/2000 - Minha doce secretária
29/06/2000 - Afinal, um elogio
27/06/2000 - 50 anos de Maracanã
22/06/2000 - Canivete de 2 Lâminas
20/06/2000 - Briga na Lagoa


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.